sábado, 7 de março de 2015

Angélica é vaiada: "Abaixo a Globo"



Por Altamiro Borges

Um vídeo está bombando na internet, mas conseguiu apenas minúsculas notinhas na velha mídia. Ele mostra a apresentadora Angélica, da TV Globo, sendo vaiada por estudantes. Segundo o portal Terra, a estrela global "passou por uma experiência desagradável nesta sexta-feira (6). Ela esteve na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para gravar o programa Estrelas, com os atores Isabella Santoni e Rafael Vitti, de Malhação, que se conheceram na instituição. No entanto, a mulher de Luciano Huck saiu do local aos 'berros' dos estudantes. 'O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo', gritavam". Parece que a apresentadora ficou irritada, mas nem por isto dispensou a funcionária que carregava o seu guarda-sol. 

Pacto com PSDB seria capitulação

Editorial do site Vermelho:

As crises são reveladoras. Já se tornou um aforisma a afirmação de que toda crise tem um lado bom. É na crise que aparecem as oportunidades e alternativas, é quando as forças comprometidas com as transformações sociais na perspectiva patriótica, democrática e popular se renovam e agigantam para o enfrentamento de novos desafios.

Marta Suplicy saiu do PT

Por Valter Pomar, em seu blog:

Como milhões de pessoas, por diversas vezes votei em Marta Suplicy.

Não me arrependo do meu voto. Votei numa petista, contra inimigos da classe trabalhadora.

Pelas mesmas razões pelas quais votei em Marta, considero que ela deveria - com "audácia e transparência" - pedir sua imediata desfiliação do Partido dos Trabalhadores.

Anastasia, teu outro nome é Aécio

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A revista “Veja” mentiu na véspera da eleição. A Folha mentiu na véspera da lista da Petrobras chegar ao STF (clique aqui para lembrar).

A revista da marginal deu na manchete envolvimento de Lula e Dilma. Era tentativa de proteger Aécio, ele sim citado por Youssef (mas salvo pela bondade do procurador Janot, que mandou arquivar a investigação contra o tucano).

A metamorfose de Marta Suplicy

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O ódio não é um bom conselheiro e Marta Suplicy é uma prova ululante disso.

Marta voltou a ser colunista da Folha e, a julgar pelo último artigo, tomou Rachel Sheherazade como modelo - com a diferença fundamental de que Sheherazade não era petista até ontem.

A neopitbull defende que a vaca foi para o brejo por duas razões: a “negação da realidade” e a “estratégia errada”.

FHC organiza a tocaia golpista

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Fernando Henrique Cardoso foi o anfitrião de uma das reuniões mais reveladoras e constrangedoras dos últimos dias. Exatamente a 27 de fevereiro, durante almoço no Instituto FHC, o ex-presidente enrolou-se mais uma vez numa proposta de ação política a respeito da passeata pelo impeachment de Dilma Rousseff.

A internacional do terror midiático

Por Aram Aharonian, no site Carta Maior:

Hoje, todas as luzes de alarme permanecem acesas no norte e no sul diante das intenções restauradoras da velha ordem neoliberal. As forças mais reacionárias do mundo intensificaram suas campanhas para desestabilizar novamente vários governos latino-americanos – o venezuelano, no social, econômico e militar; o argentino, no financeiro, por exemplo, em uma experiência que pode ser aplicada a qualquer outro país latino-americano cujos recursos naturais interessem às potências centrais.

As ilusões sobre a mídia tradicional

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Na primeira reunião ministerial do segundo mandato, a presidenta Dilma Rousseff convocou seus auxiliares para a “batalha da comunicação”. Foi enfática: “Nós devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Vou repetir: sempre e permanentemente”.

O que se esconde atrás do ódio ao PT?

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Há um fato espantoso mas analiticamente explicável: o aumento do ódio e da raiva contra o PT. Esse fato vem revelar o outro lado da “cordialidade” do brasileiro, proposta por Sérgio Buarque de Holanda: do mesmo coração que nasce a acolhida calorosa, vem também a rejeição mais violenta. Ambas são “cordiais”: as duas caras passionais do brasileiro.

Deu a louca no Banco Central

Do blog de Zé Dirceu:

Aumentar a taxa básica e, portanto, os juros em geral como fez ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) não pode ser um erro, ou uma tremenda barbeiragem da autoridade monetária. Na verdade é uma prova cabal da total falta de um programa da equipe econômica. Agora a taxa Selic foi de 12,25% para 12,75%, o maior nível nos últimos seis anos.

O estranho mundo dos midiotas

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Se você lê jornais e assiste ao noticiário televisivo, e além disso leva em conta os comentários dos especialistas em generalidades que proliferam nas emissoras de rádio e acompanha sofregamente tudo que circula nas redes sociais digitais, pode estar certo de que você está incurso no arco de seres humanos que estão sendo estudados pelos especialistas em comunicação de algumas das melhores universidades do mundo. Esse espectro vai do indivíduo profundamente elaborado, que é capaz de filosofar sobre o mundo midiatizado, ao perfeito midiota.

Cadê a investigação contra Aécio?

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Apesar de a mídia estar envolvendo Dilma Rousseff na denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, mesmo com ela não figurando na relação de denunciados, reportagem do jornal mineiro O Tempo revela que, dos 34 políticos com foro privilegiado denunciados pelo PGR, apenas dois já tiveram inquéritos instaurados.

Confira, abaixo, trecho da matéria do jornal mineiro que trata do assunto.

A imprensa e o "arquivamento" de Aécio

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Dr. Rodrigo Janot arquivou a acusação contra Aécio Neves na Operação Lava-Jato, porque só o que diz Alberto Youssef não é prova para investigar ninguém.

Coisa que a imprensa ignora solenemente quando explora a fala de Paulo Roberto Costa, outro bandido, que diz ter mandado dar dinheiro a Antonio Palloci via Youssef, sem qualquer objetividade, até porque o doleiro nega ter recebido esta ordem.

E o escândalo da água do Alckmin?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

As águas de março fechando o verão já estão quase indo embora e as torneiras de São Paulo continuam com a corda no pescoço. Final de março foi o prazo dado pelo governador Geraldo Alckmin para implantar o rodízio que prevê quatro dias sem água por dois com no abastecimento da Sabesp na região metropolitana, e agora ninguém mais fala no assunto.

Lava Jato e as mentiras sobre Dilma

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A mídia agora tem um prato cheio para iniciar seu jogo semiótico de manipulações.

Quando não é possível contar uma mentira no corpo do texto, usa-se a manchete ou mesmo a foto para cumprir o objetivo.

Por isso é importante esclarecer alguns pontos sobre Dilma.

Blogueiros capixabas dão a largada

Foto: Felipe Bianchi
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Fortalecer as guerrilhas da comunicação alternativa e enfraquecer o exército regular da mídia conservadora. Essa foi a tônica da abertura do Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais do Espírito Santo, ocorrida nesta sexta-feira (6), em Vitória. “Há muita gente de qualidade fazendo contraponto na comunicação e atuando no ativismo digital, o que irrita profundamente os colunistas ‘jagunços’ dos meios tradicionais”, dispara o jornalista e blogueiro Altamiro Borges. “Antes, eles eram a lei. Hoje, são desconstruídos diariamente”.

Regulação da mídia e Constituição de 88

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Em outubro de 1993, apenas quatro meses após a aprovação da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), o deputado distrital Wasny de Roure apresentou o projeto de lei 1110/93 à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) propondo a criação do Conselho de Comunicação Social (CCS-DF) previsto em seu artigo 261 para “assessorar o Poder Executivo na formulação e acompanhamento da política regional de comunicação”.