sábado, 26 de setembro de 2015

O Papa peregrino contra a insanidade

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O Papa Francisco teve uma semana movimentada. Passou por Cuba, onde rezou em Havana, na Praça da Revolução, para dezenas de milhares de fiéis católicos, e visitou Holguin e Santiago, depois de se encontrar com Fidel Castro, a quem tratou com atenção e simpatia.

De lá, voou para os Estados Unidos, onde foi recebido por Barrack Obama, rezou em frente à Casa Branca, para uma multidão de fiéis, e discursou, durante uma hora, sendo várias vezes interrompido por aplausos, no Congresso norte-americano.

Que horas ela volta? Com medo de Jéssica

Por Léa Maria Aarão Reis, no site Carta Maior:

O filme de Anna Muylaert mobiliza e provoca furor. Até a semana passada, 250 mil espectadores assistiram a saga da doméstica Val e da sua filha Jéssica. Oitenta mil deles apenas num fim de semana. Isto faz Que Horas Ela Volta? aprumar-se para chegar perto da bilheteria dos blockbusters americanos feitos de boçalidade e de músculos. Escolhido para representar o Brasil na competição de Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2016, sua carreira reafirma o trabalho da cineasta paulista como autora de bons filmes: o premiado Durval Discos, É proibido fumar, Chamada a cobrar e, sobretudo, como corroteirista do excelente O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburguer.

A mala de dinheiro do líder do PSDB

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

No início deste setembro, o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por crime de falsificação de documentos para fins eleitorais.

O motivo? Chamou atenção doações dele para sua própria campanha por meio de depósitos em dinheiro no valor de R$ 207,4 mil. Aníbal é investigado no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa o delatou como intermediário dos interesses do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) junto à estatal. A Procuradoria suspeitou de que o deputado estivesse doando em seu próprio nome para ocultar a origem de algum doador que não pudesse aparecer.

Haddad e a capital do reacionarismo

Por Bepe Damasco, em seu blog:                            

Em artigo recente, lúcido e preciso como sempre, Paulo Nogueira, do Diário de Centro do Mundo, lamentava o fato de o reconhecimento à qualidade da gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tenha vindo de um jornal do exterior. O conservador Wall Street Journal disse que em cidades mentalmente mais arejadas Haddad seria reconhecido como um "visionário urbano."

Mas na capital brasileira do reacionarismo e da intolerância o prefeito é massacrado pela mídia e xingado dia e noite nas rodas das classes média e alta.

Gilmar Mendes processa líder do MTST

Da revista Fórum:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu processar por danos morais o coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, por artigo que escreveu na Folha de S. Paulo criticando a atução do magistrado. Conforme informações do próprio jornal, Mendes pede indenização de R$ 100 mil e a ação corre na Justiça do Distrito Federal.

O começo do fim do herói da direita

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O “fatiamento” da Lava Jato está resultando num chororô sem fim da direita brasileira, enquanto os protagonistas da operação vêem seu status de heróis da pátria ameaçados.

A decisão do Supremo, por 8 votos a 2, deu-se por causa do possível envolvimento de Gleise Hoffmann numa fraude no Ministério do Planejamento.

O ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato no STF, afirmou que só poderia se manifestar nos casos diretamente ligados ao escândalo da Petrobras, origem das investigações - foi em Curitiba que tudo começou, com o doleiro Alberto Youssef. Sergio moro é o titular da 13.ª Vara Criminal da Justiça Federal da capital paranaense.

Os mistérios da Operação Zelotes

Por André Pereira, no site Sul-21:

Daqui a 50 anos, os livros de História descreverão 2015 como um dos anos mais conturbados da história republicana brasileira, mas vamos torcer para não ter que esperar pela arqueologia histórica para desencavar alguns dos mistérios mais intrigantes da Operação Zelotes. Alguns, aliás, já começam a ser esquecidos, tais são o ritmo e a quantidade de fatos. Ei-los, para refrescar a memória.

PCC está cada vez maior em SP

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

Em Harry Potter, série de livros infantojuvenis, os bruxos bons acreditavam que não mencionar o nome do vilão Lorde Voldemort bastaria para mantê-los seguros. Mas Voldemort continuava lá, mesmo sem ser nomeado. O governo de São Paulo parece apostar na mesma estratégia. Um dos grandes esforços de “inteligência” para combater o PCC foi convencer a maioria dos meios de comunicação a não citar a facção criminosa. Seria uma maneira de não dar visibilidade ao bando e limitar sua expansão. Como no caso da saga da escritora J.K. Rowling, o resultado é desalentador. O PCC acaba de completar 22 anos com pompa e circunstância e com cada vez mais tentáculos.

Debate: A mídia e o ovo da serpente


Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


A crise política e econômica brasileira e o papel da mídia no avanço do conservadorismo serão temas de debate no dia 28 de setembro, em São Paulo. A discussão contará com as presenças de Roberto Amaral (dirigente do PSB), Tarso Genro (ex-governador do Rio Grande do Sul) e Luciana Santos (deputada federal e presidente do PCdoB). A atividade, que tem apoio do Fórum 21, acontece às 19h, na sede do Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - próximo ao metrô República).

A Operação Lava-Jato tem lado

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há um grande mérito na Lava Jato e uma grande interrogação.

O mérito foi o de ter, pela primeira vez, investigado uma das fontes centrais históricas do poder político brasileiro: as grandes empreiteiras de obras públicas.

A dúvida é o filtro político que impôs às investigações.

Para tentar entender:

STF "fatia" gigantismo da Lava-Jato

Por Adalberto Monteiro, no site da Fundação Maurício Grabois:

O Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (23), decidiu retirar da 13ª Vara do Paraná a condução das investigações sobre hipotéticos pagamentos de propina pela Consist, empresa de São Paulo, à senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Outros inquéritos – que como este não se ligam diretamente à Petrobras – poderão receber este mesmo veredito.

A grande mídia, receptadora dos vazamentos seletivos da Lava Jato, emitiu forte protesto contra essa decisão, fazendo coro ao repúdio proferido pelo staff da força-tarefa de Curitiba.

Um acordo histórico na Colômbia

Por Mariana Serafini, no site da UJS:

Nesta semana acompanhamos um dos mais importantes avanços dos últimos tempos, vimos o governo da Colômbia e as Farc firmarem um acordo que estipula um prazo de seis meses para pôr fim ao conflito no país. Já passam de 60 anos de guerra.

Nossos pais nasceram, cresceram e a Colômbia já estava tomada por um (aparentemente) interminável conflito civil. Nossa geração presenciou diversos episódios emblemáticos deste processo, como sequestros de anos que chegaram ao fim, com negociações dignas de produções hollywoodianas, até tentativas frustradas de acordos de paz.

Volkswagen prejudica apenas quem respira

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Volkswagen instalou um mecanismo para fraudar testes de emissões de poluentes, fazendo com que 11 milhões de seus carros aparentassem ser menos tóxicos do que normalmente eram. Com isso, além de enganar o consumidor, prometendo algo que não entregava, a empresa apertou a tecla “dane-se'' para a qualidade de vida no planeta, considerando que automóveis são uma das principais fontes de problemas. Ou seja, não apenas o comprador foi prejudicado, mas todo mundo que respira. Que, creio, não são poucos.