sábado, 27 de fevereiro de 2016

Doria, Matarazzo e as bicadas no PSDB

Por Altamiro Borges

O PSDB vai às urnas neste domingo (28) para definir quem será o seu candidato às eleições para a prefeitura de São Paulo. Três nomes disputam as prévias: o “líder empresarial” e apresentador de tevê João Doria, apoiado pelo governador Geraldo Alckmin; o vereador das “abotoaduras de ouro” Andrea Matarazzo, bancado pelos caquéticos José Serra e FHC; e o azarão Ricardo Tripoli. A disputa degringolou nas últimas semanas, com várias denúncias de compra de votos e muitas baixarias nas redes sociais. As bicadas no ninho tucano são sangrentas e indicam que o PSDB sairá novamente dividido para o pleito paulistano – decisivo para os projetos futuros da oposição direitista.

“Veja” vai abandonar os fascistas?

Por Altamiro Borges

Nesta semana, a Editora Abril promoveu mudanças no seu comando. Eurípedes Alcântara, um dos principais responsáveis pelas ações criminosas da “Veja”, foi defenestrado da função de Diretor de Redação. O posto será ocupado por André Petry, que trabalha há mais de duas décadas na empresa, foi chefe da sucursal em Brasília, editor de política e correspondente em Nova York. Também houve troca-troca na presidência do Grupo Abril, que agora passa às mãos do executivo Walter Longo – que ganhou fama ao atuar como conselheiro de Roberto Justus no reality show de "O Aprendiz", da TV Record. O anúncio das mudanças, principalmente no comando da revista do esgoto, gerou apreensão entre alguns fascistoides, que temem por uma guinada “esquerdista” da Veja.

Pela garantia de direitos na internet

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Aprovado com a premissa de garantir que a Internet brasileira seja um espaço democrático, o Marco Civil da Internet está em processo de regulamentação. Sob forte pressão das empresas de telecomunicações, porém, os direitos previstos na lei correm risco. Por isso, dezenas de entidades - dentre elas o Barão de Itararé - assinam manifesto explicando, item por item, o que está em disputa e cobrando que a regulamentação priorize o interesse público sobre o das corporações.

Para assinar o manifesto (como pessoa física ou entidade), envie email para britarare@gmail.com com o assunto "Assinatura Manifesto Marco Civil".

Leia a íntegra do manifesto:

Lava-Jato e mídia formam polícia política

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No post anterior, o Blog antecipou que divulgaria provas de que um conclave ilegal foi formado por órgãos de controle do Estado e por entes privados com a finalidade exclusiva de caçar petistas – e só petistas – em um processo golpista e literalmente ditatorial.

A partir daqui, o leitor receberá prova inquestionável de que a Operação Lava Jato (entenda-se, o juiz Sergio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal) atua em simultaneidade com grupos privados de comunicação para desmoralizarem o Partido dos Trabalhadores, o governo Dilma Rousseff e, acima de todos esses, o ex-presidente Lula.

O "pastor" torturador e a censura na Bahia

Por Oldack Miranda

O processo que o ex-oficial da PM, Átila Brandão, atual pastor da Igreja Batista, move contra o jornalista, escritor e ex-deputado federal Emiliano José, acaba de ressuscitar na 17a Vara Cível de Salvador. Dia 3 de março próximo (quinta-feira), às 14h, no Fórum Ruy Barbosa, as partes vão se encontrar em audiência para oitiva de testemunhas. Luiz Viana, presidente reeleito da OAB, e Jerônimo Mesquita, conselheiro da OAB/Bahia, são os advogados de defesa. O jornalista Oldack de Miranda também está sendo processado, acusado de reproduzir as notícias na internet. O pastor quer R$ 2 milhões por “ danos morais “.

Dilma deve declarar guerra aos golpistas

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                            

De nada adianta a presidenta Dilma tentar retomar a iniciativa, para, finalmente sair das cordas, enquanto perdurar o clima de caça às bruxas visando o emparedamento do governo que emana de Curitiba. De nada adianta tentar melhorar as relações com o Congresso se a agenda do país é ditada por ações de inteligência paridas nas articulações de submundo para derrubar o governo.

Pauta legislativa ameaça direitos humanos

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A pauta conservadora que tramita no Congresso Nacional e o uso excessivo da força policial para coibir manifestações democráticas foram algumas das violações contra os direitos humanos no Brasil apontadas pelo relatório anual da ONG Anistia Internacional, lançado esta semana simultaneamente em todo o mundo. "Os direitos humanos no país nunca correram um risco tão grande, desde a redemocratização", afirmou diretor-executivo da Anistia Internacional no Brasil. Átila Roque, em entrevista à imprensa.

A resposta do Tijolaço à Globo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Enviei o seguinte e-mail à Globo, da mesma forma que recebi sua notificação.

Senhor João Roberto Marinho.

Recebi com atraso, por ter sido feita por e-mail “fale conosco” e se desviado para a caixa de “spam”, a comunicação de Vossa Senhoria. Com o noticiário sobre a notificação a outros blogs, pedi para verificar e a mesma, encontrada, foi imediatamente publicada, a guisa de direito de resposta que este blog não se recusou, não se recusa e não se recusará a conceder, de plano, a qualquer pessoa.

Os responsáveis pelo ódio que avança

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Não é exagero afirmar que estamos em meio à maior ofensiva conservadora no Brasil, desde 1964.

A violência verbal de blogueiros como Reinaldo Azevedo transbordou para as ruas. Isso desde 2013, quando brucutus de academia e falanges de direita tentaram impedir militantes de movimentos sociais de marchar na avenida Paulista.

Em 2015, o tom subiu: pregou-se abertamente o golpe e a volta da ditadura, atacou-se gente ligada ao PT em restaurantes, hospitais e até na rua. Panelas batem nas varandas da classe média – que está à beira de um ataque de nervos.

Salvador debate democratização da mídia


O fogo cruzado contra Dilma

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

A previsão, feita por muitos analistas, de enfraquecimento da discussão sobre o impeachment de Dilma Rousseff e a expectativa de menos embates entre governo e oposição se desfizeram. Antes mesmo de o retorno dos trabalhos do Legislativo completar um mês. Com a inclusão do marqueteiro João Santana e sua mulher Mônica Moura nas investigações da Operação Lava Jato, deputados e senadores da oposição voltaram a cogitar articulações pelo afastamento da presidenta.

A ascensão da burrice que mata

Por Jean Wyllys, na revista CartaCapital:

O fundamentalismo religioso e o fascismo estão atingindo níveis realmente assustadores. No município de Nova Iguaçu (RJ), a Câmara Municipal aprovou uma lei absolutamente inconstitucional que proíbe a divulgação, exposição e distribuição de livros (sim, livros!), cartazes, filmes, faixas ou materiais didáticos que contenham informações sobre diversidade sexual, combate à homofobia e direitos dos homossexuais, entre outros temas, nas escolas da rede municipal.