quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval desmente catastrofismo da mídia

Cinelândia (RJ). Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil
Do site Vermelho:

O catastrofismo da mídia e da oposição parece não ter encontrado abrigo entre turistas e foliões. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Carnaval recebeu uma multidão bem maior que no ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ). Na semana anterior aos festejos de Momo, a média de ocupação na rede hoteleira da cidade já estava acima de 82%, um incremento de 35% no comparativo a igual período de 2015. Os albergues tiveram quase 96% de reservas.

O xadrez da Lava Jato e a incógnita Janot

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Vamos por partes, para fechar o raciocínio. Começando por questões já de conhecimento geral.

Peça 1 - a campanha contra Lula tem caráter eminentemente político.

No início os vazamentos da Lava jato se valiam do álibi de que era necessário criar a comoção popular para superar os obstáculos nas instâncias superiores. Hoje em dia, com a operação sendo amplamente avalizada nos tribunais superiores, a continuidade do vazamento há muito deixou de ser uma estratégia jurídica para se tornar uma arma política. Especialmente analisando-se o nível dos vazamentos, buscando muito mais expor a vida privada de Lula do que levantar aspectos jurídicos.

Lula: matar o mito para encerrar o ciclo

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Quando Juscelino Kubitscheck morreu, em 1976, viu-se que deixou uma fazendinha em Luziânia e um apartamento no Rio de Janeiro. E, no entanto, nos anos que se seguiram ao golpe de 1964, a ditadura forjou a lenda de que fora cassado porque era corrupto e roubara muito durante a construção de Brasília. JK foi cassado porque era o mito eleitoral e político daquele tempo, o candidato mais forte às eleições presidenciais que estavam marcadas para 1965. O triunfo da nova ordem política erigida pelos militares exigia a destruição do mito JK, o presidente que mudara a face do Brasil acelerando a industrialização e interiorizando a capital. Mataram o mito. Depois, o pleito de 1965 foi desmarcado e os brasileiros só votaram novamente para presidente em 1989. Para visitar a cidade que criara, ele vinha a jantares clandestinos organizados pela amiga Vera Brant.

Mudar Guantánamo, mas só de endereço…

Por Luis Matías López, no site Outras Palavras:

Barack Obama não quer passar para a história como um presidente cheio de boas intenções, algumas conquistas importantes (reforma da saúde, normalização das relações com Cuba, acordo nuclear com o Irã…), mas com a coluna de créditos do seu balanço mais curta do que o saldo devedor (incapacidade de impedir a emergência do Estado Islâmico, internacionalização do terrorismo jihadista, guerras de Bush falsamente encerradas, graves tensões com a Rússia…).

Os riscos no Marco Civil da Internet

A galeria de bandidos do FMI

Por James Petras, no site Pátria Latina:  

O FMI é a principal organização monetária internacional cujo objetivo público é manter a estabilidade do sistema financeiro global através de empréstimos relacionados com propostas a promover a recuperação económica e o crescimento.

Na realidade, o FMI tem estado sob o controle dos EUA e dos estados da Europa Ocidental e as suas políticas têm sido concebidas para aumentar a expansão, o domínio e os lucros das suas principais empresas multinacionais e instituições financeiras.

Como funciona a "máfia das merendas" em SP

Por Marcella Petrere, no site do PT:

A bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um suposto esquema de fraudes na compra de produtos agrícolas destinados à merenda escolar. Os alimentos - principalmente suco de laranja integral - eram fornecidos pela Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), sediada em Bebedouro (SP).

Desafios dos partidos de esquerda em 2016

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

O desafio dos partidos de esquerda no Congresso em 2016, frente à agenda conservadora e à tentativa de golpe – além da defesa da democracia, do Estado de direito e da ética na condução da coisa pública –, será preservar as conquistas e combinar um ajuste fiscal, sem corte de direitos, com a retomada do crescimento econômico, de modo a garantir o equilíbrio das contas públicas, e, principalmente, o desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Petrobras e a queda do PIB em 2015

Por Cristina Fróes de Borja Reis, no site Brasil Debate:

Na segunda quinzena de 2016, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou estimativa de queda no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2015 de 3,8%, sendo a previsão para 2016 de -3,6%. Segundo o relatório do FMI, a incerteza política tem contribuído para a crise, relacionada sobretudo aos desdobramentos das investigações da Operação Lava-Jato.

Troféu Framboesa do jornalismo brasileiro

Por Paulo Pimenta, no site Sul-21:

O recesso Legislativo, encerrado no último dia 2, costuma ser uma época em que os jornais têm dificuldade para encontrar pautas. Esse período é conhecido como “flores do recesso”, quando, diante da falta de assuntos, factóides são transformados em notícias.

As “flores do recesso” de 2016 já têm lugar na história do que há de pior no jornalismo em termos de manipulação, mentiras e invenções.

Sanders vence Hillary e mostra força

Por Haroldo Ceravolo Sereza, no site Opera Mundi:

O pré-candidato democrata Bernie Sanders venceu Hillary Clinton nas eleições primárias de New Hampshire realizadas nesta terça-feira (09/02). Sanders tinha 60% dos votos, contra 38,4% de Hillary, com 89% dos votos apurados, por volta de 08h20 desta quarta-feira (10/02).
Um total de 24 delegados é eleito em New Hampshire para o congresso que escolherá o candidato democrata à sucessão de Barak Obama. Com o resultado, Sanders obtém 13 delegados, contra 9 da oponente. Na contagem nacional, Hillary tem 394 delegados, contra 42 do socialista. Isso porque a prévia democrata prevê a participação dos chamados "super delegados" que são figuras destacadas dentro do partido e manifestam apoio aos candidatos.

Globo 'oculta' homenagem a Miguel Arraes

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Enquanto nos Estados Unidos muita gente está perplexa com a coragem de Beyoncé, que, no intervalo do Super Bowl, cantou uma música inédita, Formation, em homenagem a Malcolm X e Martin Luther King Jr, aqui ninguém percebeu que o genial Martinho da Vila, um personagem político muito mais complexo e sofisticado que o PiG imagina, levou sua escola a homenagear o grande brasileiro Miguel Arraes.

Moro desfecha o golpe do Carnaval

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O juiz Sérgio Moro, diga-se o que se disser dele, é um obcecado por seus próprios planos.

Chegou onde queria e ardentemente trabalha, há dois anos, por chegar.

Usando, como há anos já enunciava, em seus artigos sobre a operação “Mãos Limpas”, “jornais e revistas simpatizantes”.


Volks, Renault, Fiat e a corrupção privada

Por Altamiro Borges

A mídia brasileira, sem qualquer compromisso com o jornalismo, protege seus anunciantes. Afinal, eles garantem fortunas em publicidade e não podem ter as suas imagens abaladas junto aos ávidos e alienados consumidores. No mundo inteiro, segue repercutindo o escândalo de corrupção da Volkswagen, que fraudou milhões de dispositivos de controle dos poluentes. Nesta segunda-feira (8), mais um diretor da multinacional alemã pediu demissão para tentar abafar o caso, segundo relato da agência espanhola Efe. A mídia nativa, porém, deu apenas pequenas notinhas sobre a degola.