sábado, 13 de fevereiro de 2016

TV Globo perde audiência e credibilidade

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o colunista Ricardo Feltrin, do site UOL, apresentou um dado impressionante sobre a decadência de um dos principais programas da tevê brasileira. "Apenas entre 2012 e 2015, o 'Jornal Nacional', perdeu 28 em cada 100 telespectadores que antes acompanhavam ao telejornal da Globo todas as noites em todo o Brasil. A queda de audiência, apontada por dados consolidados obtidos por esta coluna, mostram que a participação do 'JN' no universo de TVs ligadas, nas 15 principais regiões metropolitanas do país, caiu de 53,7% em 2012 para 38,9% no ano passado".

FHC apela por união do PSDB. Desespero?

Por Altamiro Borges

O PSDB só posa de "maior partido da oposição no Brasil" graças à generosidade da mídia-amiga. Se não fosse esta amizade, cultivada por razões políticas e mercenárias, a sigla já teria sumido do mapa político. A blindagem garante a impunidade de tucanos graúdos - como o paranaense Beto Richa e seu "suposto" primo que frauda a Receita Federal; o goiano Marconi Perillo e sua "suposta" relação com o mafioso Carlinhos Cachoeira; e o paulista Geraldo Alckmin e o "suposto" roubo das merendas escolares. Como já ironizou José Simão, uma das poucas vozes irreverentes da imprensa, o PSDB deveria se chamar "Partido Suposto Do Brasil", já que "notícia de corrupção tucana é tudo 'suposto'".


Samuel Wainer e a imprensa corrupta

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

O jornalista Samuel Wainer (1910-1980) foi, para quem não conhece a sua trajetória, um dos maiores jornalistas do país. Judeu do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, de origem humilde, conseguiu construir seu próprio jornal, o Última Hora, um diário de perfil popular que logo conquistaria tiragens gigantescas, ameaçando o poderio da meia dúzia de famílias que detém o controle da imprensa em nosso país. Claro que os coronéis midiáticos não iriam permitir que um joão-ninguém roubasse seu público, e patrocinaram a destruição do império jornalístico fundado por Wainer com o apoio de Getúlio Vargas.

Triplex dos Marinho e as contas no Panamá


Do blog Viomundo:

Diante da notícia da Rede Brasil Atual de que a empresa que tem em seu nome a mansão de praia dos irmãos Marinho em Paraty — a Agropecuaria Veine Patrimonial — tem ligação com empresa sob investigação na Operação Lava Jato, submetemos o assunto a um investigador com vasta experiência no rastreamento de empresas - no Brasil e no Exterior.

Meganhas da Lava Jato e narrativa golpista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Carlos Fernando, um dos porta-vozes da Lava Jato, é o símbolo do golpismo messiânico que tomou conta da operação. Foi ele que falou em "refundar a república".

Ele quer transformar a Lava Jato numa operação que fará uma devassa em tudo, paralisando todas as atividades econômicas do país, criminalizando seletivamente alguns partidos.

Nessa entrevista, ele externa a sua visão de mundo autoritária, que expressa a narrativa que os meganhas de Curitiba e mídia querem impor à força à opinião pública, desde já intimidando juízes:

Torcida do Corinthians rechaça a TV Globo

Meme compartilhado pela página Meu Timão | Foto: Reprodução
Do jornal Brasil de Fato:


Membros da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, protestaram contra a Rede Globo e a Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta quinta-feira (11), no estádio Itaquerão, na zona leste de São Paulo. Três faixas com as frases "Rede Globo o Corinthians não é seu quintal", "Jogo às 22h também merece punição" e "Cadê as contas?" - em relação à Arena do time -, foram abertas na arquibancada durante a última rodada do Campeonato Paulista, em jogo com o Capivariano.

TSE é o caminho mais curto do impeachment

Por Renato Rovai, em seu blog:

Desde o início da Lava Jato tem ficado claro para quem acompanha o dia a dia da Operação e as articulações políticas que a envolvem que o movimento para cassar o mandato de Dilma Rousseff teria mais força se abortasse o caminho do Congresso, onde muitos dos que teriam de julgá-la estão envolvidos até o último fio de cabelo em casos de corrupção, como é o caso do presidente da Casa, Eduardo Cunha, e seguissem pela via da cassação da chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE.

Combater a corrupção sem paralisar o país

Por Haroldo Lima, no site da Fundação Maurício Grabois:

Visito a Base Naval e os Estaleiros em construção em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e certifico-me de que corremos o risco de enveredarmos por um caminho gravemente equivocado de combate à corrupção.

