terça-feira, 12 de maio de 2015

Joaquim Barbosa devolverá os R$ 60 mil?

Por Altamiro Borges

Uma notinha no site da revista “Época” agitou as redes sociais nestes dias. Segundo relato do jornalista Murilo Ramos, “o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa recebeu R$ 60 mil por uma palestra de uma hora que proferiu em 13 de abril na cidade de Itajaí, Santa Catarina, cujo tema foi Ética e a administração. Quem arcou com as despesas – incluindo passagens, segurança e hospedagem – foi a Câmara de Vereadores do município, que delegou a contratação de Barbosa a terceiros. Para aceitar o convite, Barbosa impôs condições em contrato. Entre elas sigilo do valor cobrado pela palestra e a liberdade de deixar de responder a perguntas consideradas ‘inadequadas’. ‘O patrimonialismo faz parte do nosso DNA’, discursou Barbosa”.

A mídia e o jantar indigesto de Alckmin

Por Altamiro Borges

Na última sexta-feira (8), a colunista Mônica Bergamo publicou uma notinha meiga – bem minúscula – na Folha: “O governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, convidou alguns dos maiores empresários do Brasil para jantar na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes nesta s’emana. Entre eles estavam Marcelo Odebrecht, da empreiteira Odebrecht, e Jorge Gerdau, do grupo Gerdau”. Se a comilança tivesse sido patrocinada pela presidenta Dilma, em pleno Palácio do Planalto, o jornalão teria dado uma manchete garrafal: “Dilma janta com envolvidos nas operações Lava-Jato e Zelotes”. Seria o maior escândalo, com direito a comentários hidrófobos em todos os jornais, revistas e emissoras de rádio e tevê. Possivelmente, algum capacho do PSDB proporia a CPI do jantar indigesto.

Solidariedade a Cuba agita Pernambuco

Por Ana Cristina Santos

No próximo mês de junho Pernambuco recebe as atividades da XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O encontro acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE e tem uma vasta programação cultural e de debates.

A abertura contará com a inauguração da exposição fotográfica Fidel es Fidel, do cinegrafista e fotógrafo Roberto Chile que acompanhou o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, de 1984 até 2006. As imagens serão expostas na sala de reuniões da Prefeitura de Olinda. O primeiro dia de atividades também contará com a saída de um bloco carnavalesco que promete fazer uma grande festa intercultural na Praça Monsenhor Fabrício, em frente à prefeitura.

Quanto vale o BNDES?

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Nos últimos quatro meses, as ações da Petrobras já subiram mais de 50%. Em abril, foi finalmente apresentado, com elastiquíssimas provisões para corrupção, o seu balanço. Prisões, em regime fechado, de executivos de algumas das maiores empresas de infraestrutura e engenharia do país, responsáveis por milhares de empregos, bilhões de reais em projetos, e com endereço fixo e vida definida, foram sensatamente revogadas pela justiça.

É preciso colocar o Brasil nos trilhos

Por Vagner Freitas

Está em curso em vários países do mundo um processo de destruição das forças de esquerda. No Brasil, o PT é alvo dessa investida das forças conservadoras. O panelaço ocorrido durante o último programa eleitoral do partido, assim como as manifestações ocorridas este ano são resultado da investida organizada pela direita, pela mídia e pelo Poder Judiciário.

Nasce uma nova classe: lumpenburguesia!

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Um dia alguém tem de escrever contos e romances sobre nossa época!

Fazer filmes e seriados!

Não será a Globo, com certeza, que irá fazê-lo, porque ela será personagem principal.

Eu arrisco aqui alguns conceitos que podem ajudar os futuros intérpretes desses tempos sombrios.

Os professores merecem mais atenção

Por Breno Altman, em seu blog:

Todo mundo deveria prestar mais atenção nas greves dos mestres de escolas públicas que se multiplicam pelo país.

Há mobilizações e paralisações, segundo dados sindicais, em 14 estados.

O movimento paredista, em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pará e Pernambuco, tem caráter geral e afeta as redes estaduais de ensino.

Um fórum de oposição ao PSDB em SP

Por Adi dos Santos Lima e Raimundo Bonfim, no blog Escrevinhador:

Consolidado como a maior economia do Brasil, o estado de São Paulo vem sentindo, ao longo de mais de 20 anos, o gosto amargo de perdas geradas pelos sucessivos governos tucanos que, ao virar as costas às políticas públicas federais, deixaram de aproveitar o crescimento econômico nacional, trazendo como resultado a não ampliação da capacidade produtiva do estado em todos os setores, desde a agricultura até a indústria.

Três Papas em Cuba


Por Frei Betto, no site da Adital:

O Vaticano acaba de anunciar que, a caminho dos EUA, no final de setembro, o papa Francisco visitará Cuba. O único país socialista da história do Ocidente divide com o Brasil o privilégio de merecer a visita dos três últimos pontífices.

Assessorei o governo cubano no decorrer das viagens de João Paulo II (janeiro de 1998) e Bento XVI (março de 2012), e testemunhei o entusiasmo com que foram acolhidos pela população.

A campanha sórdida contra Fachin

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Nesta terça-feira 12, o professor Luiz Edson Fachin, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Supremo Tribunal (STF) na vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa, será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Fachin é titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do curso de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Tiros em Fachin mirando Dilma

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Nunca um nome indicado pelo ocupante da Presidência da República para integrar o STF despertou tanto interesse, tantos movimentos contrários e a favor como o do jurista Luiz Edson Fachin. Amanhã ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e nesta prova preliminar os senadores sempre foram muito duros e técnicos. Mas Fachin, como nenhum outro indicado antes, precisou de responder também a questionamentos externos, como vem fazendo através de seus vídeos postados na Internet. E o faz para evitar que a “onda contrária” movida por setores da mídia continue a contaminar senadores, como já aconteceu com alguns.