domingo, 20 de março de 2016

“Pato Skaf” vai implodir a Fiesp!

Por Altamiro Borges

Já apelidado de “Pato Skaf”, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) resolveu transformar a sede que abriga a entidade na Avenida Paulista em quartel-general dos golpistas. O letreiro luminoso do suntuoso prédio já exibiu o slogan “Renúncia Já” e nos últimos dias passou a ser ainda mais direto: “Impeachment”. Na marcha organizada por grupelhos fascistas no último domingo (13), a associação patronal distribuiu balões e carregou um enorme boneco do “Pato” – a figura usada pelos sonegadores de impostos para criticar a carga tributária do país. Na sexta-feira (18), durante a manifestação contra o golpe, a sede abrigou a equipe da TV Globo. Durante a semana, a Fiesp ainda distribuiu filé mignon para os fascistas mirins que acamparam diante do seu prédio.

Gilmar Mendes devia ser expurgado do STF

Por Altamiro Borges

O tucano Gilmar Mendes, ex-assessor de FHC, parece estar decidido a incendiar o Brasil. Na última sexta-feira (18), logo após os gigantescos atos em defesa da democracia em todo o país, ele suspendeu arbitrariamente a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil da presidenta Dilma. A atitude intempestiva foi pura provocação. Na quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já havia sinalizado que cometeria o crime. “Imaginem que daqui a pouco a presidente da República decida nomear um desses empreiteiros presos em Curitiba como ministro de Transporte ou da Infraestrutura. Nós passamos a ter uma interferência muito grave no processo judicial”, ironizou. Gilmar Mendes, o mesmo que deu habeas corpus para o agiota Daniel Dantas e para o médico estuprador Roger Abdelmassih, insiste em tratar Lula como criminoso – mesmo sem o ex-presidente ter sido julgado ou condenado.

Paulinho da Força e a grana dos golpistas



Por Altamiro Borges

Jagunço da tropa de choque de Eduardo Cunha, o deputado federal Paulinho da Força é famoso por sua língua solta. Ele adora arrotar valentia! Sem precisar dos grampos ilegais da Polícia Federal, nesta semana ele foi flagrado em áudio que vazou na internet. Nele, o golpista afirma descaradamente que “tem muita gente pra financiar o impeachment” de Dilma. Quem seriam estes ricaços? Quais as suas motivações? No mesmo áudio, ele confirma o que todos já sabem, mas a mídia tenta esconder: “O impeachment só está acontecendo por causa do Eduardo Cunha”. Ao final, o deputado se mostra embriagado com a possibilidade do golpe ser concluído rapidamente. “Eu acho que até dia 5, dia 10 de abril, a Dilma está fora”.

Matarazzo deixa o PSDB e detona Doria

Por Altamiro Borges

A mídia oposicionista bem que tenta dar uma forcinha ao PSDB, concentrando toda sua artilharia na tática de “sangrar” Dilma e “matar” Lula. Mas os tucanos não ajudam. Sem projeto e sem rumo, eles vivem se bicando no ninho. Nesta sexta-feira (18), o vereador das “abotoaduras de ouro” Andrea Matarazzo anunciou seu desligamento da sigla e divulgou uma carta detonando o empresário-picareta João Doria, que agora é o candidato oficial da legenda para as eleições da prefeitura paulistana em outubro. O PSDB até tentou disfarçar o desastre, convidando o terceiro colocado nas prévias, o deputado Ricardo Tripoli, para participar do segundo turno neste domingo (20). Mas ele reagiu, dizendo que a consulta interna “é uma afronta”.

Ex-pateta da 'Veja" faz sua lista macabra

Por Altamiro Borges

Após levar um chute no traseiro da "Veja", que temia pela total perda da sua já pífia credibilidade, o pateta Rodrigo Constantino desembestou de vez. O maluco precisa ser urgentemente internado. Em texto postado em seu blog na quarta-feira (16), o autor do livro "Privatize Já" afirma que "eu não me importo de ser o McCarthy do Brasil" - o fascista responsável por prisões e mortes nos EUA - e exibe a sua lista macabra de jornalistas, artistas e intelectuais que são "cúmplices dessa quadrilha no poder".

Torcidas vão aos estádios pela democracia

Por Ivan Longo, na revista Fórum:



O ato era de Juristas pela Democracia, mas a presença e a fala na noite desta quinta-feira (17) de Alex Miduim, ex-presidente da Gaviões da Fiel e atual vice-presidente da Associação Nacional de Torcidas Organizadas, chamou a atenção da plateia, que lotou o Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e dos próprios juristas.

Dias de infâmia golpista da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:



O Globo faz capa criminosa e politicamente irresponsável, em que manipula ao quadrado a informação.

Infla manifestações golpistas e reduz manifestações pela democracia, e diz que essas últimas representaram apenas 7% das primeiras.

As marchas golpistas são chamadas de "Brasil vai às ruas".

Programa golpista é mais do mesmo

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

A manifestação a favor da democracia e contra o golpe em marcha é a deflagração de um conflito social de grande escala no Brasil. Bem-vindo, companheiros e companheiras, brasileiras e brasileiros, ao mundo onde já estão Grécia, Portugal, Espanha, Estados Unidos e muitos outros países nos quais o neoliberalismo vem fazendo estragos de grande monta. A tensão febril que se instalou no Brasil, com a agressiva campanha da mídia para consumar o golpe com a velocidade de um relâmpago, tem a única finalidade de remover barreiras para que o grande capital possa se movimentar livremente.

