quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

As “coisas irritantes” de José Serra

Por Altamiro Borges

O tucano José Serra nunca teve qualquer compromisso com a cidade de São Paulo. Ele foi eleito prefeito, traiu os eleitores e abandonou o cargo. Não se conhece nada de bom que o “vampiro” tenha feito para os paulistanos. Mesmo assim, ele adora falar besteiras sobre a capital paulista. Nesta semana, durante um jantar de apoio à pré-candidatura de Andrea Matarazzo, o vereador das “abotoaduras” de ouro”, o conhecido ranzinza criticou o carnaval de rua da cidade e o fechamento da Avenida Paulista aos domingos. Para o atual senador do PSDB, estas medidas arrojadas do prefeito petista Fernando Haddad são “coisas irritantes”.

Mais um preso por corrupção... em Israel!

Ehud Olmert. Foto: Reuters
Por Altamiro Borges

Manipulados pela mídia venal, que tem interesses enrustidos na sua cotidiana e seletiva escandalização da política, muitos “midiotas” acreditam piamente que a corrupção só existe no Brasil e – pior ainda – que ela nasceu com o PT. Eles chegam a colocar em dúvida a propina recebida por Judas para trair Jesus Cristo – e eram apenas 12 apóstolos. Mas a vida é implacável e desnorteia os alienados. Nesta segunda-feira (15), por exemplo, o ex-primeiro-ministro de Israel, o facínora Ehud Olmert, começou a cumprir pena de 19 meses na prisão de Maasiyahu, na cidade de Ramla, por corrupção ativa e obstrução da Justiça.

A orgia do troca-troca partidário

Por Altamiro Borges

A partir desta quinta-feira (18) estará aberta a nova temporada do troca-troca partidário – que fragiliza os partidos e a democracia no país. Com a autorização da Justiça Eleitoral, a “janela” da infidelidade durará 30 dias. Os parlamentares poderão “pular a cerca” sem qualquer risco de punição nesta verdadeira orgia oportunista – em que cada um procura satisfazer os seus interesses pessoais. A edição brasileira do jornal espanhol El País fez um levantamento que aponta que até 80 deputados federais e senadores poderão trocar de sigla – com a mesma facilidade com que se troca de camisa. Ainda não dá para prever qual será o impacto na correlação de forças do Congresso Nacional, que tem a composição mais conservadora e fisiológica desde o fim da ditadura militar.

A vitória de Picciani e as novas disputas

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Este é um governo que não consegue nunca celebrar, pois quando obtém uma vitória, vem logo uma derrota para neutralizar o êxito. Apesar do novo rebaixamento da nota brasileira pela agência S&P, a vitória governista com a reeleição do líder do PMDB Leonardo Picciani não pode ser subestimada. O governo emitiu um forte sinal de vida e mostrou que ainda tem bala na agulha para enfrentar as adversidades que tem pela frente, por mais que tenha tentado se descolar da ofensiva de Picciani para se reeleger.

Os aloprados fascistas na Barra Funda



Chega de Cunha! Ninguém aguenta esta zica

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Zica - expressão popular: designação comum que denota azar, falta de sorte, infortúnio" (Dicionário Online de Português).

Que mal fizemos nós brasileiros para cair nas mãos deste até outro dia obscuro político carioca chamado Eduardo Cunha, que entrou na política pelas mãos de Fernando Collor, e hoje dá e tira as cartas em Brasília, apenas 30 anos após a redemocratização do País?

Que espera a Justiça brasileira para finalmente tirar de cena e processar o presidente da Câmara que está rindo da nossa cara e infernizando a vida de todos para se salvar?

Decisão do CNMP evita espetáculo indecente

Foto: Jornalistas Livres

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A decisão de Valter Araújo, membro do Conselho Nacional do Ministério Público, que suspendeu o depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva marcado para as 11hs de hoje, no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, merece um aplauso demorado. Quem já compreendeu que a Operação Lava Jato constitui uma investigação necessária contra a corrupção, mas que não pode servir de abuso contra os direitos fundamentais nem garantias democráticas, só pode comemorar a medida. Pelo caráter arbitrário e exibicionista, típico da Justiça do Espetáculo, a audiência de Lula seria um espetáculo indecente.

MST se solidariza com ex-presidente Lula

Do site do MST:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) repudia a ofensiva patrocinada pelo conluio da mídia tradicional – controlada por poucas famílias muito ricas – com setores do Ministério Público, Poder Judiciário, Policia Federal e a ala mais conservadora do Congresso Nacional, que busca, concomitantemente, destituir a Presidenta da República democraticamente eleita em 2014, destruir a figura política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criminalizar a política.

