segunda-feira, 24 de abril de 2017

Lula quer derrotar o candidato da Globo

'O Mercado de Notícias' e o papel da mídia


O Cineclube Vladimir Herzog exibe nesta terça-feira (25), às 19h30, o documentário “O Mercado de Notícias” (2016), do cineasta brasileiro Jorge Furtado, que também dirigiu outros importantes filmes como “O Homem que Copiava” e “Ilha das Flores”.

Escrito por Jorge Furtado, o documentário é inspirado na clássica peça do dramaturgo inglês Ben Jonson - The staple of news, encenada pela primeira vez no ano de 1626, em Londres. O filme traça um paralelo sobre mídia e a democracia, incluindo uma breve história da imprensa, desde o seu surgimento, no século 17, até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos.

Reforma de Temer esmaga o trabalhador rural

Por Frei Sérgio Antônio Görgen, no blog Viomundo:

O relator da Proposta de Emenda Constitucional sobre a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, deputado Artur Maia, do PPS/Bahia, apresentou seu relatório para debate na Comissão Especial.

Analiso aqui as questões referentes à Previdência Social Rural.

O relator fez uma jogada esperta para diminuir as resistências dos deputados da base do governo que estão sendo pressionados em suas bases pelo interiorzão Brasil afora.

Reforma da Previdência: punindo os inocentes

Por Juliano Giassi Goularti, no site Brasil Debate:

Que país a Reforma da Previdência projeta para meados do século XXI? Numa perspectiva crítica e de comprometimento social com a coletividade, o ajuste estrutural na Previdência Social delineado pelo governo está de costas para o futuro. Responsável por assegurar a renda dos trabalhadores e de seus dependentes quando da perda da capacidade de trabalho, o que está por trás da Reforma (Proposta de Emenda Constitucional N° 287) é retirar o mínimo de justiça social definido pela Constituição Federal de 1988.

Deixar pra lá não resolve

Por Celso Vicenzi, em seu blog:

Tem sido comum nas redes sociais, críticas “amigáveis”, no campo da esquerda, a quem se ocupa em denunciar atitudes e discursos que disseminam o ódio, sempre que partam de pessoas que, dizem esses internautas, “a melhor tática é deixar quieto, não debater”. Gostaria muito de acreditar que agir assim, diminuiria a força de quem usa os espaços públicos para propagar ideias de violência e exclusão contra outros seres humanos.

Temer perde força no Congresso Nacional

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

Recentes votações na Câmara dos Deputados, com destaque para a apreciação pelo Plenário do regime de urgência da reforma trabalhista, na quarta-feira (19), mostram o enfraquecimento do governo Michel Temer no Parlamento? Se a resposta for afirmativa, esse enfraquecimento seria uma tendência? Outra votação frequentemente citada como sintomática dessa perda de influência ou comando na Câmara pelo governo foi a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que autorizava a cobrança de mensalidades em universidades públicas para cursos de especialização.

'Não fiz as críticas a Lula que me atribuem'

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Correm pelas redes sociais críticas que teria feito a Lula. Elas são falsas. Pessoalmente não fiz nenhuma crítica. O que fiz foi publicar no meu blog (leonardoboff.wordpress.com) um artigo de Carla Jiménez no jornal espanhol El Pais que leva como o título: "Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht".

Considerei o artigo bem informado sobre a corrupção que tomou conta das empreiteiras. Estas corromperam e beneficiaram a quase todos os grandes partidos com caixa 2 ou com propinas. Um olhar de fora é sempre instrutivo, pois quando alguém escreve algo semelhante, aqui dentro do país, frequentemente é desqualificado como partidista, oportunista e mesmo falso.

Moro e Temer: outra foto para a história

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Da revista CartaCapital:

O juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância e visto como bastião da moralidade pelos manifestantes que desde 2015 vão às ruas "contra a corrupção", se encontrou nesta quarta-feira, 19, com uma das estrelas das delações premiadas da Odebrecht, o presidente Michel Temer. Ambos receberam em Brasília a Ordem do Mérito Militar, condecoração entregue pelo Exército como parte das cerimônias comemorativas do Dia do Exército.

