segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A vitória do banditismo nas eleições

Por Jeferson Miola

O resultado eleitoral representa o êxito praticamente absoluto da estratégia golpista. É sinal inequívoco da vitória do banditismo sobre a democracia. Mais que uma derrota do PT, foi uma vitória do banditismo político, jurídico e midiático.

Nas semanas que antecederam a eleição deste domingo, foi processado o mais impressionante bombardeio já sofrido por um partido político na história do Brasil.

O ataque aterrador de juízes [inclusive do STF], procuradores do MP e delegados da PF para alvejar lideranças e candidaturas do PT não encontra precedente histórico.

PT corre atrás das mudanças que despertou

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Quando o PT foi formado, em 1980, o Brasil lutava contra a ditadura militar. O partido surgiu como frente de intelectuais, militantes das Comunidades Eclesiais de Base da igreja Católica e o operariado do ABC paulista, onde estava o mais moderno da indústria brasileira. Era o auge da presença da indústria no PIB, com cerca de 22%, um aumento vertiginoso em relação aos anos 50 (mais ou menos 10%).

A tarefa principal da ditadura tinha sido a de organizar a mão-de-obra brasileira dentro dos parâmetros necessários à expansão multinacional dos Estados Unidos: arrocho salarial, controle absoluto sobre a organização sindical, supressão contínua de direitos. A Globo, como hoje, fazia o roteiro do golpe: festejava periodicamente o Operário Padrão, que ganhava premio por bom comportamento e aparecia no Jornal Nacional como exemplo de ascensão social. Era a versão retrô da ‘meritocracia’, ascensão individual obtida pelo estudo e pelo trabalho, nunca pela organização coletiva ou - Deus que nos livre - pela reivindicação de direitos.

O trem da alegria da mídia golpista

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Realmente, o discurso de austeridade fiscal do governo vale apenas quando se trata de cortar investimentos em educação, saúde e aposentadoria do pobre; não para as mamatas da Globo, Folha, Estadão e Abril, os quatro cavaleiros do golpe.

O trem da alegria começou a rodar a todo vapor!

Os pixulecos federais para os apoiadores do golpe estão brotando como maná dos céus!

Alckmin tira Serra e Aécio de seu caminho

Por José Cássio, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Eu nem sabia que o João Doria era do PSDB”.

Agora José Serra, ministro das Relações Exteriores, sabe.

Seu colega de partido é o novo prefeito de São Paulo, eleito em primeiro turno com 3.085.187 votos, numa eleição em que superou Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB), Marta (PMDB) e Luiza Erudina (PSOL).

Medo de vaias: Temer foge da Casa Rosada

Manifestantes jogam ratos para Temer,
em sua visita a quinta de Olivos 
Do site Carta Maior:

Nesta segunda-feira (3/10), Mauricio Macri e Michel Temer realizarão o primeiro encontro entre um presidente do Brasil e da Argentina após a queda de Dilma Rousseff do Planalto, após um processo que o governo argentino acompanhou à distância. O encontro não será na Casa Rosada, sede oficial do Poder Executivo, e sim na Quinta de Olivos, a residência presidencial – equivalente ao Palácio da Alvorada.

Antes de partir a Buenos Aires, Temer afirmou que espera iniciar uma boa relação com Macri: “pensamos parecido”. Aqueles que não pensam como ele, e que acreditam que a saído de Rousseff não foi legítima, realizarão protestos na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, com a consigna “Buenos Aires escracha Temer, o presidente golpista do Brasil”.

A eleição da abstenção e da Lava-Jato

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Não é preciso ter muita imaginação para antecipar a explicação convencional para a derrota histórica sofrida pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais, em particular em São Paulo, maior cidade brasileira e tradicional referência para o debate político. Passaremos os próximos dias a ouvir que o PT foi punido por seus próprios erros e pagou por eles. Adversários históricos do partido que desde o nascimento esteve no centro das principais lutas dos trabalhadores e da população mais pobre do país irão profetizar a inevitável derrocada final, que seria a confirmação da desorientação política, de uma suposta falta de valores morais e até ausência de títulos acadêmicos por parte de seu núcleo dirigente.

MBL elegeu oito de seus 45 candidatos

Da revista CartaCapital:

O Movimento Brasil Livre, um dos grupos que liderou os protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff desde 2015, conseguiu eleger oito dos 45 candidatos que apoiou nas eleições municipais de 2016. Para obter esse aproveitamento, de 17%, o grupo elegeu um prefeito no interior de Minas Gerais e sete vereadores, sendo três no estado de São Paulo, dois no Paraná e outros dois no Rio Grande do Sul.

