domingo, 21 de dezembro de 2014

O interesse geopolítico contra a Petrobras

Por Darío Pignotti, no site Carta Maior:

“Há vários interesses geopolíticos interferindo na crise da Petrobras”, afirma Luiz Gonzaga Belluzzo, ao lembrar que as petroleiras norte-americanas ficaram de fora da exploração de uma enorme reserva da área do pré-sal onde estão presentes companhias chinesas, associadas à estatal brasileira.

O professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e eventual assessor da presidenta Dilma Rousseff analisa o escândalo em torno da operação Lava Jato a partir de um ângulo geopolítico e econômico, evitando o alarmismo da velha imprensa, que parece interessada em “modificar o regime da partilha e voltar ao de concessão”, segundo afirmou em entrevista à Carta Maior.


O destino dos grupos da “nova direita”

Por Marcelo Hailer, na revista Fórum:

Assim que a eleição presidencial terminou, um debate ganhou as redes e as rodas de conversa: a suposta “venezualização” da disputa política brasileira. A tese ganhou força por conta dos argumentos polarizados entre “comunistas” e “liberais”. Ainda que se questione a validade histórica dos dois adjetivos dos grupos antagônicos, o fato é que o Brasil, de fato, vê surgir coletivos de oposição aos partidos de esquerda. Não que eles fossem inexistentes, porém, hoje contam com força mobilizadora para colocar cerca de 15 mil pessoas nas ruas, algo inédito desde a redemocratização do Brasil.

A mídia livre contra a velha mídia

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"O Brasil vive não somente uma crise moral, mas também a da razão. Talvez prepare o caminho para outra, maior e fatal. Algo é certo: o Brasil não está maduro para o jornalismo honesto".

(Assim termina a coluna de Mino Carta, na Carta Capital desta semana, publicada sob o título "Gigolette em Estocolomo", que vale a pena ler).


*****

Algo de revolucionário anda acontecendo na relação entre produtores e consumidores de informações em nosso país. Esta semana, por exemplo, destaquei uma contradição entre o bombardeio sem tréguas desfechado pela velha mídia familiar contra Dilma Rousseff e o PT, ao mesmo tempo em que a aprovação e a popularidade da presidente subiam no Ibope.

Graça Foster deve sair da Petrobras?

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Para muitos observadores, a saída de Graça Foster da presidência da Petrobrás é caso resolvido. Pessoas bem informadas e analistas competentes têm certeza disso. Tenho dúvidas.

O argumento mais conhecido para defender a decisão é uma dessas profecias que se auto-realizam. Graça não teria “credibilidade” para permanecer no cargo. Não teria “condições” de permanecer a frente da maior empresa brasileira.

Jornalista censurado por criticar Aécio

Por Altamiro Borges

Proibido de escrever sobre política em sua coluna no jornal "O Estado de Minas" - que deu apoio ao cambaleante Aécio Neves na disputa presidencial, inclusive com a presença do chefão da empresa no palanque do tucano -, o jornalista João Paulo Cunha pediu demissão nesta terça-feira (16). A decisão foi tomada após uma reunião com a diretoria do veículo, o mais tradicional e conservador do Estado. A chefia informou que ele não poderia mais escrever sobre política e o jornalista pediu as contas.

Bolsonaro, Jô Soares e os culhões!

Por Altamiro Borges

Em vídeo postado neste sábado (20) em sua página no Facebook, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) provocou Jô Soares a convidá-lo para participar do seu programa na TV Globo. "Eu te desafio. Me convide para o teu programa. Você não é isento? Pode ter a certeza que não teremos baixaria. É para te dar a resposta que você merece. Você, na verdade, é um grande embusteiro. Você não tem culhão para me convidar", rosnou. A valentia do fascistóide, porém, esconde o medo do covarde bravateiro.