sexta-feira, 26 de junho de 2015

TCU força a mão nas pedaladas fiscais

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

É uma quadra excepcional da história, em que a governabilidade fica na dependência do notório ex-deputado Augusto Nardes, relator do julgamento das pedaladas fiscais no TCU (Tribunal de Contas da União), do não menos notório presidente da Câmara Eduardo Cunha, e do igualmente notório presidente do Senado Renan Calheiros.

É o país de joelhos ante um conselho de notáveis.

Atual política econômica agrava a crise

Por Umberto Martins, no site da CTB:

Indicadores recentes do IBGE revelam que a crise econômica avança impiedosamente, conduzindo o país ao pântano da estagflação (a combinação amarga e inusual entre recessão e inflação), com salários em baixa, desemprego e preços em alta e desindustrialização. A taxa de desocupação (flagelo maior para as famílias que pertencem à classe trabalhadora) subiu a 6,7% em maio, nas seis maiores regiões metropolitanas, enquanto o rendimento médio real dos trabalhadores declinou 1,9% em relação a abril e 5% sobre o mesmo mês do ano passado. A inflação deve fechar o ano em 9%

Lições do falso habeas corpus de Lula

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

No fim da manhã de hoje Folha de S. Paulo publicou uma notícia espetacular:

“Lula pede à Justiça para não ser preso por juiz da Operação Lava Jato,” dizia o titulo.

O site do senador Ronaldo Caiado (DEM-MS) divulgou a história. Eram 12:52 quando o roqueiro Roger celebrou no twitter: “Choro antecipado”, disse o neo-golpista.

O PT ainda vive? Talvez sim!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Resolução Política do Partido dos Trabalhadores, divulgada ontem, mostra que a legenda ainda possui um esqueleto resistente e uma coluna vertebral intacta.

E que, sobretudo, ainda vive!

Agora só falta o PT assumir de fato o governo e convencer a presidenta de que ela também pertence a este partido…

A mídia e a guerra contra a Rússia

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

Dizem que para se adestrar um animal o mais difícil é o começo, quando ele ainda estranha as ordens que tentam impor limites à sua independência. Mas depois que ele passa a aceitar os primeiros comandos do adestrador, tudo fica mais fácil e flui com a colaboração do próprio animal, que em pouco tempo só come ou faz qualquer outra coisa com a anuência do “dono”.

As patifarias da 'Folha' contra Lula

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

A má-fé da Folha de S. Paulo é sem limite.

A cada dia que passa, o jornal que serviu à ditadura militar, se afunda mais no esgoto.

Nesta quinta-feira, 25 de junho, protagonizou mais uma patifaria.

O habeas corpus que Lula nunca impetrou

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Líder do DEM no Senado, o polêmico Ronaldo Caiado (GO) foi o primeiro a espalhar o boato que se alastrou nas redes sociais e foi reproduzido até mesmo por alguns veículos ditos respeitáveis da imprensa comercial nesta quinta (25). “Temendo ser preso pelos malfeitos que cometeu - disso ninguém mais duvida - Lula apresenta habeas corpus preventivo”, afirmou em suas páginas do Facebook e do Twitter, apresentando, em seguida, a foto do documento impetrado na 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná.

Lula quer ação, não descolamento

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Um quase consenso foi registrado no noticiário político de hoje entre colunistas e cientistas políticos: o de Lula, com suas críticas a Dilma, ao governo e ao PT tenta se descolar de todos eles para se inserir no campo da oposição social (não partidária), num movimento de autopreservação para 2018. Arrematada bobagem. Lula teria perdido sua reconhecida inteligência política se achasse que poderia, com um golpe de palavras, dissociar-se destas criaturas que fazem parte de sua trajetória.

Como os EUA espionaram Paris

Por Julian Assange, Fabrice Arfi e Jérôme Hourdeaux, no site Outras Palavras:

Os Estados Unidos colocaram a República francesa sob escuta. Os presidentes François Hollande, Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac, assim como numerosos ministros, altos funcionários, parlamentares e diplomatas, estiveram sob escuta, diretamente ou indiretamente, por quase uma década pelos serviços secretos norte-americanos, de acordo com documentos confidenciais da Agência de Segurança Nacional (NSA), obtidos pelo Wikileaks.

Gramsci, Lênin e a questão da hegemonia

Por Augusto C. Buonicore, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Criou-se um hábito – um mau hábito – de se separar um autor das bases teóricas que lhe serviram de suporte. Nos trabalhos acadêmicos sobre Antônio Gramsci é bastante comum esse procedimento. Estudou-se, e escreveu-se, sobre este grande pensador marxista italiano desvinculando-o de seus pressupostos teóricos e políticos imediatos, que foram o pensamento e a ação política de Vladimir Ilitch Lênin. E Gramsci foi, acima de tudo, um leninista.

A tese da ‘filantropia informativa’

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Com alguns anos de atraso, a imprensa latino-americana começa a entender a natureza do ambiente hipermediado criado pela internet – pelo menos a se considerar o que foi destacado na Conferência SIP Connect 2015, que se realiza em Miami, na Flórida.

O discurso de abertura do evento, a cargo de Alberto Ibargüen, presidente da Fundação Knight e membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos, foi destacado na edição de quinta-feira (25/6) do Estado de S. Paulo, o jornal brasileiro que sempre teve mais protagonismo da Sociedade Interamericana de Imprensa.