A dieta do fascismo e o brilho da razão

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A Agência Espacial japonesa lançou, há poucos dias, o Telescópio Astro-H, destinado ao estudo do espaço profundo, por meio da captação de raios-x.

Trabalhando a uma temperatura próxima do zero absoluto, as diferentes câmeras do Hitomi, ou “pupila” como também é conhecido, são capazes de identificar fontes extremamente distantes e tênues de raios X, e separar a sua luz em um espectro, semelhante a um arco-íris, identificando os fótons que a compõem, por meio da variação de sua temperatura individual, permitindo o estudo de estruturas supermassivas, como aglomerados de galáxias, e eventos de alta energia, como buracos negros.

A radicalização política da "classe média"

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

A escalada de protestos de rua dos últimos dias, a maioria contra o governo, mostra uma radicalização política incomum na história brasileira. Um fenômeno com o qual o País terá de conviver por um bom tempo, ao que parece. “O Brasil está dividido e isso vai marcar a próxima eleição”, diz o sociólogoJessé Souza, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Para ele, não há possibilidade de o governismo conciliar-se com as pessoas que engrossam as passeatas pela derrubada de Dilma Rousseff e pela prisão do ex-presidente Lula, descritas como pertencentes à “classe média”.

Duas semanas que mudaram o Brasil

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Foram exatamente duas semanas entre a tentativa de prisão do Lula, no dia 4, e a manifestação da Avenida Paulista, no dia 18 de março. Duas semanas marcantes, intensas, com material rico para entender as forças em choque no Brasil de hoje. Duas semanas das quais ninguém saiu do mesmo jeito que entrou, saiu mais forte ou mais fraco.

Moro tentou usar seu poder discricionário para prender o Lula, levá-lo de Congonhas a Curitiba, calá-lo e linchá-lo na mídia, para em seguida condená-lo e tirá-lo da vida política. Não deu. A versão mais plausível de por que a operação pronta – com avião no pátio, comemorações na chegada em Curitiba – fracassou é a de que juiz do STF ligou pro Moro e o fez parar a operação. Senão não haveria como justificar que ele detivesse a operação, que ele julgava que o levaria à consagração diante da direita brasileira.

O sinistro jantar de Serra, Gilmar e Fraga

Por Renato Rovai, em seu blog:



Golpes não se constroem só nos quartéis. O que não significa que não podem também ser operados nele.

Tanto em 1954 como em 1964 houve grande articulação empresarial, midiática, de setores da política, como também de juízes, advogados, organizações estrangeiras e de milicos para tombar Getúlio e Jango.

V BlogProg: menos ódio, mais democracia

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:



Estão abertas as inscrições para o #5BlogProg - 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que neste ano de 2016 acontecerá na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de maio. O mote da quinta edição é #MenosÓdioMaisDemocracia. A programação detalhada e o local do evento serão divulgados em breve.

Ator golpista tem musical interrompido

Do blog Viomundo:

Aconteceu agora à noite, no teatro Sesc, em Belo Horizonte.

Durante a apresentação de “Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos“, o ator Cláudio Botelho, que é co-diretor da peça, fez um improviso contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, que chamou de “ladrões”.

O público começou a gritar “não vai ter golpe”.

O crime de Lula foi reduzir a pobreza

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:



Muitos alegam certeza de que Lula será preso na semana que entra. Teorias conspiratórias afirmam ser uma “farsa” o “sorteio” no STF que colocou nas mãos de Gilmar Mendes processo pedindo cassação da posse de Lula como ministro e o envio de seu processo para o juiz Sergio Moro.

Funcionaria assim: na semana que entra, o STF não irá se reunir por ser “semana santa” – sim, a Constituição diz que o Estado brasileiro seria “laico”.

A batalha de Stalingrado do impeachment

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Os alemães montaram uma blitzkrieg contra Stalingrado. Precisavam vencer rapidamente, caso contrário o inverno rigoroso jogaria contra a ocupação. Houve uma resistência heróica que segurou as tropas alemãs, expondo-as ao inverno russo. O fator tempo decidiu a batalha.

É um quadro muito similar ao brasileiro.

O casal de Aécio na Globo de Brasília

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


“O Aécio me disse”: Andreia Sadi

Continuam a chegar a mim mensagens de jornalistas da Globo revoltados com as atitudes indecentes da emissora.

Todos me pedem anonimato, por razões óbvias: a Globo é vingativa e é poderosa.

Recorro mais uma vez, como no outro texto que escrevi sobre o tema, a letras para proteger os dissidentes.

Fascistas atacam sedes do PCdoB e do PT

No blog de Renato Rabelo:



Em mais um reflexo da campanha de ódio e intolerância fermentada pela oposição e pela mídia, a sede do PCdoB de Mato Grosso do Sul foi atacada na noite desta sexta-feira (18). De acordo com o presidente estadual do partido, Mario Cesar Fonseca da Silva, houve a tentativa de queimar a placa que fica em frente ao prédio, o que poderia ter resultado em um incêndio de maior proporção.

O povo disse: não vai ter golpe!

Editorial do site Vermelho:

A voz de milhões de brasileiros reverberou neste início de noite (18) com força, pelo país afora, dizendo: Não vai ter golpe!

Este brado vigoroso ecoou as palavras do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no discurso pronunciado na manifestação ocorrida na avenida Paulista, em São Paulo.

Foi uma resposta firme e clara dos brasileiros ao golpismo da direita, dos conservadores, da mídia hegemônica e dos derrotados na eleição de 2014, os cardeais golpistas do PSDB e aliados.