quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O encontro de Dom Paulo com Fidel no céu

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Dom Paulo avistou de longe a estrela vermelha no quepe verde-oliva do grandalhão que o esperava no portão.

– Bem-vindo, Paulo!

– Ah, queridíssimo Fidel, não me admira vê-lo por aqui…

Fidel Castro gargalha.

– Olha que fizeram muitos memes e piadas comigo ardendo no fogo do inferno e competindo com o Satanás em pessoa.

13 de dezembro: Dia da vergonha das elites

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. Muitos anos depois, o povo brasileiro (as elites já conheciam) ficou sabendo, através de documentos do governo norte americano, da ativa participação dos Estados Unidos no golpe de 1964, e sua sequência, o AI-5, instrumento importante de poder ditatorial para garantir a implementação de uma política econômica neoliberal.

2. Essa política, na época comandada por Roberto Campos com o auxílio ativo de economistas americanos, tinha como objetivos, entre outros, o arrocho salarial que permitiria aumentar os lucros das empresas; a concessão de privilégios ao capital estrangeiro; a abertura comercial e a livre movimentação do capital estrangeiro.

Temer festeja os prêmios de bajuladores

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Vergonha pouca é bobagem para o presidente que chegou ao poder pelo golpe. Mesmo tendo o nome citado em diversas delações premiadas da Lava Jato, que o acusam de ter recebido propina de empreiteiras, na semana passada, a revista IstoÉ promoveu uma festa para premiar Michel Temer como o "grande brasileiro do ano de 2016". Quatro dias depois da "honraria", espalhou-se como rastilho de pólvora o vazamento da delação premiada de um dos ex-diretores da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que, entre muitas outras afirmações ricas em detalhes, disse que Michel Temer pediu direta e pessoalmente, durante um jantar em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, que Marcelo Odebrecht repassasse R$ 10 milhões para as campanhas do PMDB, em 2014.

Por que Diretas Já

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                                                    

O jornal O Globo expôs sua preocupação com a possível queda de Temer pregando eleições indiretas e rejeitando a proposta de antecipação da eleição presidencial. Para a família Marinho, ou "famíglia" como a ela se refere o bravo Altamiro Borges, o apelo à soberania popular como remédio para o caos causado pelo golpe não passa de um "jeitinho" que deve ser evitado a todo custo.

Até aí nada demais. É a Globo sendo Globo como sempre foi. Mas a retórica antidemocrática dos Marinho remete à frase antológica do saudoso Leonel Brizola: "Se a Globo estiver contra, sou a favor. Se a Globo for a favor, sou contra." Para os democratas e progressistas, está aí um parâmetro simples, prático e arrasadoramente infalível.

"Sem Censura" e a comunicação pública

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Seguem os protestos contra a decisão da atual diretoria da EBC de não renovar o contrato da empresa com a apresentadora Leda Nagle, pondo fim ao programa Sem Censura, um dos mais prestigiados da televisão brasileira, um dos destaques da programação da TV Brasil desde sua criação, pois que anterior a ela (antes de 2007 já era veiculado pela incorporada TVE-RJ). Não nos enganemos, Leda. Não foi nada contra você, uma das mais talentosas profissionais de televisão do Brasil. Foi contra a comunicação pública. A ideia é ir minando a TV Brasil enquanto TV Pública, tirando da grade os melhores programas e os melhores profissionais, criando as condições para o completo desmonte. Seu programa sempre foi relevante, tinha uma das maiores audiências e contribuía enormemente para a difusão da diversidade cultural e a reflexão sobre nossa realidade.

Contra o autoritarismo, "Calar Jamais"!


Do site do FNDC:

A líder estudantil Carina Vitral, presidenta da UNE; o ator Caio Martinez Pacheco, da companhia Trupe Olho da Rua; o jornalista Caio Santos, do coletivo Jornalistas Livres; e o líder do MST João Pedro Stédile são os personagens do segundo vídeo da campanha Calar Jamais!. Lançada esta semana, a produção reforça as denúncias de repressão à liberdade de expressão cada vez mais corriqueiras no país. O elenco simboliza a coletividade formada por estudantes, artistas, trabalhadores e movimentos sociais brasileiros, duramente reprimidos pela polícia e até pelo Exército por denunciar e resistir ao golpe parlamentar que depôs a presidenta Dilma Rousseff e à retirada de direitos promovida pelo governo Temer.

Diretas já! Antes que seja tarde

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

O golpista empossado presidente comemora a aprovação da PEC 55, a PEC da Morte. Aquele que se acovarda com medo de vaias em velório fala agora em coragem. O golpista é um fingidor. Finge tão deverasmente que chega a fingir pudor ao marchar impunemente.

Não poderia haver maior homenagem ao retrocesso do que aprovar a PEC da Morte no aniversário do Ato Institucional no 5, o AI-5. O governo bem poderia aproveitar o embalo e adotar, como lema, aquele registrado nos anais pela verve de Jarbas Passarinho, que consagrou o AI 5 mandando "às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência."

A política da austeridade e a saúde

Por Rafael da Silva Barbosa, no site Brasil Debate:

O livro A Economia Desumana, publicado no ano de 2013 sobre os impactos das políticas de austeridade nas condições de saúde dos países que enfrentaram algum tipo de crise, concluiu que as “recessões ferem, mas a austeridade mata”. Nele, os autores David Stuckler e Sanjay Basu mensuraram os efeitos dos cortes nos respectivos orçamentos da seguridade social, em específico da área da saúde, dos países.

Diretas Já é a única solução contra o golpe

Por Ricardo Gebrim, no jornal Brasil de Fato:

Na medida em que nos aproximamos do dia 2 de janeiro de 2017, a Rede Globo eleva o tom no ataque a Temer. Qualquer afastamento presidencial após esta data implicará em eleições indiretas e as conspirações aceleram para assegurar essa grande oportunidade ao neoliberalismo: comandar o Poder Executivo sem enfrentar as urnas. É o golpe, dentro do golpe!

Como entender essa instabilidade política na disputa pela direção do campo golpista?

Wikileaks: A biblioteca global da rebeldia

Por Silvia Arana, no site Outras Palavras:

O Wikileaks, definido por seu fundador Julian Assange como “uma grande biblioteca da rebeldia”, vem publicando há dez anos mais informação secreta que todos os outros meios de imprensa juntos. As revelações informaram o público sobre tratados secretos, vigilância maciça, ataques contra civis, torturas e assassinatos cometidos pelos governos dos EUA e de outros países. Dos dez milhões de documentos revelados pelo Wikileaks em uma década de existência, a organização escolheu ressaltar os seguintes[1]:

"O Golpe": Em breve, nos cinemas

Por Celso Vicenzi, em seu blog:

Ficção e realidade se misturam nas telas de cinema. A indústria de Hollywood e suas congêneres sempre foram pródigas em recontar ou criar histórias. Depois do golpe, depois que a República de Curitiba passou a mandar mais do que a República instalada em Brasília, depois das lambanças do governo Temer, da guerra de poder entre poderes, enfim, todo enredo é possível. Já não há limite para pensar o inimaginável.

De olho neste enorme potencial, roteiristas mundo afora preparam a continuação de clássicos do cinema, agora com novos protagonistas e histórias adaptadas. Qualquer semelhança com nomes (homônimos) e fatos que pareçam verdadeiros é mera coincidência. Confira a lista.

Eleição direta ou governo biônico do PSDB

Por Jeferson Miola

Os métodos para a perpetração dos golpes de Estado de 1964 e de 2016 foram diferentes: em 1964, quartelada, tanques de guerra e fuzis; em 2016, STF, PF, MP, mídia, Lava Jato e Congresso – o golpe jurídico-midiático-parlamentar.

Apesar dessa diferença de origem, a evolução dos regimes de exceção nascidos de cada um destes golpes de Estado assemelha-se notavelmente. É cada vez maior a similitude entre o regime de exceção atual e o instaurado pela ditadura civil-militar que se adonou do país por 21 anos, de 1964 a 1985.