segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Caetano processa o “pastor” Feliciano

Por Altamiro Borges

O deputado de extrema-direita Marco Feliciano (PSC-SP), que andava meio sumido desde que foi acusado em agosto de 2016 de tentativa de estupro por uma ex-assessora, voltou a berlinda nesta semana. O cantor e compositor Caetano Veloso ingressou com queixa-crime contra o “pastor” pelos crimes de injúria e difamação. O moralista sem moral insinuou que o artista é pedófilo, espalhando falsas notícias (fake news) nas redes sociais. Os advogados de músico entraram com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (11) em que pedem a punição do parlamentar.

General Mourão é punido. Vice de Bolsonaro?

Por Altamiro Borges

Na cavalgada golpista pelo impeachment de Dilma Rousseff, seitas fascistas e viúvos da ditadura foram às ruas para esbravejar por uma nova intervenção militar no país. Concretizada a ruptura institucional, que alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer, esta ideia maluca saiu do armário inclusive nas casernas. O general Antonio Hamilton Mourão ganhou os holofotes da mídia ao defender a proposta em um convescote da Maçonaria, em setembro passado. Sem qualquer apego à democracia e a Constituição, ele pregou abertamente a intervenção militar. Na ocasião, o covil golpista foi complacente com o milico indisciplinado. Na semana passada, porém, o falastrão de farda voltou a bravatear sobre o explosivo assunto e, finalmente, foi punido.

O JN e a volta do fogão a lenha

Por Altamiro Borges

A mídia chapa-branca, nutrida com milhões em publicidade oficial, está fazendo um baita esforço para animar a sociedade com os rumos da economia. Ex-urubólogos da imprensa, que durante os governos Lula e Dilma só davam notícias negativas, agora viraram otimistas de plantão. Até parecem porta-vozes do “sinistro” Henrique Meirelles. Diante das constantes altas do preço do botijão de gás, o Jornal Nacional da TV Globo chegou a exibir na semana passada uma reportagem sobre a volta do fogão a lenha, tratando o drama social como um edílico retorno da “cozinha à moda antiga”. A matéria foi tão descarada que gerou comentários sarcásticos nas redes sociais. Um internauta sugeriu que o JN também elogie a substituição do carro pelo jegue e da energia elétrica pela vela.

Imbassahy é defenestrado. ACM Neto chora!

Por Altamiro Borges

Sem estardalhaço na mídia chapa-branca, o tucano Antônio Imbassahy, que ocupava o estratégico cargo de ministro da Secretaria de Governo, entregou na sexta-feira (8) a sua carta de demissão ao usurpador Michel Temer. Hostilizado pelos partidos fisiológicos do “Centrão” e isolado em sua própria legenda, ele saiu humilhado do governo e reassumirá seu mandato como deputado federal pelo PSDB da Bahia. Em seu lugar no covil golpista, a imprensa já dá como certa a posse de Carlos Marun (PMDB-MS), o jagunço do presidiário Eduardo Cunha e um dos principais líderes da tropa de choque governista na Câmara dos Deputados.

A truculência contra as universidades

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

No mesmo dia em que o novo diretor-geral da Polícia Federal jantou com um réu do mensalão tucano em uma festa, oito membros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram conduzidos coercitivamente para a delegacia. Eles são acusados de desviar recursos públicos destinados à construção do Memorial da Anistia Política do Brasil, um projeto do Ministério da Justiça e da universidade. A ação faz parte de uma devassa que a PF tem feito desde o ano passado nas universidades públicas de todo o país.

Resistência garantiu vitória na Venezuela

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Dezoito anos depois da entrada de Hugo Chávez em Miraflores, a espetacular vitória do chavismo nas eleições municipais deste domingo mostra que a Venezuela resiste e luta. “Querem nos obrigar a trair a Revolução pela fome mas não vão conseguir”, me disse, em tom de promessa solene, a servidora Esmeralda Vasquez, 61 anos, duas filhas, duas netas, moradora no Sucre, município popular de 600 moradores nos arredores de Caracas. “Amo Chávez, apoio Maduro”, diz ela, depois de contar, em tom divertido, que há retratos de Chávez em cada aposento de sua casa, inclusive no banheiro.

