quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A mensagem de esperança dos alunos de SP

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Foram os melhores dos tempos, e foram os piores dos tempos.

Assim começa, numa tradução bem livre, um clássico de Dickens. Ele mostrava como uma mesma época pode ser vista de diferentes maneiras.

A grande frase dickensiana cabe perfeitamente para a São Paulo deste 2015 que vai terminando.

Bombas contra Marcha das Mulheres Negras

Do blog Viomundo:





Aconteceu nesta tarde em Brasília a Marcha Mulheres Negras.

Um manifestante não identificado ainda – que participa dos acampamentos golpistas contra o governo em frente ao Congresso Nacional – arremessou bombas caseiras contra os participantes da Marcha das Mulheres Negras.

Ciclo de debates: Que Brasil é este?

Manifesto contra a Lei Antiterrorismo

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Em manifesto lançado, nesta terça (17), diversas entidades criticam o Projeto de Lei Complementar 101/2015, que tipifica o crime de terrorismo no país. Conforme o documento, se promulgada, a proposição, batizada de Lei Antiterrorista, violará garantias fundamentais e comprometerá a democracia.

Já aderiram ao documento intelectuais, acadêmicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil como a Associação Juízes pela Democracia (AJD), o Instituto Brasileiro de Direito Criminal (IBCCRIM), a Conectas Direitos Humanos, a Artigo 19 e o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Porque a Lava Jato já condenou Lula

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Procuradores, delegados e o juiz Sérgio Moro têm certeza de que o esquema de corrupção esteve sob o comando de Lula. A prisão de Lula tornou-se ideia fixa para a Lava Jato. Não se trata de suspeita tratada como suspeita.

Quando o procurador grisalho, de olhos rútilos, afirma que já pegaram Dirceu e agora vão pegar quem está acima de Dirceu, certamente não está pensando no Divino Espírito Santo.

Há três fatores alimentando essa obsessão: um de caráter penal, dois de fundo psicológico.

O maior desastre ambiental do Brasil

Por Caio Santos, no site dos Jornalistas Livres:

Quem chega em Gesteira, distrito rural no município de Barra Longa, MG, nunca vai imaginar que antes passava um córrego com água cristalina e havia um campo verde amplo na frente, onde bois e cavalos pastavam. Porque quem chegar hoje em Gesteira não verá um pasto, nem um animal ou um riacho. Verá apenas uma gigantesca lagoa de barro escuro onde antes era um vale. Os moradores descrevem para mim, entre o luto e a saudade, a paisagem onde cresceram e que, provavelmente, nunca mais verão na vida.

As causas da atual onda de desemprego

Por Róber Iturriet Avila, no site Brasil Debate:

A constante pressão que o governo federal sofreu de setores mais conservadores surtiu efeito. A despeito das forças sociais que elegeram Dilma Rousseff em 2014 discordarem de políticas econômicas ortodoxas, a guinada é explícita em 2015. O novo ministro Joaquim Levy, advindo do setor financeiro, cumpre o seu papel.

A redução dos gastos governamentais, a elevação da taxa de juros e a redução do crédito via instituições públicas, em paralelo à variação cambial, reduziram eficazmente o salário real e aumentaram o desemprego. Também foram capazes de majorar a relação dívida/PIB, seja pela recessão gerada, seja pelo maior montante gasto em juros.

Alguns juízes acham que são Deus

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

São tantas as tragédias, desgraças, denúncias e delações que por vezes fatos importantes da vida real acabam nos escapando na selva do noticiário.

Só nesta quarta-feira, uma semana após a sua publicação no portal de O Globo, passeando pela internet em busca de assunto, encontrei a matéria do colega Gustavo Goulart, que me chamou a atenção por parecer a mim algo inverosímel.

Ondas de lama atolam toda a sociedade

Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no jornal Brasil de Fato:

As ondas de lama vindas do desastre ambiental no arrasado Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, afetam não apenas pontos específicos dos estados diretamente atingidos. Atolam toda a sociedade. Uma tragédia anunciada que ultrapassa os limites do município de origem e as divisas do estado. Invade todo o ecossistema, sufoca a vida. A crueldade com que a natureza é atingida e, sobretudo, a dor dos pobres que perdem familiares e o pouco que têm, contracenam com a terrível destruição de casas e de outros cenários urbanos.

Donos da mídia e a paternidade do terror

Por Rita Coitinho, no site Vermelho:

Parece cruel supor que o os verdadeiros responsáveis pela tragédia que se abateu sobre Paris na última sexta-feira sejam os próprios poderosos franceses e seus aliados da Otan. Assim como parecia insensível a atitude de quem atribuía aos próprios (poderosos) estadunidenses a responsabilidade pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

Parece. Mas nem tudo o que parece é. A realidade é sempre mais complexa do que apontam os fatos tomados isoladamente. E é por isso que a crítica marxista ao positivismo foi arrasadora. Olhado isoladamente o fato social nada nos diz, são suas múltiplas conexões que podem nos fornecer um olhar mais aproximado do todo social e alguma explicação da realidade em toda a sua complexidade.

'Folha' esconde os protegidos de Aécio

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Quando era governador, Aécio Neves colocou aeronaves oficiais do estado de Minas para fazer com o dinheiro público o serviço que empresas de táxi aéreo deveriam fazer, transportando celebridades, empresários e cartolas de futebol para voos de natureza privada. Não era carona, com autoridades mineiras viajando junto. Eram voos alocados exclusivamente para atender o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, o apresentador Luciano Huck e a dupla Sandy e Júnior, o ex-executivo da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o falecido editor da revista Veja, Roberto Civita, os atores José Wilker, falecido, e Milton Gonçalves.

Órfãos de Cunha e Aécio apelam a Temer


Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O pessoal do acampamento coxinha desembarcou em peso no congresso do PMDB, em Brasília.

Animados, levando cartazes “Vista a Faixa, Temer” para transformar um encontro sobre o qual, até pouco tempo, se dizia que marcaria o desembarque do partido do governo, tentaram dar o clima que já não é o da maioria peemedebista.

A tragédia de Mariana e o papel da mídia

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:


O núcleo mineiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé convida a sociedade a participar do debate “O Silêncio da Lama - A cobertura da mídia sobre a tragédia de Bento Rodrigues”, que será realizado na quinta-feira (19), em Belo Horizonte. A atividade estava previamente agendada para o dia 16, mas teve de ser adiada.

Ex-sócio de Serra é citado na Lava-Jato

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

A vigésima fase da Operação Lava Jato colocou nos holofotes um novo personagem próximo a políticos do PSDB. A investigação mostra que os repasses de 15 milhões de dólares em propina da empresa belga Astra Oil para a venda da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, à Petrobras foram feitos por meio de um contrato de consultoria com uma companhia chamada Iberbras.

A partir da Iberbras, surge o nome de: Gregório Marin Preciado. Casado com uma prima do senador José Serra, do PSDB, ele é apontado pelo Ministério Público Federal como um outro operador do esquema e beneficiário de propinas.

Mais presentes de Natal para as teles

Editorial do Instituto Telecom:

Na mesma semana em que a Anatel propôs a troca das multas por investimentos nas redes, a representante do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer, aproveitou uma mesa de debates durante o Fórum de Governança da Internet (IGF 2015), na Paraíba, para defender a redução nas regras impostas às operadoras.

Cunha manobra no Conselho de Ética

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Eduardo Cunha está em franca movimentação, apostando todas as fichas na rejeição da abertura do processo de sua cassação pelo Conselho de Ética, na votação que pode ocorrer nesta quarta-feira ou na quinta, segundo o presidente do colegiado, José Carlos Araújo. Nas avaliações de Cunha e seu “núcleo duro”, se o processo for aberto e prosseguir, poderá chegar até o plenário, onde será muito difícil evitar a cassação. Por isso, a estratégia é matar o processo agora, no nascedouro.

Qual a diferença entre esquerda e direita?

Por Leandro Fortes, em sua página no Facebook:

Eu já ouvi essa pergunta de muitas formas, em muitas ocasiões, muito embora essa indagação seja feita, quase sempre, pelo mesmo perfil de gente: pessoas de direita com convicções bastante arraigadas nas zonas mais sombrias dessa parte do espectro ideológico.

A pergunta em si, não o questionamento acadêmico, costuma ser usada para induzir agressividade ao debate político. Não é feita para ser respondida, é mais um insulto do que uma questão. É como se o interlocutor lhe perguntasse: “Quem é tão estúpido para ainda se preocupar com isso?"

Como a mídia sabota o seu emprego

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                      

O direito ao trabalho é o mais importante dos direitos sociais. Sem emprego, a vida do trabalhador vira literalmente pelo avesso. Se o desempregado demora a encontrar uma nova ocupação, então, nem se fala. Logo seu cotidiano vira um calvário.

Mídia ofusca queda da desigualdade social

Por Altamiro Borges

Na sexta-feira (13), o IBGE divulgou alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Um deles mereceria manchetes nos jornalões e destaque nos noticiários das emissoras de rádio e tevê. Segundo a ampla sondagem, pelo décimo ano consecutivo o Brasil ficou menos desigual em 2014. A queda da desigualdade se deu em decorrência do aumento da renda dos mais pobres, graças aos inúmeros programas sociais do governo e à elevação do salário mínimo - entre outros fatores. A mídia tucana, que adora dar apenas notícias ruins - como escreveu o âncora Sidney Rezende, afastado recentemente da bancada da TV Globo -, preferiu ofuscar esta importante vitória dos brasileiros.

Agiota ianque prega golpe no Brasil


Por Altamiro Borges

O economista Armínio Fraga é um neoliberal convicto, que nunca escondeu as suas ligações carnais com o império ianque. Ele inclusive é naturalizado nos EUA, a sua pátria amada e idolatrada. Ele já foi membro do Conselho Internacional do banco JP Morgan, da Junta Assessora do Banco Mundial e de vários outros antros rentistas - trabalhou até no banco central estadunidense, o poderoso Federal Reserve (Fed). Ficou famoso, porém, como moleque mimado do agiota planetário George Soros, na Soros Fund Management - culpada pelo desastre financeiro e a desgraça social de inúmeros países.