Sorrindo, o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba cumprimentou Temer, que fez questão de encontrá-lo, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Ainda de acordo com a publicação, eles não conversaram e não se sentaram próximos.

Os golpistas e a destruição trabalhista

Por Miguel Rosseto, no site Carta Maior:

O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, do PSDB/RN, não propõe apenas ajustes ao projeto original do governo golpista. Ele apresenta um novo projeto. O que era ruim ficou pior, com dezenas de artigos que produzem graves mudanças na legislação trabalhista, no Direito do Trabalho, na organização sindical e na Justiça do Trabalho. É preciso denunciar que não se trata de uma reforma, mas de uma destruição de direitos trabalhistas conquistados em décadas de luta social e democrática.

O Projeto Brasil Nação chega às ruas!


Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O manifesto do Projeto Brasil Nação é uma iniciativa do professor Luiz Carlos Bresser-Pereira que apresenta "uma alternativa viável e responsável para o Brasil" e será lançado nesta quinta-feira, dia 27/04, a partir das 18 horas, no auditório da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, centro de São Paulo.

O Projeto tem cinco pontos principais:

1. Atuação contracíclica dos gastos públicos, priorizando investimentos em saúde e educação;

2. Redução da taxa básica de juros para níveis compatíveis com as demais economias emergentes;

Defender Lula é defender a esquerda

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não têm faltado ponderações de amigos e de adversários ideológicos/políticos no sentido de que abandonar Lula seria o “melhor caminho” em um momento em que o mundo desaba sobre a cabeça daquele que, pisoteado, escorraçado, difamado impiedosamente, sem trégua, estaria condenado, inapelavelmente, ao cadafalso político, ideológico, moral e físico.

Um amigo me diz que estaria na hora de “desmamar” de Lula. Outro, argumenta, quase como um favor ao alvo da sanha reacionária, que a hora seria propícia ao surgimento de “novas lideranças”…

Há pouco tempo, outro amigo disse que Lula, mesmo que não tenha recebido tríplex ou sítio, que não tenha sido aliciado de qualquer forma por donos de empreiteiras, não deveria ter se aproximado deles por tudo que representa.

Os chefes do banditismo político no Brasil

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O Jornal O Globo publicou no sábado, dia 22 de abril, o editorial mais bandido já escrito na história do Brasil, e olha que a disputa é acirrada!

O Brasil terá de escolher: ou Estado de Direito e democracia, ou a Globo.

Vamos responder ponto por ponto! Nosso texto vem entre colchetes e em negrito.

*****

No Globo

Cerco de depoimentos confirma Lula como o chefe

O tamanho do petrolão mostrou que era impossível o então presidente não saber do esquema

Globo encara o país como um imenso BBB

Lula no Jornal Nacional: presença cativa
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Alguém já disse que o Brasil é uma concessão da Globo.

A campanha maciça contra Lula é o retrato de como uma corporação com elefantíase lida com o país: como o BBB, manipulando e eliminando os indesejáveis.

O site Poder360 analisou, recentemente, o tempo que o Jornal Nacional dedicou aos citados na Lista de Fachin.

Entre os dias 11 e 17 de abril, do total de pouco mais de 4 horas de cobertura, Lula ficou com 33 minutos. Dilma, com 18.

Juntos, ele e ela somaram 51 minutos de pancadaria, contra 54 de todos os demais.

Globo tem 'sala de guerra' contra Lula

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não é possível precisar desde quando eles funcionam, mas a TV Globo opera dois endereços de e-mail que são mais que reveladores da postura da empresa diante da Lava Jato.

O primeiro é o CGJ-LAVANEWS@tvglobo.com.br>, onde CGJ é Central Globo de Jornalismo. Lava News, claro, dispensa explicações.

O segundo é o jornalismo-saladeguerra-bsb@tvglobo.com.br, cujo nome é a mais perfeita tradução da forma que a emissora encara a operação capitaneada por Sérgio Moro.