sexta-feira, 1 de abril de 2016

Lava-Jato esculacha a Constituição

Por Breno Altman, em seu blog:

Fui surpreendido, na manhã de hoje (1º/04), com a notícia de que a Policia Federal havia comparecido à minha casa, em São Paulo, com um mandado de condução coercitiva e outro de busca e apreensão.

Tinha viajado a Brasília para participar de atividades da Jornada Nacional pela Democracia, que ontem (31/03) reuniu duzentas mil pessoas apenas na capital do país.

Atendendo a orientação dos próprios agentes federais, compareci à sede brasiliense da instituição. Meu depoimento foi tomado durante cerca de uma hora, em clima cordial e respeitoso.

A bela mensagem de Maria Conceição Tavares

Não vai ter golpe! Vai ter luta!

Editorial do site Vermelho:

A data de hoje, que lembra o golpe de Estado de 1964 (na verdade ocorreu em 1º de Abril, mas os mandões da ditadura escolheram 31 de março para não virar a piada do dia da mentira) poderá, daqui para a frente, ser recordada por motivo mais grato à democracia e aos brasileiros. Poderá ser o dia em que o mundo gritou, em uníssono: “não vai ter golpe”.

Este brado ecoou de Cajazeiras (PB) às grandes capitais brasileiras e reverberou em Paris onde, ao som de Asa Branca, a multidão acompanhou o que acontecia nas ruas das cidades brasileiras e de outras mundo afora.

Resistência ao golpe dá oxigênio a Dilma

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A semana que começou com uma derrota para o governo, na terça-feira em que o PMDB anunciou o rompimento, termina com uma conjugação de fatos que avisam ao outro lado: O jogo ainda não acabou.

As manifestações de ontem foram as maiores já realizadas em defesa da democracia e em apoio à presidente Dilma, com ganhos de representatividade para a frente política contra o impeachment, que ultrapassa o petismo e o sindicalismo. A presença e a fala de Chico Buarque no palanque do Rio foram o mais forte simbolismo disso.

A ousadia descarada do cínico Sergio Moro

Por Jeferson Miola

"O fascista fala o tempo todo em corrupção. Fez isso na Itália em 1922, na Alemanha em 1933 e no Brasil em 1964. Ele acusa, insulta, agride como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso, um sociopata que persegue carreira política. No poder, não hesita em torturar, estuprar, roubar sua carteira, sua liberdade e seus direitos. Mais que corrupção, o fascista pratica a maldade" - Norberto Bobbio, filósofo, jurista e pensador italiano.

Em “A cura de Schopenhauer”, o psiquiatra e escritor norte-americano Irvin D. Yalom, ao analisar comportamentos psicopatas, se apoia na expressão iídiche “chutzpah”, que ele traduz como sendo “ousadia descarada, palavra sem uma correspondência exata em outras línguas, mas bem definida na história do menino que matou os pais e depois pediu clemência aos jurados por ser órfão”.

As ruas estão cheias da força da alegria

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Voltei cedo e perdi a cena. Mas recuperei e trago para vocês

Era muita garotada, entre as 30 ou 40 mil pessoas que lotaram o Largo da Carioca, mas o ponto alto da manifestação contra o golpe foi meu herói e rival – como fazer que as moças suspirassem por mim e não por ele? Melhor aceitar e aderir… – durante 40 anos.

Luta contra o golpe ganha as ruas

Cinco razões para rechaçar o golpe

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Atenção você, esquerdista ou não, nacionalista ou não, progressista ou não, que acredita na democracia e nas conquistas civilizatórias, que não fecha acordo com fascistas e seus seguidores desavisados, mas também não se sente à vontade para ir às ruas defender o governo Dilma do ajuste fiscal, da Lei Antiterrorismo e do acordo com o PSDB para entregar o pré-sal ao capital estrangeiro: este artigo é uma tentativa de diálogo exatamente com você!

Miguel Nicolelis envia mensagem a Dilma

Michel Temer, do sonho ao pesadelo

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Era para ser uma semana triunfante para o vice-presidente Michel Temer. Por obra dele, o PMDB, partido que comanda, romperia com Dilma Rousseff, inspiraria outras siglas governistas a segui-lo e aí o impeachment seria questão de tempo.

E para tentar cativar desde já o empresariado, um porta-voz do vice encarregava-se de vender à praça os planos econômicos neoliberais de Temer. Mas as coisas não saíram exatamente como imaginado. Ao contrário. Temer parece em apuros.

Danny Glover denuncia o golpe no Brasil

Golpe é para restaurar a República Velha

Por Lindbergh Farias e Marcelo Zero

O golpe é para acabar, com um só golpe, com três grandes legados sociais e políticos do Brasil: o legado de Lula, o legado de Ulysses Guimarães e o legado de Getúlio Vargas.

Não é exagero, não é invenção. É o que está escrito no programa econômico do golpe de Michel Temer e Eduardo Cunha, o documento “Uma Ponte Para o Futuro”, divulgado há poucos meses.

O título é evidentemente enganoso. Não se trata de uma “ponte para o futuro”. Trata-se de uma “pinguela para o passado”. E não é um passado recente; é um passo longínquo, bem atrasado.

Um lembrete aos progressistas do PMDB

Por Jandira Feghali

Em 1971, o MDB abrigou em sua legenda os movimentos e políticos de esquerda jogados na clandestinidade pela Ditadura Militar. Diversos comunistas nele se abrigaram como forma de prosseguir na luta política, formando uma das frentes progressistas mais fortes à época. Com votações retumbantes no sistema político bipartidário daquele período, o MDB se contrapunha ao partido do Regime - Arena, e traçou uma trajetória pautada pela defesa da democracia.