domingo, 25 de janeiro de 2015

Aécio Neves será escanteado no PSDB?

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves tirou alguns dias de férias e deixou a barba crescer. Ele deveria tê-la colocado de molho. Na sua ausência, os tucanos de São Paulo – que nunca morreram de amores pelo “traíra” mineiro – intensificaram as articulações para escanteá-lo no comando do PSDB. O Estadão – aquela do singelo título “Pó pará, governador” – noticiou na quarta-feira (21) que aliados do paulista Geraldo Alckmin já cabalam votos entre os deputados federais para escolher o novo líder da sigla na Câmara Federal. As bicadas no ninho tucano visam enfraquecer o senador mineiro-carioca, numa prévia do que será a encarniçada disputa pela candidatura presidencial para 2018.

Marina não contém os furos na Rede

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o coordenador da campanha presidencial de Marina Silva, o ex-deputado tucano Walter Feldman, anunciou que estava abandonando o projeto de criação da Rede Sustentabilidade – a organização partidária a serviço do projeto eleitoral da ex-senadora. Ele optou pelo posto "ético" de cartola da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), tornando-se o seu secretário-geral. No mesmo período, um grupo mais à esquerda dos chamados "sonháticos" também anunciou o seu rompimento com a ex-verde e a fundação de um novo partido – o Avante, que seria inspirado no "Podemos" da Espanha. Agora, é a Folha tucana que confirma o acelerado isolamento da ex-queridinha da mídia.

ACM Neto pode deixar o DEM. Morreu!

Por Altamiro Borges

O site da revista Época fez uma importante revelação num notinha postada neste domingo (25): "O mais importante quadro do DEM no país pode deixar o partido em breve. O prefeito de Salvador, ACM Neto, negocia há um ano sua filiação ao PDT. Três fatos fizeram as conversas avançarem nos últimos dias. Em dezembro, ACM Neto criou a Secretaria de Trabalho e nomeou uma pedetista para chefiar a Pasta. Depois, orientou os deputados do DEM a votarem no candidato do PDT ao comando da Assembleia baiana... Na semana passada, o PDT rompeu com o governador da Bahia, o petista Rui Costa, principal adversário de ACM Neto. O motivo: Costa disse aos pedetistas que eles deveriam escolher entre participar do governo do PT ou da gestão do DEM na capital. Fez-se a escolha".

Syriza vence na Grécia. E agora?


Por Altamiro Borges

As agências internacionais de notícias informam que o Syriza, “a coligação da esquerda radical”, venceu com folga as eleições na Grécia. Tanto as pesquisas de boca de urna como os primeiros resultados da apuração do pleito deste domingo (25) confirmam a vitória. As projeções indicam que o partido deverá ter entre 35,5% e 39,5% dos votos, segundo matéria do site do jornal O Globo – acima das expectativas iniciais. O grande derrotado é o partido de direita “Nova Democracia”, do atual primeiro-ministro Antonis Samaras – responsável pela adoção das medidas de austeridade fiscal impostas pela famigerada “troika” (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia).

Avanços e perigos na América Latina

Por Altamiro Borges

Eleito com 61% dos votos em outubro passado, o presidente Evo Morales tomou posse nesta quinta-feira (22) para o seu terceiro mandato. Na solenidade, o líder indígena destacou os avanços do seu governo – crescimento econômico de 5,5% em 2014, redução da miséria (hoje em 11%) e maior soberania da Bolívia (com a nacionalização das riquezas naturais, como os hidrocarbonetos, e as estatizações em áreas estratégicas). Ele também criticou as políticas dos seus antecessores de submissão aos EUA. A cerimônia de posse foi prestigiada pela brasileira Dilma Rousseff, o venezuelano Nicolás Maduro e o equatoriano Rafael Correa, entre outros governantes da América Latina. Ele confirmou que a região segue o seu curso progressista, com presidentes mais comprometidos com a democracia, os avanços sociais, a soberania e a integração regional.

Jornalistas são perseguidos no Paraná



Por Altamiro Borges

O governador Beto Richa, reeleito no Paraná, nunca suportou a liberdade de expressão. Que o diga o blogueiro Esmael Morais, vítima de vários processos do truculento tucano. Mas agora, diante do agravamento da crise no Estado – expresso, inclusive, na disparada dos índices de violência –, ele resolveu perseguir até os jornalistas da mídia tradicional. Nesta quinta-feira (22), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota em repúdio à prisão de Iverson Vaz, repórter da CNT, e aos ataques do novo secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, ao colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo.