terça-feira, 24 de março de 2015

"Quero ver nossa greve na Globo"

Do site do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp):

Nossa greve não tem a devida cobertura na maior rede de televisão do país. Por isso, a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, encaminhou carta ao diretor de jornalismo da emissora (cópia anexa), pedindo coerência na cobertura do nosso movimento, em respeito aos milhares de professores que estão na luta.

Você também pode ajudar:

De quem é a culpa pelos 20% do JN?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Se Mino Carta citou Jesus numa conversa sobre os protestos, me sinto autorizado a fazer isso também.

Minha citação é: “Não julgue para não ser julgado.”

Penso, especificamente, nas grandes empresas de jornalismo.

A Globo, por exemplo. Acaba de sair a notícia de que o Jornal Nacional bateu na histórica marca de 20 pontos de Ibope – uma migalha para quem já teve duas, três vezes isso.

FHC pensa que crise petista o reabilita

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A última de Fernando Henrique “uma declaração por dia” Cardoso (by Brasil 247) foi tentar culpar o sucessor direto, Luiz Inácio Lula da Silva, pela corrupção na Petrobrás. Antes, disse que a corrupção no Brasil foi inventada pelo PT. Antes, disse que o governo Dilma deveria cair. Antes, disse que o governo Dilma não deveria cair. Antes…

Desde que Dilma Rousseff assumiu seu segundo mandato, não passa uma semana ininterrupta sem que o ex-presidente tucano dê alguma declaração atacando-a ou ao seu partido ou a Lula, à diferença do que ocorreu durante a campanha eleitoral do ano passado.

Democracia sob ataque na Tunísia

Foto: Mídia Ninja
Por Renata Mielli, de Tunis/Tunísia, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A Tunísia vive um complexo processo de transição democrática. Precursor das revoltas árabes que levaram às ruas milhares de pessoas para lutar contra ditaduras, pela liberdade e direitos sociais, cinco anos depois conquistou uma nova Constituição, elegeu democraticamente um novo governo e um novo parlamento.

Tentáculos bilionários dos irmãos Koch

Band “estuprou” Rafinha Bastos

Por Altamiro Borges

No início de março, o programa “Agora é Tarde”, do “humorista” Rafinha Bastos, deu amplo espaço para o pornô-ator Alexandre Frota se jactar de ter forçado relações sexuais com uma mãe de santo. De imediato, houve reação nas redes sociais contra o bufão – apoiador entusiasta de Aécio Neves nas eleições de outubro passado – e entidades que lutam pela democratização da mídia ingressaram com uma ação no Ministério Público Federal contra a Band por exibir cenas de apologia ao estupro. Agora, segundo relato de Keila Jimenez, na Folha desta terça-feira (24), o próprio “talk-show” de Rafinha Bastos é que foi “estuprado” pela emissora privada da famiglia Saad, que explora uma concessão pública de televisão. Vale conferir a matéria:

Folha reconhece erro contra Dirceu

Do blog de Zé Dirceu:

Com o título “José Dirceu”, a Folha de S.Paulo publica hoje em seu Painel do Leitor, resumidamente, carta do assessor de imprensa do ex-ministro em que são rebatidas acusações publicadas na principal manchete de capa do jornal no domingo pp.. O jornal da Barão de Limeira veicula de forma mais completa, no UOL, a carta da assessoria do ex-ministro, com a chamada “Assessor de Dirceu rebate manchete acusatória”.

A mídia e a greve dos professores de SP

Por Pedro Ramos de Toledo, no blog Escrevinhador: 

“Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica” (Paulo Freire)

Na rede pública do Estado de São Paulo, a angústia, a insatisfação e a sensação de fracasso profissional não faltam um único dia. Não abonam, não tiram licença médica e podem ser encontrados na sala dos professores das 7h às 23h, diariamente, entre a copa do cafezinho e a sala da direção.

Verdadeiros profissionais nunca chegam atrasados (o fato de “morarem” na escola ajuda bastante nesse quesito) – e se gabam de receber, anualmente, o bônus dedicado aos “excelentes profissionais” que fazem do “mérito” uma importante política de incentivo. E como todo “funcionário-padrão”, nunca fazem greve.

Quem participou das marchas golpistas?

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

A crise econômica alimenta a crise política que é potencializada pelos ataques diários e em bloco da mídia hegemônica, contaminando parcelas consideráveis da população. Acaba de ser divulgada uma nova pesquisa (CNT/CMA) onde o índice de aprovação da presidenta Dilma aparece com 10,8%. Muito baixo, mas ainda acima do pior momento de FHC, que chegou a registrar apenas 8% de aprovação em setembro de 1999.

Quem são os irmãos Koch?

Por Antonio Luiz M. C. Costa, na revista CartaCapital:

Uma interessante conexão entre os irmãos Koch, o Charles Koch Institute, os “Estudantes pela Liberdade” e o “Movimento Brasil Livre”, um dos principais promotores dos protestos contra o governo brasileiro foi apontada por jornalistas brasileiros, inclusive na CartaCapital e possível que se estenda a outras entidades, como sugere, por exemplo, o currículo de Fabio Ostermann, cofundador dos “Estudantes pela Liberdade”, diretor do libertarian Instituto Ordem Livre, “mentor intelectual do Movimento Brasil Livre” segundo a revista Veja e com cargos em organizações como o Instituto Liberal e o Instituto Liberdade. Para compreender exatamente o que isso significa, é preciso entender a importância dessa família.

A crise política e a Tríplice Aliança

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A crise política atual é uma crise de poder da Presidência da República. É lá que se cria o vácuo político. Vários grupos tentam prevalecer-se desse vácuo para ampliar seu poder e influência no país. E, nesse jogo oportunista, acabam se constituindo em fatores de desestabilização política.

*****

O principal fator de desestabilização reside na aliança pontual - e precária - de três grupos principais: o Ministério Público Federal, os grupos de mídia e a geleia geral representada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha, na qual se misturam evangélicos, baixo clero, interesses econômicos obscuros entre suspeitas mais graves.

Sabesp mascara a crise da água em SP


A poucos dias do fim do mês de março e início do período de estiagem, a chuva acumulada no sistema Cantareira atingiu quase 100% da média histórica. Segundo a Sabesp, o reservatório opera com 12,4%, contando com o volume morto.

Apesar da leve recuperação, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, afirmou na última sexta-feira (20) que a situação do manancial é extremamente grave. A falta de transparência da Sabesp ao divulgar os índices do reservatório também tem sido criticada por especialistas, por confundir a população.

Treze observações sobre a conjuntura

Por Valter Pomar, em seu blog:

Treze observações sobre classes, sobre o governo e sobre o PT.

Classes

Acho que o principal nó do debate (deste, dos anteriores e dos próximos) está na análise que cada um de nós faz acerca da estrutura de classes no Brasil, em especial acerca do comportamento da burguesia no seu conjunto e de frações dela.

Minha opinião é a seguinte: