domingo, 28 de junho de 2015

O casamento gay e os falsos moralistas

Por Altamiro Borges

A histórica decisão da Suprema Corte dos EUA, que derrubou na sexta-feira (26) os vetos estaduais à união entre pessoas do mesmo sexo, gerou uma nova onda homofóbica no mundo. Ao mesmo tempo em que milhares de jovens se reuniram em Washington para festejar a legalização do casamento gay, setores do Partido Republicano acusaram o presidente Barack Obama de destruir a sagrada família e a nação ianque. Já no Brasil, seitas conservadoras - inspiradas pelos "pastores" Silas Malafaia e Marco Feliciano - chegaram ao ridículo de afirmar que o império capitalista havia se tornado comunista e ateísta. O discurso raivoso só confirma o falso moralismo destes setores retrógrados e direitistas.


O dia seguinte à redução da maioridade

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O que vai acontecer tão logo o Congresso Nacional aprove a redução da maioridade penal para 16 anos?

Vamos nos enrolar em nosso cobertor de ignorância e hipocrisia e sair quentinho pelas ruas achando que estamos seguros.

Problemas estruturais precisam de soluções estruturais e não medidas pontuais. Não é simplesmente punindo o jovem em desacordo com a lei, mas também criando condições para que ele não caia nas graças da criminalidade.

Paraguai, impeachment e a prisão de Lula

Por Renato Rovai, em seu blog:

Já há evidências que permitem cogitar que os empreiteiros que estão sendo presos podem ter decidido por perder os anéis a entregar os dedos. E foram convencidos disso a partir de uma proposta de acordo premiado por integrantes da oposição, da mídia e talvez até do poder judiciário.

O depoimento que que vem sendo divulgado de Ricardo Pessoa, da UTC, é muito sintomático deste possível caminho.

Só idiota acredita no 'escândalo' da UTC

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Somos todos idiotas.

É, pelo menos, o que a grande mídia pensa.

O ridículo estardalhaço em torno das alardeadas revelações do dono da UTC ultrapassa todos os limites do descaro, da hipocrisia e da desonestidade.

Colunistas – os suspeitos de sempre –parecem fingir que acreditam nos disparates que escrevem.

O Supremo e a regulação da mídia

Por Helena Martins, na revista CartaCapital:

O julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4679, 4747, 4756 e 4923, ajuizadas contra a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (12.485/2011) teve nesta quinta-feira 25 um capítulo importante, não só para os atores diretamente envolvidos no mercado de TV por assinatura, mas para a defesa da regulação democrática dos meios de comunicação como um todo.

Tempo político de Dilma está se esgotando

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O cenário político que se tem atualmente é o seguinte:

1- Estrangulamento gradativo de todas as ações de governo, ainda que à custa do comprometimento da economia. MPF (Ministério Público Federal) e Lava Jato se empenham em desmontar a cadeia produtiva de petróleo e gás. O TCU (Tribunal de Contas da União) mira suas armas nas hidrelétricas da Amazônia. O Congresso fuzila o ajuste fiscal. O torniquete continuará apertando enquanto o governo não recuperar legitimidade.

A utilidade da delação do dono da UTC

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Delação premiada de dono da UTC mostra que dinheiro de empreiteiras entra no cofre dos grandes partidos e lembra como foi errado o Congresso derrubar a mudança nas leis de financiamento de campanha.

O fato mais surpreendente na lista de políticos e autoridades beneficiadas pelas doações da empreiteira UTC, reveladas pela 'Veja' neste fim de semana, consiste na linha de defesa da oposição.

Homofóbicos vão boicotar o capitalismo?

Por Dandara Lima, no site da UJS:

“Por que eu não poderia casar? O que isso afeta na vida das outras pessoas?”, questiona Jessyca Damas Costa, 23 anos, jornalista.

As redes sociais foram tomadas pelas cores da bandeira LGBT em comemoração a decisão histórica da Suprema Corte dos Estados Unidos, nessa sexta-feira (26). Por cinco votos a quatro foi legalizado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

Lava Jato volta a entrar em 'modo golpe'

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A Operação Lava Jato voltou a operar em “modo golpe”.

As delações de Pessoa foram vazadas praticamente no mesmo dia em que foram feitas, desrespeitando o segredo de justiça que deveria reger esse tipo de informação, visto que parte de pessoa não-confiável.

No caso de Pessoa, é um dos empresários que ficou encarcerado por mais de sete meses na Guantánamo de Moro e entendeu que só seria deixado em paz se entrasse no jogo golpista da procuradoria: delatando de preferência o PT.

Brasil e EUA: diplomacia sem servilismo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Editorial do site Vermelho:

A presidenta Dilma Rousseff inicia neste domingo (28) viagem de quatro dias aos Estados Unidos. Manterá encontro de alto nível com o presidente Barack Obama, em meio a uma movimentada agenda de trabalho em Nova York, Washington e São Francisco.

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a visita “consolida a parceria Brasil–Estados Unidos e permitirá traçar novas metas para a cooperação bilateral, dando continuidade ao diálogo presidencial”.

Bolsa Família: O pobre e o vagabundo

Por Murilo Cleto, no site Carta Maior:

As leis que provêm o socorro dos pobres tendem a destruir a harmonia e a beleza, a ordem e a simetria desse sistema que Deus e a natureza estabeleceram no mundo. [Rev. J. Townsend]

No final de março, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre 2003 e 2013 sobre natalidade no país. De acordo com a Pnad, a média de filhos por família no Brasil caiu de 1,78 em 2003 para 1,59 em 2013, algo em torno de 10%. Entre os 20% mais pobres do país, a queda foi ainda mais acentuada, de 15,7%. No Nordeste, os 20% mais pobres reduziram a taxa de natalidade em 26,4%.

TCU também será investigado?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A polvorosa com o vazamento da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, deve-se essencialmente à afirmação de que doou R$ 7,5 milhões à campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, numa lista que inclui políticos de diferentes partidos. Isso reforça a aposta da posição no impeachment dela. O PSDB agora pode animar-se a pedir a abertura de processo contra Dilma mas o caminho não será simples como foi com Collor em 1992. 

Os tucanos mineiros e o roubo ao BB

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Um inquérito da Divisão Especializada em Investigação de Fraudes, da Polícia Civil, que investiga o roubo de R$ 22,7 milhões de agências do Banco do Brasil em Minas Gerais por meio da empresa de transporte de valores Embraforte, em 2013, aponta uso político da Polícia Civil mineira pelo então governo do PSDB daquele estado para blindar criminosos "amigos".

UTC doou mais a Aécio que a Dilma

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não dá para entender por que tanta celeuma em torno das acusações do dono da UTC, Ricardo Pessoa, a políticos de vários partidos. E muito menos por que razão só as acusações dele à campanha de Dilma Rousseff e ao seu partido ganharam as manchetes.



A 'barriga' intencional da 'Folha'

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Uma das grandes preocupações de teóricos do jornalismo após a criação da internet era o conflito potencial entre a ambição da notícia exclusiva e a nova realidade da mídia universal. Como conseguir um “furo” jornalístico se qualquer um que tiver acesso à rede mundial de computadores pode dar uma notícia em primeira mão?

Esse fantasma se materializou com o predomínio das redes sociais e o avanço dos telefones celulares.

Só as doações ao PT são crime?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



O Miguel começou, eu pego o mote e sigo adiante.

O site AsClaras, mantido pela Transparência Brasil – organização que tem muita gente até simpática à oposição – consolidou todas as doações, por empresas e partidos.

E eles próprios separaram as doações das cinco maiores empreiteiras – as protagonistas da Lava-Jato – e os quatro maiores partidos políticos em 2014.

Ministros rebatem ataques da 'Veja'

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Já virou rotina. A criminosa "Veja" publica na sexta-feira os seus famosos factoides para desgastar o governo Dilma. De imediato, os telejornais replicam as denúncias - sem qualquer rigor na apuração - e os jornalões alimentam as especulações. Na edição desta semana, a revista do esgoto acusou dois ministros e vários políticos de receberam doações da empreiteira UTC, alvo do midiático escândalo da Operação Lava-Jato. A "reporcagem" teve como fonte uma "delação premiada" - e premeditada - do empresário corrupto Ricardo Pessoa, que vazou na peneira sempre seletiva da Polícia Federal. De imediato, os "calunistas" da mídia - Merval Pereira, Ricardo Noblat, Reinado Azevedo e outros da mesma estirpe - já afirmam que a capa da "Veja" reabre o debate sobre o impeachment da presidenta.