quarta-feira, 15 de março de 2017

O discurso de Lula na Avenida Paulista


Do site Lula:

Diante de mais de 150 mil pessoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do ato contra a reforma da previdência do governo de Michel Temer. Ao lado de lideranças dos movimentos sociais e sindical, discursou para a multidão e criticou a falta de sensibilidade dos donos do poder: "Eu queria que o Meireles e o Temer ouvissem o recado de vocês. Ao invés de fazer uma reforma para tirar dinheiro, façam a economia voltar a crescer”.

Na opinião do ex-presidente, o atual governo empurrou "goela abaixo do povo brasileiro uma reforma que vai impedir a aposentadoria de milhões”. O projeto, continuou Lula, deixa "cada vez mais claro que o golpe dado neste país não foi apenas contra a Dilma e os partidos de esquerda, foi para colocar um cidadão sem nenhuma legitimidade para acabar com as conquistas sociais do povo”.

Lula falou sobre seu governo: "Um dia nesse país nós resolvemos o problema da previdência incluindo os pobres no orçamento. Quando a gente conseguiu incluir o pobre no orçamento da União, o pobre passou a ser a solução ao invés do problema. Quando geramos 22 milhões de emprego, todas as categorias tinham aumento acima da inflação”.

A solução adotada por Michel Temer, avaliou Lula, não é satisfatória: "É preciso parar com essa bobagem de cortar e vender as nossas estatais. Quem não sabe governar, só sabe vender”. Os retrocessos vividos desde o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff colocaram em xeque a imagem internacional do Brasil: "Esse país era respeitado no exterior e hoje temos um presidente que não tem coragem de ir nem à Bolívia”.

O necessário agora, disse Lula, é fazer os brasileiros se sentirem orgulhosos novamente: "Nós queremos ter o direito de voltar a sermos respeitados e de ter dignidade. Tenho orgulho de ter sido presidente por oito anos e ter ajudado esse país a levantar a cabeça”.

Antes de terminar, fez uma previsão sobre o futuro do país: "Quem pensa que o povo está contente, está enganado; esse povo só vai parar quando elegerem um governo democraticamente”.

O ex-presidente já havia encerrado seu discurso, quando pediu a palavra novamente para avisar às milhares de pessoas que estará na Paraíba no próximo domingo (19). Lula vai visitar as obras da transposição do Rio São Francisco ao lado de Dilma Rousseff e Ciro Gomes. Fez questão de pedir aos presentes que avisassem aos parentes que moram na região.

Veja a galeria de fotos em alta definição: https://goo.gl/photos/UMNRDCiSELGjAnS59

Ouça o discurso de Lula na íntegra [aqui].

0 comentários: