quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O time de Cunha devia estar na cadeia!

Por Altamiro Borges

Numa manobra descarada, o imperador Eduardo Cunha - que possui contas na Suíça e ainda preside a Câmara Federal - apresentou na terça-feira (8) a sua chapa para a comissão que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma. O golpe regimental, tramado em conluio com os falsos moralistas do PSDB, DEM, PPS, SD e outras siglas conservadoras, foi tão grotesco que não durou muito tempo.

Num gesto de altivez e coragem, o ministro Luiz Fachin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o golpe da "chapa própria" e trancou a tramitação do processo de impeachment até a próxima semana, quando o caso será analisado pelo pleno do STF. Mesmo assim, vale a pena conhecer quem compõem o time de golpistas de Eduardo Cunha. Alguns dos indicados poderiam até estar no presídio da Papuda!

A "corrupção organizada" e o cínico FHC

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Folha até tentou limpar a barra do cínico FHC, evitando citar seu nome no título. Mas no corpo da matéria o nome do queridinho da famiglia Frias apareceu e deixou o recalcado tucano bem irritado. Segundo o título da matéria desta quarta-feira (9), "Delcídio recebeu US$ 10 milhões de propina da Alstom, diz Cerveró". Já a reportagem de Bela Megale e Mario Cesar Carvalho é mais explícita: "O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró relatou aos procuradores, na fase de negociação de sua delação premiada, que o senador Delcídio do Amaral (PT) recebeu suborno de US$ 10 milhões da multinacional Alstom durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), entre 1999 e 2001".

Batalha será política, jurídica e nas ruas

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

“Estamos preparado para uma batalha que será política, no Congresso, será jurídica, com o STF sendo acionado a toda hora para garantir a legalidade, e será nas ruas, mobilizando a sociedade contra a quebra da ordem democrática”, disse o ministro-chefe da Secom, Edinho Silva, ao 247, durante a solenidade de início das transmissões multicanais da EBC.

Ele avalia que houve muitas traições na base governista durante a votação secreta que elegeu os integrantes da comissão do impeachment, cuja instalação foi suspensa por liminar do ministro do STF, Edson Fachin.

Para onde caminha a América Latina?

Ato pró-golpe será no aniversário do AI-5

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Que ironia maravilhosa!

Maravilhosa, triste, sinistra!

Os golpistas, que tem força sobretudo em São Paulo, onde a luta de classes se dá de maneira mais avançada, e onde o ódio fascista, insuflado pela mídia, atingiu níveis alarmantes, agendaram a manifestação contra o golpe no mesmo dia em que se celebra o aniversário da promulgação do AI-5, o Ato Institucional da ditadura que deu fim às liberdades políticas no país.

Cai a máscara: o vice é um golpista!

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                        

Estatura moral e política não se compra na esquina. E nada melhor do que uma reles expectativa de poder, por mais ilegítima que seja, para se conhecer os meandros da alma de um político. Septuagenário e professor de direito constitucional, o vice-presidente da República tinha a obrigação de saber que fica feio criar pretextos pueris para justificar a ruptura da ordem constitucional.

Janot bem que poderia aprender com Fachin

Por Carlos Fernandes, no blog Diário do Centro do Mundo:

A partir de uma ação apresentada pelo PCdoB, o ministro do STF, Edson Fachin, suspendeu todo o processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef atualmente em curso na Câmara dos Deputados.

A decisão é válida até pelo menos o próximo dia 16 quando o plenário do STF irá julgar o mérito da questão onde foi posto em dúvida a legalidade da aceitação do pedido de impeachment. Até lá, todos os prazos foram suspensos.

Mais do que assegurar a completa observância constitucional dos procedimentos que estão sendo adotados, Fachin tornou ainda mais evidente dois fatos correntes e constantes que estão desafiando a segurança jurídica brasileira.

O impeachment está suspenso. E agora?

Da revista CartaCapital:

No fim da noite de terça-feira 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin suspendeu o trâmite do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. A decisão indica que o Supremo está preparado para exercer um papel de mediador na tentativa de remover a petista do Palácio do Planalto um anos após sua reeleição. Nas perguntas e respostas abaixo, entenda o que se passa.

O STF suspendeu o processo de impeachment. O que isso significa?

Justiça dá um basta a Cunha, até que enfim

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ao final do meu comentário no Jornal da Record News sobre os deprimentes acontecimentos de terça-feira na Câmara dos Deputados, lembrei que estava na hora de a Justiça tomar providências para restaurar um mínimo de civilidade e respeito às leis na "Casa do Cunha". Tudo tem que ter limite.

Como um trator desgovernado, o presidente da Câmara vem passando por cima do regimento interno, de tudo e de todos, fazendo o que bem entende, no comando da sua tropa de choque, para se safar na Comissão de Ética e, ao mesmo tempo, promover o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Fracasso nas urnas seduz os golpistas

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

A oposição atual aos governos liderados pelo PT conseguiu estabelecer mais uma novidade no sistema eleitoral brasileiro. Em 1997, ano anterior às eleições presidenciais de 1998, os partidos de sustentação do governo de FHC aprovaram o instituto da reeleição aos cargos do executivo. Essa primeira novidade no sistema eleitoral foi atribuída ao conservadorismo, preocupado com uma possível vitória de Lula, candidato petista pela terceira vez desde a reintrodução do sistema de eleições para presidência da República no Brasil, em 1989.

A segunda novidade, estabelecida em 2015, passou a ser o terceiro turno eleitoral.

Carta de Jandira a Dilma Rousseff

Por Jandira Feghali

Querida presidenta Dilma Rousseff,

Escrevo entre uma reunião e outra na Câmara dos Deputados para registrar meu sentimento de força à senhora. Nós, mulheres, lutamos muito para chegar até aqui. Enfrentamos as mais terríveis tempestades, superamos dificuldades de toda espécie - preconceito, problemas de saúde, agressões - porque tínhamos um objetivo que era, ao mesmo tempo comum e coletivo.

Como líder do Partido Comunista do Brasil na Câmara, partido que integra a base de apoio ao seu Governo, é meu dever defender o Estado Democrático de Direito e me perfilar às fileiras dos que combatem o golpe e lutaram e lutam pela democracia. Meu lado é o lado de um projeto claramente delineado em benefício dos que mais precisam de um Estado forte e indutor de políticas sociais. Um projeto que tem sido ferramenta da diminuição da pobreza, dos contrastes sociais no campo e nas cidades, no combate ao preconceito e intolerância, e avançaremos em reformas estruturantes importantes para toda a sociedade.

Mas a Venezuela não era uma ditadura?

Por Juan Carlos Monedero, no site Outras Palavras:

Primeira reflexão evidente: se a Venezuela é uma ditadura, como é possível que a oposição tenha ganho? Todos os que têm questionado a democracia venezuelana deveriam hoje desculpar-se (É retórica: nunca o farão. Os que creem que o poder lhes pertence por família e dinheiro acreditam ter direito permanente de enganar).

O presidente Maduro reconheceu imediatamente o resultado. Como deve ser. A oposição, invariavelmente, desconheceu todos os resultados eleitorais em que perdeu, desde 1998, a primeira vitória de Hugo Chávez. Algumas vezes em bloco, outras dividida. Os menos leais à Constituição sempre foram Leopoldo López e María Corina Machado, atitude essa que não foi seguida por Henrique Capriles, o qual sempre optou pela via eleitoral. A Venezuela esteve à altura: eleições limpas e reconhecimento dos resultados sem nenhuma dúvida. Oxalá fosse assim no México ou nos Estados Unidos.

Michel Temer: a carta de um conspirador

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O ritmo da política se acelera. Nos últimos cinco dias, era evidente que Michel Temer conspirava. Pra não falar dos últimos cinco meses…

Em meio ao pedido de impeachment contra Dilma, feito por um aliado dele (Eduardo Cunha), Temer correu para o berço do golpe: São Paulo.

Encontrou-se com Alckmin, e conspirou com Serra – que hoje deu entrevista à “Folha” dizendo que tudo ficará mais fácil se o PSDB for para um governo Temer e se o mesmo prometer que, em 2018, não tentará a presidência de novo (deixando caminho livre para os tucanos).

Cunha mostrou que é um perigo público

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nos últimos anos, foi possível observar ministros indicados para o Supremo que se mostraram capazes de acumular uma tradição estranha. Depois de empenhar-se noite e dia, de modo incansável, para conseguir a indicação do Planalto, acomodavam-se numa postura convencional no tribunal, sem demonstrar o mesmo apego pelos princípios de Direito empregados para justificar sua candidatura, e que muita vezes cobravam uma postura de independência e mesmo coragem pessoal.

Um novo modelo para a América Latina

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

As atuais vitórias eleitorais na Argentina e na Venezuela são “as vitórias da contrarrevolução” que se iniciou em 1999. Essa foi análise a qual concordaram o jornalista especializado em temas internacionais, Breno Altman, e o integrante do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), José Reinaldo.

Sob o título “Para onde caminha a América Latina?”, eles participaram, na segunda-feira (7), de um debate no Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. O debate ocorreu um dia após a direita ganhar a maioria das cadeiras no parlamento venezuelano.

Apontamentos sobre a crise republicana

Por Roberto Amaral, em seu blog:

A pauta se oferece rica, e os temas da política internacional são atraentes, ainda que desagradáveis, a começar pelo muito que a onda terrorista nos cobra de reflexão, para além da mediocridade estandardizada de nossa imprensa, neste episódio como em todos, condicionada em sua miopia pelo que lhe dizem suas matrizes norte-americanas e europeias.

A lição de Brizola; e o que mais?

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

É frequente nos golpes.

Depois da largada, a cargo de um personagem síntese dos interesses e da vigarice perfilados na conspiração, entra em campo o pelotão do abrandamento para aspergir lavanda no material que povoa o esgoto da democracia.

A operação ‘abrandamento’ está curso no Brasil nos dias que correm, após a largada de Cunha.

A direita quer golpear a democracia

Editorial do site Vermelho:

A torcida da mídia conservadora e golpista pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff revela o que está mesmo em jogo nesta encruzilhada em que o país foi posto – trata-se de voltar, com maior virulência, à mesma política econômica que favorece a especulação rentista que tem verdadeira alergia contra mudanças sociais e políticas pelo fortalecimento da democracia, desenvolvimento econômico e respeito à soberania nacional.