terça-feira, 7 de abril de 2015

Quem ainda confia em Aécio Neves?

Por Altamiro Borges

Na segunda-feira (6), em seu palanque na “Folha”, o cambaleante senador Aécio Neves escreveu que o principal problema da presidenta Dilma é o da falta de confiança. “Muita gente tem se perguntado qual é a crise mais grave, a econômica ou a política? Do meu ponto de vista, a que agrava todas as demais é a crise de confiança que se instalou entre a população e o governo. Ela é tão perceptível que não é preciso sequer esperar pelos resultados das pesquisas para constatá-la”, decretou o tucano triplamente derrotado nas eleições de outubro do ano passado – perdeu na disputa presidencial, perdeu ainda mais feio no pleito para o governo mineiro e dançou também no Rio de Janeiro. Baita confiança no senador mineiro-carioca! Cadê o bafômetro na redação da “Folha”?

Caiado “rouba, mente e trai” será punido?

Por Altamiro Borges

No final de março, o ex-senador Demóstenes Torres – o “mosqueteiro da ética” da revista Veja que foi cassado devido a seus estreitos vínculos com o mafioso Carlinhos Cachoeira – fez duras denúncias contra o seu ex-colega do DEM de Goiás, o senador Ronaldo Caiado. Entre outros petardos, afirmou que o histérico líder dos ruralistas “rouba, mente e trai” e garantiu que suas campanhas foram financiadas pelo mafioso contraventor. A mídia venal, que adora promover a escandalização da política e ama bajular os falsos moralistas, simplesmente sumiu com as denúncias. Nada de manchetes, chamadas de capa ou reportagens sensacionalistas. O Judiciário também fez um silêncio ensurdecedor. E no Congresso Nacional, nenhum parlamentar tratou da explosiva denúncia.

Dia do Jornalista e o facão no Estadão

Por Altamiro Borges

No calendário de homenagens, 7 de abril é o Dia dos Jornalistas. Mas a categoria, tão explorada e desunida, não teve muito que comemorar nesta terça-feira. Um dia antes, o Grupo Estado, que edita o decadente jornal Estadão, confirmou a dispensa de dezenas de profissionais. Não há ainda números oficiais do doloroso facão, mas há boatos de que as demissões podem vitimar até 120 funcionários – destes, 40 são jornalistas. O sindicato da categoria protestou contra as dispensas e marcou para esta semana uma assembleia de urgência com o objetivo de analisar quais os caminhos da reação. Segundo a entidade, o Grupo Estado está intransigente e não aceita sequer abrir o diálogo para negociar a situação dos dizimados.

O fim dos programas infantis na TV

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no blog de Zé Dirceu:

Os programas infantis estão desaparecendo da TV aberta brasileira. Nas redes comerciais resta apenas o Bom Dia e Cia, exibido pelo SBT. O motivo não está na resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), de abril do ano passado, proibindo a exibição de comerciais voltados para o público infantil como chegou a ser apregoado.

Um golpe contra os trabalhadores

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Câmara dos Deputados está prestes a aprovar um projeto que amplia os casos em que pode ocorrer terceirização no Brasil.

– Ah, japa, mas eu não tenho nada a ver com isso.

Bem, se você não se preocupa com décimo-terceiro salário, adicional de férias, FGTS e Previdência Social, então nem leia esse post.

O PIG agora passa por baixo da porta

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Liga o Vasco, desconsolado:

- Ansioso blogueiro, fiz uma descoberta amarga!

- Já sei: descobriu de que vive o Cerra!

- Ainda não!

- Então, o que foi?

- Descobri que os jornais do PiG agora passam por baixo da minha porta da sala.

RBS passa de pedra a vidraça

Do blog Aldeia Gaulesa:

Eis que quem era pedra virou vidraça: A RBS e mais um punhado de grandes empresas estão diretamente envolvidas em um grande escândalo de corrupção.

A RBS, um dos principais grupos de mídia do país e afiliada da Rede Globo na Região Sul, é um dos alvos da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que apura desvios de R$ 19 bilhões em impostos.

Quem paga os blogueiros “limpos”?

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Há um mês, desde que anunciei a independência deste blog, tenho sido atacada sem trégua nas redes sociais por direitistas que me acusam de “receber dinheiro do governo” por conta de um convite que recebi para trabalhar na TV Brasil. Eu, jornalista reconhecida, com passagem pelos principais veículos de comunicação brasileiros, havia sido convidada para integrar a bancada de um programa de entrevistas –assim como acontece com vários jornalistas da revista Veja que atuam na TV Cultura, emissora estadual gerida pelo PSDB, mas isso eles não criticam. Por circunstâncias pessoais, tive que passar uma temporada em São Paulo e não foi possível que o contrato se concretizasse. Ou seja, nada recebi nem receberei da TV Brasil. Os difamadores (entre eles uma apresentadora de TV reacionária) responderão na Justiça pelas calúnias.

Veja exporta golpismo para a Argentina

Por Dario Pignotti, de Buenos Aires, no site Carta Maior:

Seguindo a receita aplicada para sabotar a reeleição de Dilma Rousseff em 2014, quando publicou uma notícia falsa três dias antes do segundo turno, o noticiário semanal da Editora Abril escreveu uma série de acusações rocambolescas contra a família da presidenta Cristina Kirchner.

"Veja" contou com a cumplicidade do grupo empresarial jornalístico Clarín, que encabeça o plano desestabilizador contra o governo portenho.

É a direita quem radicaliza, não nós!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A semana política, que aparentemente começa desanimada, vai esquentar.

