quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aécio ora com Feliciano. Cruz credo!

Por Altamiro Borges

Segundo relato bem econômico do jornal Valor, Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, participou nesta quarta-feira (15) de um evento com lideranças evangélicas em São Paulo. "O tucano se comprometeu com a realização de parcerias em projetos sociais com as igrejas pentecostais e neopentecostais". Ele também garantiu que "o combate à corrupção será a principal bandeira de seu eventual governo" - mas nada falou sobre o nepotismo em Minas Gerais, com o emprego de vários de seus parentes, nem sobre o "aecioporto" construído com dinheiro público na fazenda do seu titio-avô, nem sobre o "mensalão tucano", nem sobre nada que afete a sua brilhante carreira!

Xico Sá e o rabo preso da Folha

Por Altamiro Borges

“Em quarenta anos de jornalismo nunca vi liberdade de imprensa. Ela só é possível para os donos de jornal”. Esta conclusão categórica é de um dos ícones da imprensa brasileira, Cláudio Abramo (1923-1987) – que foi diretor de redação da Folha e conhecia bem como funcionam os jornalões no país. A ausência de liberdade nas redações foi confirmada nesta semana pelo jornalista Xico Sá, num caso que desmente a propaganda da Folha de que só tem o “rabo preso” com o leitor. O colunista foi censurado num artigo de críticas à manipulação da imprensa na cobertura das eleições e de apoio à presidenta Dilma. Indignado, ele pediu demissão e desabafou na sua conta no Twitter.

A festança da "gente desinformada"

Noblat confirma: Dilma bate em Aécio!

Por Altamiro Borges

O debate da Band desta terça-feira (14) continua gerando polêmica nas redes sociais. A mídia tradicional, descaradamente tucana, garante que não houve vencedores. Já os ativistas digitais contra-hegemônicos festejam o desempenho de Dilma Rousseff, que teria dado uma surra no cambaleante Aécio Neves. Nesta controvérsia, porém, uma opinião me chamou a atenção. O jornalista Ricardo Noblat, famoso por sua absoluta independência e por não torcer por nenhum dos lados, decreta em seu blog hospedado no imparcial O Globo: “Dilma venceu Aécio no debate da Rede Bandeirantes”. Os seus fieis leitores, que fazem parte da gente informada de FHC, devem ter ficado muito irritados com esta confissão.

Falta de água e estelionato eleitoral


Por Altamiro Borges

Passado o primeiro turno das eleições, a mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra – começa a dar maior atenção à grave crise da água em São Paulo. Ela já fez o trabalho sujo, ludibriando a sociedade e ajudando a reeleger o governador Geraldo Alckmin (PSDB), e agora tenta retomar alguma credibilidade. Manifestações começam a pipocar na região metropolitana contra a falta de planejamento e de investimentos dos tucanos – que comandam o Estado há duas décadas – neste setor vital para a população. Algumas delas até poderiam ser dirigidas às sedes dos jornalões e das emissoras de rádio e televisão. Afinal, o PSDB e a mídia chapa-branca cometeram um verdadeiro estelionato eleitoral, um crime sem perdão!

Por que a mídia teme Dilma?

Por Theófilo Rodrigues, no blog O Cafezinho:

Compreensível o temor expresso em editoriais, matérias, colunas e programas de rádio e televisão de determinada empresa de comunicação com relação a possibilidade de reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Estranho seria se assim não fosse.

Para entendermos melhor o que está ocorrendo nesse exato momento precisamos dar um passo atrás e voltar nossos olhos um pouco mais para o sul do continente, mais precisamente para a Argentina.

O "churrascão da gente desinformada"

Por Mariana Serafini, no site Vermelho:

O evento, em resposta às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que afirmou: “Os eleitores de Dilma são menos informados”, reuniu milhares de “desinformados” na praça Roosevelt, um dos principais pontos de encontro dos jovens na capital paulista, na noite desta terça-feira (14).

A imprensa dos escribas e fariseus

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O cidadão que rastrear, na quarta-feira (15/10), as edições dos principais jornais de circulação nacional vai encontrar um texto interessante por sua clareza incomum, considerando-se o personagem e a circunstância de que trata. Diz o seguinte: “A estiagem recorde e o calor atípico talvez possam ser atribuídos às mudanças climáticas. O grave risco de desabastecimento da Grande São Paulo, entretanto, deve-se a outro fenômeno – a incúria das sucessivas gestões tucanas que comandam o Estado desde 1995”.

A "meritocracia" do garotão Aécio

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Eu sei que me queixo demais do debate, que deveria não ser uma derrota, mas um massacre da candidatura Aécio Neves.

Porque as coisas, ontem poderiam ter sido colocadas em seus devidos lugares com uma simples pergunta de Dilma Rousseff a Aécio Neves:

Lula fala sobre o segundo turno

Mídia é o principal partido de Aécio

Por Victoria Almeida, na Agência PT de Notícias:

No segundo turno das eleições, Aécio Neves (PSDB) conta com um suporte que vai muito além do oferecido pelos integrantes de sua campanha. Segundo o Manchetômetro, site que acompanha diariamente a cobertura das eleições pela grande mídia, em uma semana, foram publicadas 79 manchetes contrárias à reeleição de Dilma Rousseff e apenas 10 negativas ao tucano.

10 perguntas para Arminio Fraga

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Estou convencida de que nós, que não entendemos nada de economia, precisamos fazer um esforcinho extra, porque este é o principal assunto nesta eleição, ao lado das questões morais. Escolher entre dois modelos econômicos distintos, que definirão qual é o Brasil que queremos: é isto que vamos fazer no segundo turno. O problema, a meu ver, é que falta transparência ao projeto do PSDB. O do PT a gente já conhece. Obviamente são necessários ajustes (o ex-ministro Bresser-Pereira falou muito bem aqui), mas, na pior das hipóteses, será mais do mesmo. Enfim, sabemos qual é o projeto econômico do PT, mas não sabemos qual é exatamente o projeto econômico do PSDB. A não ser pelo que os mais velhos já vivenciamos, o que não é nada animador.

Aécio garante emprego: da família!

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Durante o debate de ontem (14), realizado na Rede Bandeirantes, a presidenta Dilma acusou Aécio Neves de praticar o nepotismo ao nomear parentes para cargos públicos em Minas Gerais. O tucano negou e desafiou a Presidenta a informar onde trabalha a irmã dele.

O Conversa Afiada publica, com auxílio da Rede Brasil Atual, a lista dos familiares de Aécio que Dilma citou no debate:

Vídeos sobre Aécio censurados no YouTube

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O documentário “Helicoca — o helicóptero de 50 milhões de reais”, produzido pelo DCM, foi retirado do YouTube por causa de uma reivindicação de direitos autorais.

O responsável pelo pedido, um certo “Jorge Scalvini”, não existe. É um perfil fake da internet. Recorremos ao Google há uma semana, mas até agora nada. Isso é resultado de uma prática kafkiana chamada “notice and take down”, em que o autor é obrigado a provar ao YouTube que existe, enquanto o denunciante só necessita de um CPF.

Dilma apagou sorriso irônico de Aécio

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Aécio Neves começou a debater ontem (14) com Dilma Rousseff na tevê Bandeirantes ostentando um sorriso irônico que evidenciava que ele acreditava que a adversária seria presa fácil. Ledo e Ivo engano. Dilma não apenas não foi presa como tampouco foi fácil.

No primeiro e segundo blocos do programa, o sorrisinho continuava brotando logo abaixo dos olhinhos tucanos. Mas foi no terceiro bloco, quando Aécio tocou no tema corrupção, que a adversária arrancou o sorriso de seu rosto ao citar escândalos que o envolvem.

Dilma acua Aécio no debate da Band

http://pataxocartoons.blogspot.com.br
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Vou falar de impressões apenas – sem pesquisas qualitativas, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto. No primeiro bloco do debate da Band, Aécio estava mais solto. Mas Dilma cresceu na hora do confronto mano a mano. Especialmente, no segundo e no terceiro blocos.

Chico Buarque está com Dilma

Aécio e os corruptos tucanos na Band

Desemprego detona Aécio na Band

"Aecioporto" abate tucano na Band

Aécio nervoso; Dilma vence na Band

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O candidato do PSDB, Aécio Neves, estava atipicamente nervoso. Depois de empate no primeiro bloco, a candidata petista Dilma Rousseff deixou o adversário nas cordas no segundo, ao lembrar que o adversário construiu aeroportos nas duas regiões onde a família dele tem terras: Cláudio e Montezuma, em Minas Gerais.


Dilma jantou Aécio no debate da Band

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Renato Rovai, em seu blog:

O debate da Band costuma ser o que decide a eleição. Em 2006, Geraldo Alckmin parecia ter ganho o debate de Lula. Este blogueiro foi contra a corrente e disse que achava o contrário. Em 2010, Dilma foi pra cima de Serra quando a sua vantagem diminuía em relação a ele e estava em 4%. A carta do Paulo Preto lhe foi tascada na testa. E Serra tremeu. Hoje, Dilma jantou Aécio. Aeroporto de Cláudio, agressão à mulheres, condenação por não investir o necessário na saúde, entre outras coisas, fizeram o tucano ficar completamente fora do prumo.