quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Aécio pagará os 124 voos para o RJ?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Sem maior estardalhaço, a Folha revelou nesta quarta-feira (23) mais uma sacanagem do cambaleante Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB nas eleições presidenciais de outubro passado. Quando foi governador de Minas Gerais, ele usou o avião oficial para realizar 124 viagens ao Rio de Janeiro. Namorou e curtiu as noitadas cariocas com dinheiro dos contribuintes mineiros. O jornal não exigiu, como é do seu costume, a criação de mais uma CPI e nem cobrou a imediata devolução da grana aos cofres públicos. Mesmo assim, ajudou a tirar a máscara do falso moralista, o playboy que hoje posa de vestal da ética e rosna pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

PSDB expulsará agressor de Stedile?

Por Altamiro Borges

Aos poucos, os integrantes do grupelho golpista "Instituto Democracia e Ética", que protagonizou as agressões contra João Pedro Stedile, líder do MST, no aeroporto de Fortaleza nesta terça-feira (22), serão desmascarados. Caberá, então, ao poder público tomar as devidas providências para conter esta onda de ódio e intolerância. Um deles já foi descoberto. Trata-se do empresário Paulo Angelim, dono da corretora Viva Imóveis, que se filiou em julho passado ao PSDB e que não esconde suas intenções de ser candidato. Será que o comando tucano será cúmplice deste oportunista e provocador? Será que a legenda "socialdemocrata" insistirá em chocar os ovos da serpente fascista na sociedade?

A mosca azul do líder da oposição

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

Finalmente, teve fim a chicana imposta ao Supremo Tribunal Federal pelo líder da oposição naquela Corte, o ministro Gilmar Mendes.

Relembro.

Com o recurso do ‘pedido de vista’, o inefável ministro reteve por nada menos que um ano e cinco meses (posto que desde 2 de abril de 2014) os autos do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) interposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB contra dispositivos da legislação eleitoral ordinária permissivos do financiamento empresarial das eleições.

Doação privada: Uma decisão histórica

Por Jandira Feghali, no site do Jornal do Brasil:

Pouco menos de 500 dias depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu decisão derradeira sobre tema fundamental para o fortalecimento da democracia. Derrubou, como Davi a Golias, o gigantesco lobby de empresas privadas nas campanhas políticas ao declarar inconstitucional esse tipo de financiamento eleitoral. Vitória para muitos, desespero para outros.

Aécio explicará sua farra aérea?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Aécio é o real vampiro da política nacional. Ele simplesmente não suporta a luz do sol.

Por luz do sol, entenda-se o seguinte: ser fiscalizado.

Em seus anos no governo de Minas, ele simplesmente eliminou a fiscalização. Estava tudo dominado.

E então ele fez coisas como o uso torrencial e privado do avião oficial de Minas, como se soube hoje.

Dilma recobra força contra impeachment

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Na segunda-feira o governo tinha uma avaliação realista: se não fechasse um acordo com o PMDB, os vetos de Dilma cairiam no Congresso e isso alargaria o caminho para o impeachment. A cúpula do partido esnobou os convites de Dilma para negociar a reforma ministerial mas o acordo fechado com a bancada da Câmara mostrou a emergência de outro cacique, o líder Leonardo Picciani. A bancada aprovou a permanência do governo por 42 votos a nove e na noite de ontem (3ª. feira, 22/09) garantiu a manutenção de 24 dos 32 vetos que estavam em pauta. Foi uma primeira vitória, que não autoriza o governo a relaxar nem cantar vitória mas ela sugere que o governo ainda tem condições de rearticular sua base para barrar o processo de impeachment.

Nota de solidariedade a Stedile


O conjunto de movimentos sindicais, populares, pastorais sociais, parlamentares progressistas e intelectuais comprometidos com a luta do povo brasileiro, vem por meio desta nota prestar solidariedade ao companheiro João Pedro Stedile, histórico militante das lutas sociais do Brasil e da América Latina.

Na noite do dia 22 de setembro, uma claque com aproximadamente 30 reacionários bradando gritos de ódio e diversos xingamentos atacou e agrediu o companheiro Stedile, que acabava de chegar no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza – Ceará, convidado por diversas entidades para participar de um Congresso Sindical e de uma atividade sobre Reforma Política e combate à Corrupção.

Agressão a Stedile exige reação imediata

Por Valter Pomar, em seu blog:

Na noite de 22 de setembro de 2015, no aeroporto de Fortaleza, João Pedro Stedile foi vítima de uma agressão.

Os detalhes da agressão foram filmados e divulgados, através das redes sociais, pelos próprios agressores.

Quem assiste aos cerca de 6 minutos do vídeo divulgado percebe que faltou pouco para a agressão virar um linchamento.