Cadê a merenda das crianças, Alckmin?

Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB:

A União Paulista de Estudantes Secundaristas (Upes) juntamente com diversos movimentos sociais organiza um movimento em defesa da merenda escolar em todo o estado. “Pretendemos paralisar todas as escolas no estado para denunciar essa pouca vergonha que é roubar merenda das crianças”, diz Ângela Meyer, presidenta da Upes.

Ela conta que entre os planos dos secundaristas está informar estudantes e pais sobre a situação com objetivo de "paralisar as escolas no estado para denunciar essa pouca vergonha que é roubar merenda das crianças”.

Stanislaw Ponte Preta e a TV Globo

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Para variar, mais uma vez a TV Globo se superou em matéria de desinformação deliberada, muito ao estilo besteirol. Um repórter sediado nos Estados Unidos ao “analisar” (só mesmo entre aspas) o encontro, em Havana, entre o Papa Francisco e o Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kiril (Cirilo I), afirmou, entre outras coisas, sem se envergonhar, que “o Papa pode estar sendo manipulado pelo Presidente russo, Putin, segundo se comenta”.

Corrupção endêmica e aparelhamento tucano

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Garantindo que não desistirá de denunciar “a impostura política que prevalece neste país sob a forma constitucional”, o jurista Fábio Konder Comparato, uma das maiores autoridades do mundo jurídico do país, analisa a fragilidade da democracia brasileira, a corrupção endêmica no país e, também, a sistemática blindagem dos escândalos que envolvem o tucanato em São Paulo.

A mídia brasileira faz jornalismo?

Por Jaime Sautchuk, no site Vermelho:

Outro dia, a rede Globo publicou uma nota dizendo que não cabe a jornalistas investigar nada. Ou seja, decretou o fim do jornalismo. Muito ao contrário, pelo que eu aprendi lá atrás, quando iniciei na profissão, ao repórter cabe desconfiar de tudo e, portanto, investigar sempre mais.

Mas hoje, infelizmente, a reportagem da grande mídia se limita mesmo a reproduzir falas e documentos de gente alinhada com o patrão. Necas de informação de fonte primária. Um reles delator fala, um juiz relata e pronto, é a verdade! Se ele tinha direito ou não de fazer aquilo, não interessa. Se ganhou dinheiro pra fazer aquilo, tampouco.

A mansão dos Marinho e o agente no Panamá

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os provocadores da direita que vêm a este blog perguntar o que tem a ver a mansão dos Marinho com a Lava Jato iriam sumir, se tivessem vergonha na cara.

E o mesmo se aplicaria, se tivessem a mesma nas faces , aos policiais e procuradores do Dr. Sérgio Moro.

O que tem a ver?

Tudo.

O pragmatismo antiético do mercado

Por Frei Betto, no site da Adital:

Nas páginas iniciais do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, o tema da ética sobressai: no centro do Jardim do Éden havia uma árvore do bem e do mal. A árvore é o símbolo óbvio de que toda a organização da vida humana deve ser planejada em torno de princípios éticos.

Nascemos para a liberdade. Se somos livres, temos sempre diante dos olhos um leque de opções. Podemos optar pela opressão ou pela libertação; pela mentira ou pela verdade; pela competitividade ou pela solidariedade.

As perseguições políticas no Brasil

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

De um par de anos para cá, e de forma crescente, não há dia em que não saiam vários artigos, na mídia dita “alternativa”, constatando que o cerco policialesco ao ex-presidente Lula tem objetivo meramente político, nada tendo que ver com “combate à corrupção”.

Paralelamente, todo santo dia lemos algum blogueiro ou jornal eletrônico – e até alguns raros veículos impressos – dessa mídia alternativa (à mídia tradicional) esperneando por conta dos métodos da Operação Lava Jato, que tortura suspeitos até que acusem o PT ou alguém ligado ao PT.

Triplex dos Marinho e a corrupção da Fifa

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:


Enquanto a Lava Jato procura pedalinhos em Atibaia, dentre outras fofocas, o escândalo do triplex dos Marinho em Paraty, construído sem licença ambiental, dentre inúmeras outras graves irregularidades, continua gerando informações interessantíssimas.

A Rede Brasil Atual, o Viomundo, o DCM e o Tijolaço trouxeram fatos instigantes sobre o laranjal financeiro por trás da propriedade.