É preciso “dar um gás” na manifestação do dia 12, que não parece ir lá muito bem das pernas, depois das dissensões que envolveram seus diversos grupos e, afinal, sua submissão à ala mais radical, que tem seu “papa” em Olavo de Carvalho, homem capaz de pérolas como a contida em sua entrevista ao jornal A Tarde:

“Se queremos restaurar a possibilidade de um debate franco, teremos de impor isso à força.”

Tio de Aécio cai na rede do Suiçalão!

Montagem baseada em ilustração de Baudry
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Em 2012, a ONG Tax Justice Network divulgou estudo em que estimava a fortuna de brasileiros no exterior em mais de R$ 1 trilhão.

Parte desse dinheiro faz parte da lista de contas secretas no HSBC suíço.

A lista ficou presa por vários meses com o jornalista Fernando Rodrigues, da UOL, que a vendeu para a Globo, que está fazendo um trabalho cuidadoso para divulgar os números, sem melindrar os paneleiros milionários que tem conta por lá.

Noblat, Globo e o discurso udenista

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

Nos primeiros cinco anos da era FHC a palavra “corrupção” apareceu no caderno país do jornal O Globo 1.989 vezes. Nestes últimos cinco anos da era Dilma, a mesma palavra apareceu no caderno país 5.419 vezes. Um massacre que repete a velha tática já usada contra Getúlio e contra Jango pela União Democrática Nacional (UDN) agrupamento pretensamente moralista (vivia a bradar contra a corrupção) e defensor da legalidade (contra a “ameaça comunista”).

Reforma política como resposta à crise

Por Vinícius dos Santos, na revista Teoria e Debate:

Não é novidade para ninguém que o governo Dilma Rousseff enfrenta seu pior momento. Na verdade, pode-se dizer que é o mais grave momento dos governos petistas desde que o partido chegou ao poder, em 2003 – talvez apenas comparável ao auge da crise do chamado “mensalão”. Contudo, alguns contornos da situação atual tornam este período ainda mais dramático do que aquele vivido nos idos de 2005.

Dia de luta contra a terceirização

Por Marize Muniz de Souza, no site da CUT:

7 de abril: Dia Nacional de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora

Contra o PL 4330 da Terceirização

Em Defesa da Saúde Pública

Em Defesa da Petrobrás

Por Mais Direitos

Mais Democracia

A CUT, a CTB, o MST, a UNE, o MAB, a CMP e dezenas de movimentos populares do campo e da cidade realizam nesta terça-feira (7) manifestações em todo o Brasil para impedir que o Congresso Nacional aprove o Projeto de Lei 4330/04, que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. Esse projeto, na prática, legaliza o desmanche da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, tira dos/as trabalhadores/as direitos duramente conquistados e dá aos patrões segurança jurídica para contratar do jeito que quiser.

Congresso pirou na maioridade penal

Por Cauê Seigner Ameni e Hugo Albuquerque, no site Outras Palavras:

A maioridade penal no Brasil, como se sabe, é atingida aos 18 anos. Agora, deputados e senadores, em uma baixa histórica e justificada da sua popularidade, resolveram subir sua própria aprovação popular abaixando para 16 anos a maioridade: querem responder ao suposto “clamor popular” a favor da medida. Para tanto, eles desenterraram um Projeto de Emenda à Constituição dos anos 90 - a de número 171, ironicamente, o mesmo número do crime de estelionato no Código Penal.

A guerra contra o PL da terceirização

Do site da CTB:

Caravanas de ônibus de diversas capitais do país integram a grande força tarefa organizada pelas centrais sindicais e entidades civis para pressionar os parlamentares contra a aprovação do PL 4330 nesta terça-feira, 7, em Brasília. O Projeto de Lei 4330 que contempla a ampliação da terceirização no mercado de trabalho é considerado uma ameaça aos direitos trabalhistas e tem o apoio dos setores mais conservadores do Congresso Nacional. No Senado, um projeto similar, o PLS 87/2010, também foi desarquivado a pedido da bancada do PSDB e pode ir à votação a qualquer momento.

Falta uma narrativa pública alternativa

Por Venício A . de Lima, no Observatório da Imprensa:

Cinco meses se passaram desde o segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Os votos foram apurados, o Tribunal Superior Eleitoral declarou um vencedor que tomou posse e assumiu o poder em 1º de janeiro de 2015. Apesar de tudo isso, a sensação que se tem ao se ler, ouvir ou assistir ao noticiário político dominante nos oligopólios privados de mídia é de que permanecemos em campanha eleitoral, estamos às vésperas de um “terceiro turno”.

CIA e Mossad tentam um "golpe brando"

Por Stella Calloni, no site Diálogos do Sul:

No dia 18 de janeiro de 2015, o promotor Alberto Nisman, a frente da Unidade Especial que investigava a causa sobre o cruel atentado contra a Associação Mutua Israelense Argentina (AMIA) em 18 de junho de 1994, foi encontrado morto com um disparo na cabeça, no banheiro de seu apartamento e com todas as portas de sua casa fechada por dentro. Quatro dias antes tinha apresentado uma denúncia, sem prova alguma, mal redigida e com sérias contradições, em que acusava a presidenta da nação, Cristina Fernández de Kirchner, o chanceler Héctor Timerman e a outras pessoas de tentar encobrir a funcionários iranianos acusados - sem provas- de serem culpados do atentado. Em poucos dias se tinha colocado em marcha um golpe encoberto de origem externa.

Zelotes e as manchetes de O Globo

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Um leitor nos encaminha levantamento da cobertura de uma semana do jornal O Globo sobre a Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Neste período a Operação Lava Jato, direta ou indiretamente, mereceu três manchetes de primeira página. Três dentre dezenas nos últimos meses.

A Operação Zelotes, por outro lado, saiu em chamadas de primeira página, mas nunca na manchete principal.