quinta-feira, 18 de junho de 2015

Decadente 'Estadão' odeia os professores

Por Maria Izabel Azevedo Noronha, no blog Viomundo:

Qual poderia ser a intenção do jornal O Estado de S. Paulo ao publicar nesta quinta-feira, 18/06, um editorial tão mentiroso e violento contra a nossa categoria?

Por que este jornal em franca decadência tenta espezinhar uma categoria que já vem sendo desrespeitada, violentada e desvalorizada por um governador que se vangloria de não receber a Apeoesp, de não dialogar e de só fazer o que deseja, como se fosse o senhor absoluto a educação pública estadual?

Fiscalismo do TCU para derrubar Dilma

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Qualquer leigo que vê toda essa celeuma em torno da mais nova marca do golpismo crônico que se abateu sobre o país após o início do segundo mandato de Dilma Rousseff – as ditas “pedaladas fiscais” –, acaba achando que versa sobre comportamento antiético do governo e, mais do que isso, de prática inventada por ele.

O pau que bate em FHC e Lula

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A mais curiosa revelação da reportagem “FHC passa o chapéu”, publicada pela revista Época em 2002, merece uma reflexão maior. Sabemos que a reportagem descreve um encontro de fim de governo no qual um grupo de 12 empresários graúdos decidiu levantar R$ 7 milhões para a construção do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

A marcha dos patetas em Caracas

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Sensacional!

Descobrimos que foi o “comando chavista” que bloqueou a passagem da “comitiva libertadora” liderada por Aécio Neves!

Chama-se gandola!

'Folha' e as duas faces de uma moeda

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

O bom editorial da Folha de S. Paulo publicado no último domingo (14) despertou em muita gente esperanças de um ajuste na linha editorial do jornal. Não no sentido de que a Folha iria se transformar em um órgão progressista, pois isso seria negar sua origem. Não esqueçamos que o jornal, assim como seus congêneres, apoiou a ditadura militar, chegando a emprestar carros para transportar presos destinados à tortura e à morte.

Os factóides do PSDB na Venezuela

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Cuidado, gente!

Trata-se de outra mentira e factoide do PSDB!

E nem preciso assistir ou ler a mídia golpista para saber que ela vai embarcar e chancelar essa mentira, que é a única tábua de salvação para o vexame internacional de Aécio e seus três patetas.

Ajuste fiscal é coisa séria

Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

O termo ajuste fiscal sempre esteve associado às formas contracionistas que buscam o equilíbrio das contas públicas. É o caminho que busca equilibrar receitas e despesas públicas através do corte de gastos. Mas não é somente isso. Aproveita-se uma conjuntura de desequilíbrio fiscal para debilitar o Estado e seus programas que promovem o bem-estar. A ideia é a seguinte: o Estado precisa ser enfraquecido já que devido à sua força sempre poderá reorientar a economia. E políticas de bem-estar não são necessárias porque a competição entre os indivíduos ofertará a cada cidadão o que é merecido. Portanto, para os neoliberais, ajuste fiscal é um processo permanente – com ou sem desequilíbrios orçamentários.

Fator previdenciário: Dilma lê a Folha

Por Altamiro Borges

Apesar da pressão das centrais sindicais e das forças de esquerda, a presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar a alternativa ao fator previdenciário aprovada pelo Congresso Nacional – a chamada fórmula 85/95. Ao mesmo tempo, o governo anunciou que editará uma medida provisória que “introduz a regra da progressividade, baseada na mudança de expectativa de vida”. Segundo nota divulgada na noite desta quarta-feira (17), com estas iniciativas o Palácio do Planalto “visa garantir a sustentabilidade da Previdência Social”. Na prática, a presidenta cedeu novamente à pressão do “deus-mercado”, que prega maior austeridade nas contas públicas para garantir o famigerado superávit primário.

Neymar pisou na bola. Cadê o Aécio?

Por Altamiro Borges

O craque Neymar pisou na bola no jogo contra a Colômbia na noite de quarta-feira (17) pela Copa América. O Brasil foi derrotado e o jogador foi expulso numa cena ridícula – e poderá ficar fora das próximas partidas da seleção. Conforme repetiu inúmeras vezes o enfadonho Galvão Bueno, da Rede Globo, “Neymar está nervoso”. Ainda não se sabe o real motivo deste nervosismo. Uma notícia que chegou da Espanha durante a tarde talvez ajude a explicar o aparente descontrole emocional do principal craque do Brasil. Segundo o site da revista Época, “a Justiça espanhola aceitou a denúncia contra Neymar e o Barcelona por corrupção e fraude”. Veja a íntegra da notícia:

Saudoso da ditadura preside a Câmara

Por Altamiro Borges

Mais um triste símbolo da onda conservadora no país: na tarde desta terça-feira (16), por quase duas horas, a Câmara Federal foi presidida por um deputado assumidamente defensor da ditadura militar. O exótico Capitão Augusto (PR-SP), que dispensa o tradicional terno dos parlamentares e faz questão de trajar uniformes militares recheados de condecorações e insígnias da PM paulista, dirigiu a Mesa Diretora do plenário durante a sessão de debates que antecede as votações. Apesar de não pertencer à cúpula da instituição, o representante do chamado "baixo clero" foi agraciado pelo lobista Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, também conhecido por sua visão autoritária.