A partir de 2008, a Marinha do Brasil contratou o Consórcio Baía de Sepetiba, formado pela Diretoria de Construções Navais e Serviços- DCNS, uma estatal francesa de larga atividade mundo afora, e a brasileira Odebrecht Defesa e Tecnologia, especializada em engenharia de grande porte. O Consórcio construiria a base onde seriam projetados e construídos submersíveis. O escopo inicial do projeto foi estabelecido: quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear, este baseado apenas na tecnologia nacional, pois, nessa esfera, ninguém cede tecnologia.

Democracia começa com o fim da escravidão

Por Katarina Peixoto, no blog RS-Urgente:

O filme de Anna Muylaert não para de ser visto e comentado. É uma peça de realismo sem precedentes sobre a escravidão brasileira, em que o legado e a vigência dessa doença social são-nos apresentados num verdadeiro teatro de objetos, revelando a potência da sutileza, a ironia como sinalização, o cocô do cachorro como referencia. Nesse enredo objetual, caçambas de gelo vazias, no freezer, desvelam a maldade; ratos imaginados, como metáfora, esvaziam a piscina. O prédio de Niemeyer é cenário para o assédio do rentismo, sobre a grande novidade, do pais: uma geração de filhos de escravos hereditários que não se sente nem se vê como escrava. O problema não é quebrar a bandeja de prata da bisavó da Dona Barbara; o problema está no desrespeito à gramática muda, silenciada em dêiticos: “lá”, “cá”, “aqui”, “para fora”.

Lava-Jato visa promover 'limpeza ideológica'

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pouco a pouco, vai se tornando clara como água a natureza da Operação Lava Jato. A direita, mesmo na oposição, conseguiu o que a esquerda, mesmo no poder, não conseguiu – até porque, nunca tentou: colocar grande parte da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário a serviço de uma corrente político-ideológica.

É estarrecedor como a direita conseguiu aparelhar ideologicamente essas instituições e colocá-las a seu serviço enquanto os governos “republicanos” do PT se gabavam de não interferir nelas.

Francisco e Kirill em Cuba; mídia ignora!

Kiril e Francisco, em Cuba. Foto: Actualidad RT
Por Max Altman, no site Opera Mundi:

A mídia internacional ressalta a visita do patriarca Kirill a Cuba e o seu encontro com o papa Francisco.

Porém a mídia brasileira guarda um estranho e absoluto silêncio. Ainda ressoa nas redes sociais um dos lemas prediletos da direita: “Vai pra Cuba!” E não é que Suas Santidades Francisco e Kirill escolheram exatamente Cuba para seu encontro histórico. Kirill está de visita a Havana – mais tarde virá ao Brasil – e Francisco estará viajando ao México. Vão se encontrar no aeroporto José Marti de Havana, especialmente preparado para o importante evento. Poderiam ter escolhido uma outra sede, por exemplo, a alardeada democracia da Costa Rica, ali pertinho, que nem exército tem. Francisco esteve recentemente em Cuba, Kirill é a quarta vez que pisa na Ilha. Parece que gostaram e aceitaram de bom grado “Ir pra Cuba!”.

Em busca do jornalismo perdido

Por Elaine Tavares, no site da Adital:

O grande livro de Ray Bradbury, Fahrenheit 451, ficção científica escrita em 1953, apontou uma sociedade futura na qual as pessoas teriam uma tela multidimensional na sala de casa e que ali ficaria passando informação sem parar, o dia todo, e a pessoa, viciada naquela algaravia, não conseguiria mais compreender o mundo criticamente. Tudo se resumiria naquele caleidoscópio de palavras desconexas que perpetuavam o poder de quem mandava. Aquela passagem do livro sempre me causou calafrios. Era o mundo perdido no qual vivia a esposa do personagem principal, o que descobre a beleza dos livros num mundo no qual eles não mais existiam.

Wadih Damous pergunta: "E FHC? E Aécio?"

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Em seu primeiro mandato como deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, o advogado Wadih Damous tornou-se uma das vozes mais influentes do Congresso em assuntos jurídicos, área que domina os principais debates num país onde a oposição quer afastar uma presidente eleita sem respeitar as regras elementares da Constituição. Wadih foi presidente da OAB-RJ entre 2007 e 2012 e mais tarde tornou-se presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da entidade. Ele deu a seguinte entrevista ao 247:


O pesadelo petista em cinco capítulos

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                    

1) Dormindo com o inimigo - Por que um ministro quinta coluna ainda permanece no governo? "Chefe" de uma Polícia Federal totalmente fora de controle republicano, braço golpista dentro do Estado brasileiro, não se ouve do ministro uma crítica sequer aos abusos e perseguições da PF. A mesma leniência ele mostra em relação às atrocidades legais e às seguidas violações do estado de direito cometidas pela Lava Jato. Mais do que isso, vive a elogiar a operação. Mas a responsabilidade é toda da presidenta Dilma. Além do regime ser presidencialista, é público e notório que Cardozo goza da irrestrita confiança da presidenta.