Durante todo o ano de 2015 e o início deste ano, o MBL vendeu sua imagem como a de uma entidade apartidária, que estava nas ruas "contra a corrupção". O avanço do processo de impeachment e aproximação das eleições mostraram que não era bem assim.

Eleição confirma hegemonia dos golpistas

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                    

Os números são estarrecedores, não só para o PT mas também para toda a esquerda e as forças antigolpistas: os tucanos elegeram no primeiro turno, além de Dória na maior cidade do país, Firmino Filho, em Terezina. E disputarão o segundo turno em oito capitais.

Já o PMDB, embora tenha sofrido derrotas importantes no Rio e em São Paulo, está no segundo turno em seis capitais. No primeiro turno, o partido do usurpador Temer só elegeu o prefeito de Boa Vista (RR), mas detém ainda o maior número de prefeitos do país.

João Doria poderia não assumir o cargo?

Da revista Fórum:

O novo prefeito da cidade de São Paulo, confirmado ontem (2), já no primeiro turno, pode não assumir o cargo se condenado em uma das duas ações judiciais que pedem a cassação do registro da sua candidatura por abuso de poder politico e por utilizar dinheiro oriundo de contrato com pelo menos quatro estados para financiar sua campanha.

A derrota do PT e os desafios futuros

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

As eleições municipais trazem consequências variadas para a oposição e para a situação.

As principais conclusões a serem tiradas:

Peça 1 – a derrota de Fernando Haddad

A derrota no primeiro turno em São Paulo foi a maior demonstração, até agora, da eficácia da política de “delenda PT”, conduzida pela Lava Jato junto com a mídia. Não se trata apenas de uma derrota a mais, mas a derrota do mais relevante prefeito da cidade de São Paulo desde Prestes Maia.

Doria anuncia mais mortes no trânsito

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Impressionante a rapidez do retrocesso que espera os paulistanos.

João Dória apressou-se em anunciar hoje, no Bom Dia SP, que fará, na primeira semana de governo, a liberação dos limites de velocidade nas marginais da cidade: 90, 70 e 60 km/he não mais 70, 60 e 50 Km, respectivamente nas pistas expressa, central e local.

É só o tempo, diz ele, de trocar as placas.

Mídia, classe média e o voto conservador

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Uma das características políticas do Brasil nos últimos anos tem sido a polaridade entre a votação nas regiões em que o papel dos meios de comunicação é determinante – de que as grandes cidades do Centro-Sul é o melhor exemplo – e aquelas em que a melhoria das condições de vida da população é determinante – como no Nordeste do país – e anula o efeito da imprensa. Foi assim, caracteristicamente, na reeleição da Dilma, em 2014, quando ela foi amplamente derrotada no Centro-Sul – com a grande e decisiva exceção de Minas Gerais onde, ainda assim, foi derrotada em Belo Horizonte –, mas triunfou, sempre com mais de 70%, no Nordeste do Brasil.

Sobre as eleições e os epitáfios

Por Valter Pomar, em seu blog:

Só tem algo mais chato do que uma derrota: os epitáfios escritos pelos inimigos, adversários e falsos amigos.

Contra eles, só há um antídoto: o exame da realidade, a busca das causas, retomar as energias e voltar a caminhar.

Ponto 1

Para começo de conversa: a esquerda já sofreu, está sofrendo e ainda vai sofrer derrotas piores do que as deste 2 de outubro de 2016.

Golpe não deu votos ao PMDB de Temer

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O PT, como era previsível, perdeu nas urnas deste domingo mais da metade das prefeituras que tinha e só ganhou em uma capital, Rio Branco (AC). Mas foi o PSDB, e não o PMDB, que o removeu do Planalto com o golpe do impeachment para herdar o governo, o maior beneficiário da onda conservadora. Derrotado no chamado “triângulo eleitoral das Bermudas” (Rio, São Paulo e Belo Horizonte), o partido de Temer venceu apenas em Boa Vista (RR), com Teresa Jucá, no primeiro turno. Certamente um resultado frustrante para quem patrocinou o golpe apostando na viabilização de um projeto próprio de poder. “Derrotamos o PMDB em homenagem à democracia brasileira”, proclamou Marcelo Freixo, do PSOL, sob gritos de “Fora Temer. Ele passou ao segundo turno derrotando o peemedebista Pedro Paulo.