sexta-feira, 22 de maio de 2015

Terceirização conduz ao "fundo do poço"

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Dirigente da União Internacional dos Empregados em Serviços (Seiu, na sigla em inglês), com sede em Washington, no início da semana o norte americano Scott Courtney fez uma visita rápida pelo Brasil. Encontrou-se com o senador Paulo Paim (PT-RS), com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e também com Dias Toffoly, do Supremo Tribunal Federal. Um dos principais sindicalistas num país que enfrentou a desregulamentação iniciada no governo de Ronald Reagan, que ocupou a Casa Branca entre 1981 e 1989, Scott Courtney tem muito a dizer no Brasil, onde o Congresso debate o projeto-lei 4330, que pretende ampliar a terceirização para todas as atividades de uma empresa.

PSDB-Mídia: Cara de um focinho do outro

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Num único dia (terça-feira, 19/5) o Brasil se viu diante de dois exemplos gritantes de como o PSDB e o cartel da mídia se merecem e foram feitos um para o outro.

Primeiro o PIG mostrou pela milionésima vez que seu compromisso com o Brasil vale tanto quanto uma nota de três reais ao fazer um esforço constrangedor para diminuir e desdenhar os bilionários acordos de investimentos assinados pelo governo da presidenta Dilma e a China, representado por ninguém menos que seu primeiro-ministro.

O mico da ‘coluna Aécio’

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo anuncia em nota na sua primeira página, na edição de sexta-feira (22/5): “Grupos anti-Dilma dizem que PSDB e Aécio são traidores”. O Estado de S. Paulo, em reportagem interna sobre o mesmo tema, informa: “Grupos se dizem traídos por tucanos”.

A imagem que ilustra o texto do Estado mostra doze – isso, exatamente uma dúzia – de manifestantes que caminham pela Rodovia Anhanguera, com destino a Brasília, onde pretendem fazer sua pregação em favor do impeachment da presidente da República. Quando saíram de São Paulo, no fim de abril, os integrantes da marcha foram estimulados por líderes do PSDB, que imaginavam uma espécie de “coluna Prestes” invertida, a recolher, pelo caminho, milhares de cidadãos descontentes com o governo, numa chegada triunfal à rampa do Planalto. Mas, como no poema de Hesíodo, as relações entre os homens e os deuses devem se submeter ao crivo da verdade, e esta nem sempre se manifesta como desejam os humanos.

Cultura do ódio na internet e fora dela

Por Juremir Machado da Silva, em seu blog:

A deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) organizou uma mesa na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre ódio na internet.

O evento fez parte do Humaniza Redes.

Convidou jornalistas: eu, Moisés Mendes (Zero Hora) e Luciano Potter (Rádio Gaúcha).

O tucano e os fanáticos pelo impeachment

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Xico Graziano é assessor especial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e diretor do site Observador Político, ligado ao IFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso). Uma semana após a eleição presidencial do ano passado ele já começara a se estranhar com os movimentos que pedem “impeachment” de Dilma Rousseff.

Aécio lança o “impeachment light”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

José Roberto de Toledo – colunista do Estadão e (bom) analista de pesquisas do jornal - escreve hoje ótimo artigo em que, ao avalisar o programa de TV do PSDB, onde, segundo ele “o PSDB foi à TV se afirmar como oposição ao PT. Como contraponto ao PT. Como o anti­PT. É a prioridade de seu presidente, Aécio Neves, que imagina um novo embate das duas siglas na sucessão de Dilma Rousseff em 2018, com ele à frente do time tucano”.

Sonegação dos ricos rouba 200 bilhões

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Número estará estampado pelos painéis do Sonegômetro espalhados pelo País. Valor supera todos os escândalos de corrupção mais conhecidos e ultrapassa até o que seria necessário para o ajuste fiscal em discussão no Congresso (R$80 bi).

Situação causou revolta em servidores do Ministério da Fazenda. Procuradores acusam:

“Estamos diante de uma batalha bastante desigual, onde um único Procurador da Fazenda Nacional, sem carreira de apoio, atua em processos complexos envolvendo grandes devedores, normalmente defendidos pelas maiores bancas de advogados do país.”

Índices mostram retração da economia

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Desemprego: chegou a 6,4%, o maior índice dos últimos quatro anos. Cerca de 1 milhão e 600 mil trabalhadores brasileiros estão sem emprego, segundo o IBGE.

Renda: o salário médio dos trabalhadores caiu 0,5% no mês passado, em relação a março, e 2,9% na comparação com abril de 2014.

Monsanto, México e os obesos do império

Por Marco Dávila, no site da Adital:

Ser semeadores de drogas para satisfazer suas necessidades viciosas, oferecer-lhe uma numerosa massa de migrantes para ser usada como mão de obra barata, fornecer-lhes recursos naturais como o petróleo para sua segurança energética, estar gordinho para beneficiar suas farmacêuticas... são apenas alguns dos serviços que, em uma troca desigual, o México ofereceu a um império norte-americano abusivo e mal-agradecido.

Belém debate democratização da mídia

Por Diógenes Brandão, no blog As falas da Pólis:

A democratização da mídia no Brasil ganhou mais um reforço nesta quinta-feira (21), em Belém do Pará, no debate realizado durante um evento, que trouxe o tema novamente à capital paraense.

Com a presença do jornalista e blogueiro Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Comunicação Alternativa "Barão de Itararé", que segundo um dos participantes, fez uma espécie de "aula magna", sobre política e comunicação no Seminário "Democratização da Comunicação: A comunicação e o Controle Social em Belém".

PSDB: partido dos paneleiros golpistas

Por Leandro Fortes, no blog Diário do Centro do Mundo:

Por essas coisas do destino, todo o carnaval montado pela mídia para fazer do programa do PSDB um campeão de audiência foi desmontado por uma avalanche de boas notícias.

Boas para o país, bem entendido.

A Petrobras, alçada à liderança mundial das petroleiras, lucrou mais do que o esperado. A China decidiu investir mais de 50 bilhões de dólares no Brasil. O Senado aprovou Luiz Fachin para o STF.

Mais um esquemão gigante de sonegação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Polícia Federal parece ter aprendido o caminho das pedras.

Primeiro veio a Zelotes, apurando desvios que podem chegar a R$ 20 bilhões, e, mais importante, pondo em evidência o Carf, uma instituição que, apesar de lidar com dívidas tributárias entre 500 e 1 trilhão de reais, não tem nenhum controle social ou democrático.