Coca-Cola e o rombo de R$ 7 bilhões

Por João Peres e Moriti Neto, na revista CartaCapital:

A Receita Federal e organizações da área de saúde tentam há anos desmontar um distorcido sistema de incentivos fiscais que beneficia grandes produtores de refrigerantes. Empresas instaladas na Zona Franca de Manaus cobram créditos tributários por impostos que nunca foram pagos.

Segundo cálculos conservadores, as companhias beneficiadas deixam de repassar aos cofres públicos 7 bilhões de reais por ano, o equivalente a 84 meses de manutenção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ameaçada de fechamento, ou um terço do orçamento anual da saúde em São Paulo. O Fisco reclama da “distorção”. Não bastasse o incentivo em si, há sinais de superfaturamento nas notas fiscais emitidas pelos beneficiários.

O que Jair Bolsonaro faz na Lista de Furnas

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A Lista de Furnas, dinheiro de caixa 2 que abasteceu 156 campanhas em 2000, contém os notórios Aécio, Serra e Alckmin, além de Eduardo Cunha e Jair Bolsonaro.

Os seguidores do JB estão ouriçados, alegando que se trata de mais uma calúnia contra o incorruptível mito. Balela.

Em 2015, Bolsonaro acusou na Câmara que “os canalhas ligados ao PT e PSOL” forjaram o documento. É a mesma argumentação de Aécio Neves, que apenas tira o PSOL.

Como a mídia cobre as truculências da PF

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Paula Cesarino Costa é uma ombudsman à altura dos melhores que a precederam, como Marcelo Beraba e Mário Magalhães.

Sua crítica de hoje ao espaço dado às operações policiais contra Universidades, permite levantar uma característica não muito nova, mas que se estratificou nos últimos anos: a incapacidade dos jornais de se renovarem. Nos programas de qualidade existe o método PDCA, ou Planejar, Fazer, Checar e Agir. Trata-se do bê-a-bá da qualidade.

Os jornais, que tratam a questões da eficiência, da qualidade como palavras mágicas, são incapazes de reavaliar procedimentos básicos. No caso, como se comportar ante uma denúncia da polícia.

A liquidação de Natal na Previdência

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Estadão diz que há 215 votos contra a reforma da Previdência – 124 deles da base governista – e dá os nomes e rostos destes votantes.

O governo, por sua vez, diz que tem 270 votos – anônimos – e que, portanto, só lhe faltam 38 para ter o número necessário à aprovação da emenda constitucional que tira direitos dos brasileiros.

Verdade, aí, só a de que o sistema representativo parlamentar é um farsa, pois não representa: não se define voto pelo partido e nem sequer pela consonância com o sentimento público.

A terceira fase do golpe de 2016

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

O processo de secundarização da política no Brasil vem ganhando contribuições adicionais e decisivas desde a implementação do golpe de Estado que permitiu ascensão do governo Temer, em 2016. Na época da escravidão, recorda-se, o Brasil encontrava-se sob o comando dos interesses da Casa Grande e tanto fazia o partido vencedor nas eleições fraudadas da fase experimental da democracia censitária, uma vez que era a economia que governava a política.

A vitória eleitoral do chavismo na Venezuela

Do site Vermelho:

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou nesta segunda-feira (11) que o "chavismo" conquistou mais de 300 das 335 cadeiras nas câmaras municipais do país, incluindo Maracaibo, Barquisimeto, Valência, Maturim, Barcelona, Puerto La Cruz e Cidade Bolívar, nas eleições deste domingo (10). Mais de nove milhões de eleitores participaram da votação, participação histórica do povo, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE)

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou 22 das 23 capitais. A projeção é que com o resultado final vença em mais de 90 por cento das prefeituras do país. Dos já contabilizados, 9.139.564 pessoas (47,32% dos eleitores) votaram nas autárquicas, afirmou a responsável do CNE, Sandra Oblitas.

Ombudsman da Folha e a central de Fake News

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Com um atraso de mais de 10 anos, a Folha publica, através de sua ombudsman, sua primeira (e tímida) denúncia contra cobertura chapa-branca e acrítica de operações espetaculosas da Polícia Federal e seus desdobramentos judiciais.

Possivelmente, a jornalista leu alguma coisa do Cafezinho e descobriu que a grande imprensa brasileira se tornou uma central de Fake News.

As mentiras da Justiça são retroalimentadas pelas mentiras da mídia, num círculo vicioso e fascista que somente a razão neoliberal (absolutista e fanática) pode explicar.