quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Bolsonaro quer ser o Trump do Brasil

https://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Xenófobos, racistas, machistas, homofóbicos e outros psicopatas estão em festa no mundo todo com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Grupos neonazistas da Grécia, França e de outras partes já enviaram felicitações ao magnata ianque que surpreendeu na disputa pela Casa Branca. Do Brasil, um dos primeiros a se pronunciar foi o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Pelas redes sociais, ele comemorou: “Vence o melhor, o patriota, aquele que lutou contra tudo e todos. Em 2018 será o Brasil no mesmo caminho". O sonho do fascistoide nativo, que já antecipou a sua pré-candidatura à presidência da República, é ser o Donald Trump do Brasil.

O salário mínimo dançou. Patrões em festa!

Por Altamiro Borges

Para quem ainda tem dúvida sobre os reais propósitos da tal PEC do Teto – também batizada de PEC da Morte – vale a pena acompanhar como foi a discussão do projeto no Senado nesta terça-feira (8). Matéria do Estadão, um ativo defensor da proposta de austeridade fiscal do Judas Michel Temer, ajuda a entender a regressão em curso. O jornal estampa no título: “Relator rejeita emendas que preservam o reajuste real do salário mínimo”. Ou seja: a política de valorização do salário mínimo, uma conquista histórica firmada pelas centrais sindicais durante o governo Lula, está quase morta. A reportagem, assinada por Isabela Bonfim e Idiana Tomazelli, dá detalhes sobre o novo golpe:

Faustão, Silvio Santos e as baixarias na TV

Por Altamiro Borges

A televisão brasileira – uma concessão pública explorada por meia dúzia de empresários avarentos e sem qualquer escrúpulo – vai de mal a pior. Ela estimula os piores tipos de preconceitos na sociedade, como o machismo, o racismo e a homofobia. E com as recentes mudanças na legislação sobre a classificação indicativa, aprovadas pelo servil Superior Tribunal Federal (STF), ela tende a se degradar ainda mais no futuro próximo, com as baixarias das telinhas contaminando as crianças nos horários da manhã e tarde. Reproduzo duas notinhas que evidenciam esta desgraça sem controle. A primeira foi postada neste domingo (6) pelo blogueiro Mauricio Stycer, hospedado no UOL:


A “morte simbólica” de Lula

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Numa entrevista ao DCM, o advogado e professor de direito Pedro Serrano disse que o objetivo da perseguição a Lula é promover sua “morte simbólica”.

Isso leva a uma questão: qual seria a real situação de Lula nas pesquisas se ele não sofresse os constantes bombardeios que a mídia e a justiça lhe impõem?

A cada levantamento, Lula aparece mais distante dos adversários na corrida presidencial para 2018. É quase como se tivéssemos um candidato adulto contra um punhado de candidatos mirins.

Por que a Fiesp apoiou o golpe?

Por Marco Aurélio Cabral Pinto, no site Brasil Debate:

Para muitos observadores, parece paradoxal a atitude da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo diante dos eventos políticos que sacudiram a democracia brasileira. Ao apoiar o golpe e demais medidas ortodoxas na economia, a Fiesp pareceu corroborar para o fracasso da própria indústria no país.

Ou seja, medidas que limitem gastos públicos destroem a demanda efetiva que pode ser capturada pelas firmas não financeiras na forma de receitas adicionais. Quanto maior o gasto, maior o emprego. Maior o emprego, maior o faturamento das empresas. Maiores faturamentos, lucros mais elevados e, portanto, mais acelerado o processo de acumulação.

Trump: O reacionarismo e a decadência

Por José Reinado Carvalho, no site Vermelho:

O republicano Donald Trump ganhou as eleições presidenciais dos Estados Unidos, derrotando a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, que despontava como favorita em todas as pesquisas de opinião pública e era tida como imbatível pela mídia burguesa, seus analistas de política internacional, acadêmicos e chancelarias mundo afora.

Derrotado também o presidente Barack Obama, apesar do propalado carisma e fabricada popularidade. Os republicanos venceram também as eleições legislativas tanto na Câmara como no Senado.

