sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A crise política não é só do PT

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

É inaceitável, sob qualquer justificativa, que um líder do governo no Senado Federal trame estratégias de fuga junto à família de um réu. E que se proponha a interferir nas ações do Supremo Tribunal Federal. É de uma arrogância e desfaçatez, a indicar o grau de deterioração da política no Brasil.

Quando um líder do governo ataca a Justiça e a República, estamos às portas de uma crise institucional.

O porrete e o vira-lata

Por Mauro Santayana, em seu blog:

No momento em que se levantam, novamente, as vozes do neoliberalismo tupiniquim, exigindo uma rápida abertura comercial do Brasil para o exterior, e o PMDB inclui, em seu documento Uma Ponte para o Futuro, a necessidade do Brasil estabelecer acordos comerciais com a Europa e os EUA, lembrando a iminência e a imposição “histórica” do Acordo Transpacífico, e em que mídia tradicional segue com sua insistência em defender como modelo a ridícula Aliança do Pacífico, a União Européia - depois de enrolar, durante anos, nas negociações com o Mercosul - parece que vai simplesmente “congelar” as negociações entre os dois blocos nesta sexta-feira.

Delação de Delcídio é questão de tempo

Por Renato Rovai, em seu blog:

O senador Delcídio Amaral está longe de ser um dirigente ou um quadro partidário.

Sempre foi um outsider da política que se movia por interesses próprios. E agora, descobriu-se, também privados.

Uma pessoa com essa característica não tem compromisso com projetos e nem com coletivos, mas com sua pele.

A banalização da prisão preventiva

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A banalização da prisão preventiva e a insensibilidade em relação aos impactos das investigações sobre a economia estão levando o país a uma situação de risco.

Não tenho a menor razão para ter simpatia pelo banqueiro André Esteves, muito pelo contrário. E espero que as investigações sobre o CARF revelem seus métodos.

Mas a autorização para sua prisão pelo Ministro Teori Zavaski a pedido do Procurador Geral da República Rodrigo Janot por conta de um mera gravação de conversa de Delcídio do Amaral comprova a perda de rumo de duas pessoas centrais para manter o equilíbrio no aparato repressivo. Ainda mais em uma quadra de profundo vácuo de poder no Executivo.

Brasil já vive estado de exceção

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Bepe Damasco, em seu blog:                                      

É claro que o modelo de estado de exceção em vigor hoje no Brasil não tem nada a ver com o tradicional. Não é preciso intervenção militar, nem fechamento de Congresso Nacional nem censura prévia à imprensa. Tampouco é necessário se recorrer à tortura, ao sequestro e ao assassinato de adversários do regime. A desmoralização do estado democrático de direito versão 2015 não requer também cerceamentos formais do direito à livre manifestação e à ampla liberdade de organização partidária.