sábado, 18 de julho de 2015

O desespero do achacador Eduardo Cunha

Por Altamiro Borges

Eduardo Cunha – o “achacador”, segundo o apelido carinhoso dado por alguns dos seus pares – não dormirá tranquilo nos próximos dias. Ele que se achava o novo “imperador” da Câmara Federal viu seu império sofrer rachaduras. A “delação premiada” do executivo Júlio Camargo, que garantiu ter repassado US$ 5 milhões ao lobista –, acabou estragando sua performance no programa exibido em cadeia de rádio e tevê nessa sexta-feira (17). Para complicar ainda mais as suas ambições, em várias capitais ocorreram buzinaços e protestos durante sua exibição midiática. Ele até tentou usar a velha tática de que a melhor defesa é o ataque. Afirmou, no seu estilo de valentão, que vai “explodir o governo Dilma” e autorizou duas CPIs para infernizar a presidenta. Mas o desespero não é bom conselheiro. Nem o PMDB, seu partido-ônibus, apoiou o gesto tresloucado. E até o juiz-carrasco Sérgio Moro, seu antigo aliado, deu-lhe umas caneladas.

Reposição de aula sem merenda em SP

Por Altamiro Borges

Depois de tratar os professores com total intransigência durante a mais longa greve da categoria, que durou 89 dias, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) agora maltrata os alunos da rede estadual de ensino. A reposição das aulas está sendo feita sem que os estudantes recebam a merenda. Como as cozinhas são terceirizadas e os funcionários estão em recesso, as escolas não fornecem as refeições e os jovens ficam sem se alimentar durante todo o período escolar. Segundo a Constituição Federal, a merenda é um "direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado". O grão-tucano, que sonha com a presidência da República, parece desconhecer esta norma constitucional.

Desemprego é a maior ameaça à Dilma

Por Altamiro Borges

O Ministério do Trabalho divulgou na sexta-feira (17) os dados sobre o desemprego no país. Eles são bem preocupantes para a presidenta Dilma Rousseff, que enfrenta violento tiroteio político em várias frentes – mas que pode ser alvejada exatamente pela piora das expectativas entre os trabalhadores. O levantamento aponta que o emprego formal perdeu 345,4 mil vagas no primeiro semestre deste ano. Somente em junho, foram fechados 111,2 mil postos com carteira assinada, o pior resultado para o mês em 23 anos. A agricultura foi o único setor da economia que gerou empregos no mês passado.

Falta ao Brasil um projeto nacional

Por Roberto Amaral, em seu blog:

Leitor muito dileto reclama-me a constância da palavra ‘crise’ em meus artigos recentes. Explico-me dizendo-lhe que a escolha não é minha, pois simplesmente reflito sobre a realidade na qual nos encontramos no mundo e no País, aqui vivenciando os reflexos dos maus ventos soprados do Norte.

Como sabemos, a recuperação econômica dos EUA dá sinais de estar ‘marcando passo’ e a economia da Europa – e mais precisamente da área do euro – permanece estagnada, na perigosa companhia do Japão.

Cunha está mais perto de cair que Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A iniciativa tomada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, na última sexta-feira, de despachar 11 “atualizações” de pedidos de impeachment apresentados à Secretaria Geral da Mesa Diretora daquela Casa contra a presidente Dilma Rousseff, revela mais o desespero de quem o fez do que a concretização da ameaça de “explodir” o governo dela.

A Grécia sofre e a UE exulta

http://rebelion.org/
Por Gianni Carta, na revista CartaCapital:

Os partidários do neoliberalismo têm motivos de sobra para festejar. Aqueles insolentes radicais do Syriza, a legenda de extrema-esquerda grega liderada pelo jovem premier Alexis Tsipras, ousaram desafiar a fórmula alemã enraizada em reformas de austeridade para lidar com a crise econômica europeia. Em miúdos, a chanceler Angela Merkel e seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, defendem a redução deficitária através de medidas de profunda contenção, e em seguida pensarão no crescimento. O oposto da estratégia keynesiana, através da qual o Estado gerou crescimento, e assim tirou os Estados Unidos da Depressão, nos anos 30 do século passado.

A perseguição a Lula e o retrocesso

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Respondendo a um processo administrativo pela acusação de ter sido "negligente" no andamento de "245 feitos que estavam sob sua responsabilidade," o procurador Valtan Timbó Martins Mendes Furtado é o mais novo candidato ao panteão de personagens desses tempos inglórios em que a justiça tornou-se acima de tudo um grande espetáculo.

A reação aos ataques da direita

Por Jandira Feghali, no site Vermelho:

O PSDB chega ao poder na década de 90 e viabiliza um projeto de venda das principais estatais do Brasil jamais imaginado pelos corações patriotas. A Era FHC promoveu o maior ataque privatista ao patrimônio nacional. Puseram despudoradamente à venda gigantes como a Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Telebrás. Ao todo foram “incineradas” 125 empresas em todo país.

O poder de Eduardo Cunha está ruindo

Da revista Fórum:

O homem mais poderoso da Câmara dos Deputados começa a dar sinais de enfraquecimento após denúncia de cobrança de propina investigada pela Operação Lava-Jato; os antigos parceiros já evitam ser associados ao seu nome, o próprio partido se opôs ao rompimento com o governo e a sociedade civil se mobiliza para pedir a derrubada do parlamentar

Os sete sinais de que o poder de Cunha está ruindo:


Veja vira metralhadora de Cunha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A capa da Veja assume – não se pode deixar de reconhecer, com certa ironia – o sensacionalismo da revista, agora a serviço da desesperada defesa de Eduardo Cunha, que consiste, claro, em espalhar lama a granel, para que sua própria imundície desapareça.

É essa a saída possível de Cunha: criar um clima assemelhado ao bordão do antigo personagem de Chico Anysio, “sou, mas quem não é?”.

O fim da vergonhosa era Eduardo Cunha

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O fim da saga de Eduardo Cunha coloca um ponto final em um dos mais constrangedores episódios políticos da história da República, desde a redemocratização.

O vácuo político produzido pelos erros da presidente Dilma Rousseff promoveram uma abertura inédita da porteira e abriram espaço para oportunistas da pior espécie.

A crise colocou Cunha no papel de touro conduzindo o estouro da boiada. E, atrás dele, a malta do congresso, o universo dos pequenos políticos sem expressão, o chamado baixo clero, cuja atuação, em outros tempos, era moderada por lideranças de maior fôlego.

Mídia blindou o "picolé de chuchu"

Por Elineudo Meira e Cláudio Motta Jr., no site Linha Direta:

Comunista, fã de Chico Buarque e João Bosco, escritor, jornalista e blogueiro. Esse é Altamiro Borges, o Miro, ativista que atualmente é presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Em entrevista ao Portal e Rádio Linha Direta, o blogueiro falou da sua trajetória, dos livros escritos e sobre o debate em torno da democratização da mídia.