Donald Trump: o perigoso narcisista

Do site DW:

Pergunte aos biógrafos de Donald Trump sobre a personalidade do magnata, e eles vão começar a fazer uma associação livre de palavras, como se não pudessem evitar: agressivo, incoerente, sem princípios, materialista, presunçoso, perspicaz, indisciplinado, imprevisível e carismático são alguns dos adjetivos mais usados para descrever Trump. Mas duas palavras se destacam: narcisista e vendedor.

Vitória de Trump espalha incerteza no mundo

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

A temida catástrofe aconteceu: um político inexperiente, de atitudes imprevisíveis, estará, a partir de 20 de janeiro de 2017, no comando da maior máquina militar da história do planeta. Os temidos botões das armas nucleares estarão ao alcance de seus dedos, além de outras armas extremamente letais.

Muito ainda vai se escrever sobre o que, no fim de contas, aconteceu nesta eleição de 2016, e sobre o que vai acontecer no futuro.

Algumas hipóteses já pairam no ar.

Por que prossegue a artilharia contra o PT?

Por Pedro Breier, no blog Cafezinho:

O governo foi derrubado e o PT derreteu nas eleições municipais, mas a fábrica de manchetes contra Lula, Dilma e o PT continua a todo vapor, alimentada pelo consórcio formado pela mídia corporativa e pela operação Lava Jato.

‘Em depoimento, Cerveró reitera acusações contra Lula e Dilma’ é o título de uma matéria de hoje no site do Estadão.

As acusações de Cerveró têm a consistência do pudim que a minha avó faz (maravilhoso, por sinal). A acusação contra Lula:

O racha anunciado da base de Temer

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A eleição do presidente da Câmara para o biênio 2017-2018, marcada para primeiro de fevereiro próximo, foi objeto de duas pajelanças nas últimas horas. Temer jantou com os tucanos Aécio Neves e Tasso Jereissati na segunda-feira, para tratar do assunto, e na terça os partidos do “Centrão” se reuniram e fincaram pé no lançamento de uma candidatura do bloco, o que deve acontecer logo depois da reunião que marcaram para o dia 22 próximo. Há uma racha anunciado na base de Temer, pois os partidos da antiga oposição ao PT – PSDB, DEM e PPS – não admitem apoiar um nome do Centrão. Depois do jantar com Temer, os tucanos passaram a admitir o apoio ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desistindo da candidatura própria. Maia, entretanto, só poderá concorrer se conseguir aprovar uma mudança no regimento que permita a reeleição dentro da mesma legislatura. Hoje, ela só é permitida quando ocorre a renovação da Câmara, depois de uma eleição parlamentar. Sem os votos do Centrão, a mudança não prospera.

A última batalha de Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Seguramente, está sendo muito mais difícil destruir Lula do que a ditadura tucano-midiático-temerária esperava. Em que pesem como o mundo todas as acusações sem provas e tantas versões mentirosas dos fatos que a mídia e os porões da internet difundem todo dia contra o petista desde 1989, ele resiste.

A Lava Jato, os impérios de mídia, os grupos do Facebook montados em financiamentos obscuros, a operação pseudo policial que só persegue e pune efetivamente petistas, todo esse aparato repressor usado para destruir o ex-presidente não chega aonde precisava, apesar de esses poderes controlarem o Ministério Público, as polícias e o Judiciário.

Trump põe em xeque pesquisas e imprensa

Depósito de cartuns
Por Matheus Moreira, na revista Fórum:

Nesta quarta-feira (9), às 5h30, no horário de Brasília, Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos da América com 279 votos dos colégios eleitorais, contrariando a grande maioria das pesquisas e projeções até então.

Creomar Lima Carvalho de Souza, professor da Universidade Católica de Brasília, que está em Ohio a convite do governo dos EUA para acompanhar as eleições, explicou para a reportagem da Fórum que a eleição de Trump traz uma característica inquietante de ruptura de sistema de pesquisas: