sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Boneco de Lula é rasgado em São Paulo

Por Altamiro Borges

Em reportagem postada no final da tarde desta sexta-feira (28), o site da Folha informa que o “boneco inflável de Lula é rasgado e gera confusão no centro de São Paulo”. Apelidado de “Pixuleko”, ele exibe o ex-presidente com roupas de presidiário, custou R$ 12 mil e ganhou os holofotes da mídia tucana na marcha golpista de 16 de agosto em Brasília. A provocação barata (ou melhor, cara!) agora terá que ser remendada. Será que os grupelhos fascistas que encomendaram o boneco a uma empresa de Alagoas pedirão a fabricação de outros dois: um do lobista Eduardo Cunha, "herói dos coxinhas", já denunciado na midiática Operação Lava-Jato; e outro do cambaleante Aécio Neves, acusado de receber propina de Furnas?

Lula: "Se for preciso, vou pra disputa"

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

No inicio do mês, escrevi que a verdadeira tragédia de agosto não era o avanço conservador, os ataques à democracia e à esquerda. Isso é o que se espera da direita brasileira…

A tragédia mesmo era ver Lula (a maior liderança popular produzida por esse país, ao lado das figuras de Vargas e Prestes) acompanhar isso tudo calado.

Pois bem… Lula voltou.

As cobranças das rádios comunitárias

Por André Accarini, no site da CUT:

Em um momento do país em que a mídia promove de forma irresponsável um quadro de caos econômico e social, representantes de rádios comunitárias de diversas regiões brasileiras se reuniram em Brasília para discutir estratégias que visam fortalecer a comunicação democrática e a atuação dessas emissoras como contraponto à manipulação da informação. Mas os caminhos não são fáceis.

A Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias) realizou seu 8° Congresso nos dias 21, 22 e 23 de agosto. Os percalços que as emissoras enfrentam para apresentar um modelo de comunicação mais plural e democrático foram a linha principal dos debates no evento.

CPIs do fim do mundo ameaçam ao governo

Por Renato Rovai, em seu blog:

A mídia tradicional ainda não está acompanhando com o devido destaque seletivo costumeiro, mas começam a ganhar corpo algumas CPIs no Congresso que foram autorizadas pelo deputado Eduardo Cunha para tentar tirar o foco das graves investigações que sofre. Duas chamam a atenção, a dos crimes cibernéticos e a dos fundos de pensão.

Ambas estão virando um tango do branquelo safado. Vale tudo, desde que se possa criminalizar o PT e membros dos governos Lula e Dilma.

Mujica e a juventude: papo reto na UERJ

Foto: Yasmin Botelho
Por Dandara Lima, no site da UJS:

José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e atual senador, defendeu a descriminalização das drogas e a democracia na América Latina, nessa quinta-feira (27) no Rio de Janeiro. Mujica veio ao Brasil para receber o prêmio “Personalidade Sul 2015″, oferecido pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur).

Os golpistas desistiram da sua sanha?

Editorial do site Vermelho:

Os golpistas sossegaram a sanha anti-Dilma? É possível. Manifestações recentes de expoentes do grande capital (industrial e financeiro) podem indicar uma disposição nesse sentido. Mesmo jornalões conservadores, como Folha de S. Paulo, O Globo e o norte americano The New York Times mostraram em editoriais esse provável aquietamento e condenaram o golpismo contra a presidenta da República.

PSDB: de Covas às trevas do golpismo

Por Bepe Damasco, em seu blog:                              

O movimento golpista pela ruptura da ordem constitucional perde força aceleradamente. Diante das seguidas manifestações condenando o golpe vindas de juristas renomados, intelectuais, empresários de setores de ponta da produção, banqueiros, líderes e dirigentes de um sem número de partidos, e até uma parte do cartel da mídia, o PSDB se isola cada dia mais na sua cruzada patética para interromper o mandato da presidenta Dilma.

A mídia abdicou de fazer jornalismo

Por Joana Tavares, no jornal Brasil de Fato:

Pesquisador há décadas sobre o papel social da mídia, o professor aposentado da Universidade de Brasília Venício Lima é autor de vários livros sobre o assunto e segue refletindo sobre o comportamento dos veículos de comunicação, a necessidade de regulação do setor e o papel da comunicação alternativa e pública.

Temos visto uma cobertura cada vez mais parecida, especialmente da política, nos veículos da mídia hegemônica. Apesar de pequenas diferenças de linha editorial, parece haver uma homogeneização no tratamento de alguns temas, como na questão da crise e da operação Lava Jato. Como você avalia esse comportamento?

Na verdade, não acho que constitui uma novidade. Há muitos anos, em livro que publiquei com o Kucinski [“Diálogos da perplexidade: reflexões críticas sobre a mídia”], comentamos essa questão da posição homogênea da grande mídia. É a ideia de que a grande mídia funciona como se tivesse um supraeditor, como se as principais notícias, a pauta, a narrativa, fossem cotidianamente editados por um super editor, que dá a elas o mesmo enquadramento. Isso é tão verdadeiro que às vezes as mesmas palavras aparecem reiteradamente, para os mesmos assuntos, para a mesma pauta, em diferentes veículos. Isso não é uma novidade, e expressa apenas o fato sabido e conhecido de que os oligopólios privados de mídia no Brasil têm interesses comuns e defendem basicamente as mesmas propostas e são contra as mesmas propostas, projetos e políticas.


Mujica e as lições para a política

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



Quando se olha a foto aí de cima, tirada ontem na Uerj, não é difícil imaginar Lula ali, no lugar de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.

E porque não se tem – como se poderia ter, cinco anos atrás – a mesma foto de Lula, agora?

Mujica é um homem espetacular, como é espetacular a trajetória de Lula de Garanhuns à Presidência.

Mas porque Mujica é espetacularizado pela mídia hoje, enquanto Lula é demonizado?

Porque Mujica é uruguaio?

Sim, também.

Dilma, o corte dos ministérios e a mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Mídia e oposição atacam Dilma e Lula há cerca de uma década por terem criado “excesso de ministérios”. Na campanha eleitoral de 2014, Aécio Neves, Eduardo Campos e a candidata que o sucedeu, Marina Silva, fizeram um cavalo de batalha por conta dos 39 ministérios – Eduardo e Marina só não criticavam quando eram ministros dos governos petistas.

Deputados apresentam "Pauta da Virada"

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Lideranças de 15 partidos da base do governo na Câmara lançaram nesta quarta (27) um documento com 26 contribuições para que o país supere a crise e retome o crescimento econômico, batizado de “Pauta da Virada”.

O documento se contrapõe ao conteúdo conservador e neoliberal da “Agenda Brasil”, apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na semana passada. Subdividido em nove eixos temáticos, indica uma saída para a crise que não cobra a conta apenas dos trabalhadores.

Apagões, viroses e o futebol na TV Globo

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Copa do Mundo: Alemanha 7 x 1 Brasil. Diagnóstico do Scolari: “Apagão”. Copa América: Brasil desclassificado pelo Paraguai. Diagnóstico do Dunga: “Virose”. Em outras profissões, diagnósticos desse tipo poderiam ser submetidos a conselhos de ética e seus autores, a punições. Diagnósticos sérios, se fossem feitos, iriam buscar as razões dessas derrotas em problemas bem mais profundos. Práticas capazes de transformar, em duas ou três décadas, o “melhor futebol do mundo” num coadjuvante menor das grandes disputas internacionais.

Volta da CPMF merece aplauso

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Quem acompanha este espaço sabe que em janeiro de 2011, quando Dilma Rousseff recebeu a faixa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, escrevi que sua prioridade absoluta deveria ser restaurar a CPMF, o imposto do cheque capaz de assegurar um remédio duradouro para o financiamento da saúde pública.

A notícia de que, em 2015, Dilma Rousseff planeja recuperar uma nova versão do imposto do cheque merece aplauso. Estamos falando de uma garantia prevista no artigo 196 da Constituição, que diz:

UOL vira piada nas redes por blindar Aécio

Da revista Fórum:



Desde março deste ano que a hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor não ganha a repercussão que conseguiu na manhã desta quarta-feira (26), quando chegou aos Trending Topics do Twitter no Brasil. Ela foi resgatada por internautas para satirizar o portal UOL que, em um aparente ato de blindagem, tirou o nome do senador Aécio Neves (PSDB) em uma manchete sobre a revelação de que ele teria recebido dinheiro desviado de Furnas.

A CPMF e a batalha da comunicação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Quando eu falo que o maior problema do governo é a comunicação, imagino as pessoas torcendo o nariz. Uma logo pensa em rebater: não, não é! É a política! Outro se indigna: claro que não, o principal problema é a corrupção!

O próprio governo parece não saber o que é comunicação, o que significa que também esqueceu como fazer política.

Comunicação não pode ser confundida com a sua prima ordinária, a propaganda, nem com sua tia esnobe, as relações públicas.