MST repudia agressão contra Stedile

Do site do MST:

A Direção Nacional do MST vem a público denunciar e repudiar o ato agressivo e constrangedor que o membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, sofreu no aeroporto de Fortaleza na noite desta terça-feira (22).

Para o MST, este episódio não é um fato isolado, mas um reflexo do atual momento político pelo qual passa o país, em que se vê crescer a cada dia o ódio contra os movimentos populares, migrantes e a população negra e pobre, como os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro em que a juventude das favelas está sendo impedida, com risco de sofrer agressão, de ir às praias da zona sul da capital fluminense.

Avião oficial vira jatinho privê de Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A hipocrisia dos tucanos ao denunciarem o aparelhamento do Estado pelos governos petistas foi exposta mais uma vez com a revelação sobre o uso do avião oficial em viagens particulares de Aécio Neves nos sete anos e três meses em que foi governador de Minas Gerais.

Em levantamento feito pela Casa Civil do atual governo mineiro, comandado pelo PT, e revelado em reportagem de Ranier Bragon e Aguirre Talento na Folha desta quarta-feira, ficamos sabendo que o candidato do PSDB derrotado na última eleição presidencial viajou no avião oficial nada menos do que 124 vezes de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, onde gostava de passar os finais de semana.

Volks estava mancomunada com a ditadura

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

O coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação apresenta denúncia contra a Volkswagen no Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, nesta terça-feira (22), por colaboração e apoio à repressão durante a ditadura militar de 1964.


“Será a primeira vez que o Ministério Público vai aceitar representação dos trabalhadores que foram perseguidos contra o ato autoritário da Volks. Não é uma ação contra a empresa, mas contra o ato autoritário”, enfatizou João Batista Lemos, atual presidente estadual do PCdoB do Rio de Janeiro, que foi uma das vítimas dessa política de perseguição.

Por um Congresso com a cara do povo

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Nos sistemas políticos representativos, os cargos executivos representam a maioria da população. Os legislativos deveriam representar as distintas posições em suas devidas proporções, espelhando a diversidade – social, politica, cultural – da sociedade.

No entanto, não há nada mais oposto à cara da sociedade brasileira do que a composição dos parlamentos, a todos os níveis. É como se os congressos fossem a sociedade invertida: há muito mais parlamentares representando o agronegócio do que as trabalhadores rurais enquanto que, na realidade do campo, são milhões de trabalhadores trabalhando a terra por um lado e um punhado de donos de agronegócio por outro.

Lava Jato tira a máscara

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Um dos procuradores mais visíveis da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, deu uma entrevista coletiva na qual tirou a máscara da operação.

Com medo de que novas etapas da Lava Jato acabem em mãos de outro juiz, outros delegados, outros procuradores, não pertencentes à República do Paraná, Carlos Lima admitiu que o alvo é o governo federal.

"O que queremos mostrar é que não estamos investigando a Petrobrás. Nós nem começamos a investigação por ela. Estamos desvelando a compra de apoio político-partidário pelo governo federal, por meio de propina institucionalizada nos órgãos públicos. Se não reconhecerem isso, vai ser um problema", afirmou Carlos Lima.

O povo não deve pagar pela crise

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Na segunda (14), os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciaram, em coletiva no Palácio do Planalto, um pacote de nove medidas que prometem equilibrar a economia brasileira no próximo ano.

A proposta, que ainda depende de aprovação no Congresso, é clara. Reduzir gastos e aumentar as receitas. Serão R$ 26 bilhões cortados do orçamento de 2016 que, na prática, significam congelamento do salário de todo o funcionalismo público federal, suspensão dos concursos públicos, cortes radicais na saúde, educação e na previdência, além de sérias ameaças ao salário mínimo e aos projetos sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.

Bolsonaro e a "escória do mundo"

Da revista Fórum:

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse, na última quinta-feira (17), que os refugiados que chegam ao Brasil são “a escória do mundo”. A afirmação foi feita em entrevista ao jornalista Frederico Vitor, do Jornal Opção, de Goiás. As informações são do portal Exame.

Os voos do moralista Aécio Neves

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Nem se pode dizer que foi provocação dos adversários, porque o relatório do governo foi feito a partir de um requerimento de um deputado do PSDB, querendo arrancar alguma “casca” para encetar um daqueles discursos moralistas sobre os “escândalos” das “mordomias petistas”.

Os EUA e a situação na Síria

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Tendo aberto a Caixa de Pandora na Síria, ao tentar retirar esse país da área de influência de Moscou, armando terroristas islâmicos para derrubar o governo - aliado russo - de Bashar Al Assad, e depois de destruir, nessa tentativa, a nação que tem mais refugiados hoje espalhados pelo mundo, Washington reconhece agora que terá de negociar com Moscou por meio de "discussões táticas práticas", para evitar "erros de cálculo" que possam colocar os EUA e a Rússia em conflito no teatro de operações sírio.