sábado, 5 de setembro de 2015

Temer e o "pescador em águas turvas"

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O vice-presidente Michel Temer pertence a uma geração de homens públicos que aprenderam o significado da expressão "pescar em águas turvas."

Trata-se de um ditado português muito empregado durante o regime militar, que indica a atitude de quem procura "aproveitar-se de situação confusa ou difícil para tirar proveito pessoal."

Num governo com sinais permanentes de desorientação, a presença de Michel Temer em São Paulo, ontem, num encontro de executivos e empresários pode ser incluída nessa categoria. Como acontece com as debutantes nos bailes de 15 anos, o vice-presidente, que já fará 75 no próximo dia 23, apresentou-se à sociedade.

Internauta homofóbico é condenado

Da revista Fórum:

O internauta Márcio Gleyson Damasceno foi condenado pela Justiça de Natal, no Rio Grande do Norte, a prestar serviços comunitários em uma instituição que assiste homossexuais em situação de vulnerabilidade no interior do estado. A sentença é uma resposta à ameaça de morte que Damasceno fez no Facebook ao deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ).

Tio de Aécio foi beneficiado no aeroporto

Do Jornal GGN:

Cheia de dedos, a Folha de S. Paulo deste sábado (5) revela que o tio-avô de Aécio Neves (PSDB), o ex-prefeito Múcio Tolentino, 90, usará parte do dinheiro que receberá de indenização do Estado de Minas Gerais para pagar um processo sofrido por ter usado indevidamente recursos do Estado de Minas Gerais. O caso está relacionado à construção do aeroporto de Cláudio, episódio que veio a público somente na eleição presidencial do ano passado.

A regra do jogo eleitoral é dinheiro

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:



O PT não inventou o jogo das campanhas milionárias.

É verdade que as aceitou e não pode haver campanha milionária, evidente, sem milhões.

Ou bilhões, porque em 2014, os gastos das campanhas para Presidente, Governador, Senador, deputados federais e estaduais já passaram e muito do bilhão: chegaram a R$ 5 bilhões, isso o declarado.

Zelotes chega a graúdos do Congresso

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Engraçado ver como a Lava Jato merece páginas, páginas e páginas em nossos jornalões, com infográficos gigantes, animações, longos minutos no Jornal Nacional. O Ministério Público Federal montou uma força-tarefa que só cuida disso, e até manda missões para os Estados Unidos.

O responsável pela Lava Jato tem tempo para dar entrevistas em todos os jornais, revistas e programas de TV.

Já as investigações da Zelotes, contra o principal problema de corrupção no país, a corrupção fiscal, encontra todo tipo de dificuldade: segredo absoluto de justiça, força-tarefa sem recursos, judiciário preguiçoso, mídia desinteressada.

A força da Frente Brasil Popular

Por Pedro Carrano e Rafael Tatemoto, no jornal Brasil de Fato:



A Frente Brasil Popular, articulação de movimentos populares e organizações políticas, foi lançada neste sábado (5), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Reunidos na área externa da Assembleia Legislativa, mais de duas mil pessoas participaram da Conferência Nacional Popular. Segundo os organizadores, o objetivo da Frente é a defesa da democracia e a proposição de uma nova política econômica, voltada para os trabalhadores.

Frente Brasil Popular é lançada em MG

Do site da Frente Brasil Popular:




Com a presença de lideranças nacionais e mais de dois mil delegados e delegadas vindos de 21 estados do país e do Distrito Federal, a Frente Brasil Popular foi lançada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, num marco histórico do movimento popular contra o golpe, em favor da democracia e por um programa econômico alternativo.

Nasce a Frente Brasil Popular

Por Bruno Vieira, na Rede Brasil Atual:

Neste sábado (5), a capital de Minas Gerais se tornou palco de importante luta pelo fortalecimento da democracia no país. Movimentos sociais, centrais sindicais e integrantes de partidos de esquerda realizaram a Conferência Nacional Popular na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento contou com a presença de mais de mais de mil delegados das cinco regiões do Brasil.

O debate sobre as grandes fortunas

Editorial do site Vermelho:

A gritaria conservadora despertada pelo anúncio de que o governo poderia adotar a CPMF demonstrou mais uma vez a velha e sabida verdade sobre as classes dominantes brasileiras: rico não paga impostos e usa todos os recursos de que dispõe para manter esta situação privilegiada.

São sobretudo especuladores financeiros. Representam uma parcela mínima da população e abocanham parcela enorme da riqueza produzida pelos trabalhadores e empresários da produção.

Aylan Kurdi e o assassinato da humanidade

Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

O corpo inerte de Aylan Kurdi, a inocente criança síria de cinco anos atracada já sem vida nas areias da praia de Bodrum, na Turquia, é o retrato da morte da humanidade. É a prova indesmentível de uma morte matada; não de uma morte morrida. É o testemunho de uma morte moralmente inaceitável; de uma morte, enfim, repugnante.

O corpo inerte de Aylan Kurdi atesta o assassinato da humanidade.