segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Google e a manipulação midiática

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Quando as grandes empresas de internet surgiram, nascidas nas universidades, e não nos grandes grupos de comunicação que já existiam, houve esperança de que elas viessem a contribuir para a consolidação de um ambiente de produção, publicação e troca de informações realmente livre.

Um novo espaço que privilegiasse o indivíduo no lugar do Sistema, ajudando-o a libertar-se do deletério domínio da mídia tradicional, umbilicalmente ligada, de parte a parte, por milhares de tentáculos, aos maiores grupos empresariais privados, que, no mundo inteiro, e em cada país, trabalham para manter o status quo e defender seus interesses, entre eles o de continuar - mesmo depois do surgimento da Rede Mundial de Computadores - a manipular e a explorar, do nascimento à morte, o homem comum.

O encontro da poesia com a política

Por André Vieira, no jornal Brasil de Fato:

Quando um grupo de pessoas se reúne para declamar poesias, cantar músicas, apresentar uma peça de teatro, conversar, tudo em um mesmo espaço, esse encontro é conhecido como sarau. Com mais de dois anos de existência, o Sarau Divergente é um desses exemplos. Realizado na 2ª quinta-feira de cada mês em frente à Ocupação Manuel Congo, no centro do Rio, a atividade abre espaço para diferentes formas de arte.

Denunciar ao mundo o golpe no Brasil


Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A matéria de capa da última edição da revista Veja ultrapassou qualquer limite aceitável pelas forças políticas progressistas deste país. E quando cito forças políticas progressistas não me refiro, tão-somente, a partidos de esquerda da base aliada, como PT e PCdoB, mas a todos os partidos de esquerda – inclusive os de oposição – e a movimentos sociais.

Nas garras do Estado policial

Por Bepe Damasco, em seu blog:                        

Me situo com muito orgulho na contracorrente da maioria que delira com prisões sem provas, delações em série e vivem a repetir o mantra de que “desta vez os poderosos estão indo para a cadeia”.

Durante o julgamento midiático da Ação Penal 470, juristas conceituados, a blogosfera progressista, jornalistas que não rezam na cartilha do PIG, lutadores sociais, ativistas políticos e todos aqueles que não se deixaram arrastar pelo senso comum alertavam para o precedente perigosíssimo dos rumos tomados pelo julgamento.

"Diálogo" com FHC é perda de tempo

Por Altamiro Borges

Na semana passada, com base em mais um patético vazamento, a mídia tucana especulou que o ex-presidente Lula pretendia "abrir o diálogo" com o grão-tucano FHC. A notícia plantada serviu apenas para criar confusão política e gerar cizânia nas bases governistas. De imediato, o Instituto Lula negou a intenção. Mesmo assim, setores do Palácio do Planalto caíram na armadilha da mídia, que agora se diverte com a recusa dos tucanos ao fantasioso diálogo. "PSDB diz que é 'tarde' para aceno do PT à oposição", afirma a Folha neste sábado (25). Colunistas "cheirosos", como Eliane Cantanhêde e Dora Kramer, também tiraram uma casquinha da cena ridícula. Por último, o vaidoso FHC aproveitou para posar de valentão, recusando o "conchavo... para salvar o que não deve ser salvo".

'Veja' mentiu sobre Lula. Até quando?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Na semana retrasada, num artigo editorializado, a revista Veja advertiu os seus leitores-militantes – os fanáticos "midiotas" – de que as condições para o impeachment de Dilma ainda não estavam maduras. O texto foi encarado por alguns mais otimistas como um recuo da famiglia Civita. Mas é bom não se iludir. A publicação golpista apenas mudou de tática. Já que não dá para derrubar a presidenta, ela vai investir em outro caminho: "sangrar" Dilma, desgastando seu governo, e "matar" Lula, inviabilizando sua candidatura em 2018. A edição desta semana – com mais uma capa terrorista (uma foto sombria do ex-presidente e a manchete "A vez dele") – evidencia a tática escrota da revista do esgoto.

O embrião fascista no Brasil


Por Marco Weissheimer, no site Sul-21:

O Brasil está assistindo ao crescimento de uma onda conservadora e autoritária, de cunho fascista, que pode lançar o País em um grave retrocesso político, econômico e social nos próximos anos. Toda vez que o país se deixou dominar pelo pensamento de direita, acabou sendo tomado pelos valores do autoritarismo, que vem das raízes escravocratas das nossas chamadas elites, preguiçosas, incultas e profundamente perversas. A advertência é do cientista político, escritor e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular” (Altadena Editorial) . O lançamento ocorreu no início da noite de sexta-feira, no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região, reunindo lideranças políticas e sindicais, jornalistas, estudantes e professores universitários.

'Veja', Merval e a patifaria na mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

O lixo semanal da revista Veja traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”.

A Veja não surpreende; iludidos são aqueles seres humanos de boa fé que ainda se surpreendem com a vilania daquela revista. A Veja apenas ensina que a patifaria, o ódio e o desprezo de classe não têm limites.

Datena candidato? É a barbárie!

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a Folha tucana especulou com a possibilidade de José Luiz Datena, apresentador do programa “Brasil Urgente”, da Band, ser candidato à prefeitura de São Paulo em 2016. Segundo o jornal da famiglia Frias, que não dá ponto sem nó, três legendas já teriam procurado o jornalista, que se tornou celebridade com as suas atrações policialescas e sensacionalistas. Sua candidatura também teria a simpatia do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que fará de tudo para desalojar o petista Fernando Haddad da prefeitura da mais importante capital do país. Vale conferir alguns trechos da matéria de encomenda, publicada nesta quarta-feira (22) e assinada por Daniela Lima, que evidencia como será pesada a disputa eleitoral do próximo ano: