terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Manifesto: "Eleição sem Lula é fraude"

Da revista Fórum:

Um grupo de personalidades lançou, nesta terça-feira (19), um manifesto em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que denuncia a perseguição política ao primeiro colocado em todas as pesquisas de opinião para a eleição presidencial de 2018.

“A tentativa de marcar em tempo recorde para o dia 24 de janeiro a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade. Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país”, diz o manifesto.

Eles destruíram o futebol brasileiro

Recibos de Lula encurralam Moro e MPF

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Decisão do Ministério Público Federal recém-divulgada confirma a embrulhada em que o mesmo MPF e o juiz Sergio Moro se meteram no âmbito do processo em que o ex-presidente Lula é acusado de ter recebido um apartamento em troca de usar sua influência junto ao governo Dilma para favorecer a Odebrecht.

Conforme noticiou este Blog, o Ministério Público Federal desistiu, nesta segunda-feira (18/12/17), da perícia técnica nos mais de 30 recibos de aluguéis apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim desta manhã, o documento sobre a desistência foi protocolado na Justiça Federal.



Um ano de Crivella na prefeitura do RJ

Por Theófilo Rodrigues, no blog Cafezinho:

Em outubro de 2016, a cosmopolita cidade do Rio de Janeiro elegeu como prefeito o bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella. A vitória foi surpreendente na medida em que venceu, com pouco tempo de televisão e poucas alianças, a poderosa máquina da bem avaliada gestão de Eduardo Paes do PMDB.

Em poucos dias o ex-senador Crivella completará seu primeiro ano de gestão em um cargo executivo. Mas o que se pode dizer do seu legado construído até agora?

Trump retoma ataque à internet livre

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A ideia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de usar seu poder político para colocar fim à neutralidade da rede não é tão fácil de ser seguida no Brasil e nem mesmo na terra do próprio Trump, já que a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) precisa passar pelo Congresso norte-americano.

O problema é que a mudança na posição da comissão estadunidense é uma sinalização evidente de que as poderosas corporações mundiais do setor de telecomunicações estão voltando à carga para transformar a rede mundial num serviço pelo qual possam cobrar como quiserem pelo acesso à internet. “Eles fizeram isso nos Estados Unidos exatamente para reativar a batalha no mundo inteiro”, diz o professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Temer põe em risco até a merenda escolar

Por Paula Quental, no site Brasil Debate:

A política de cortes do governo de Michel Temer, expressa na Emenda Constitucional 95, a “emenda do teto”, que congela o orçamento público por 20 anos, tem entre os seus alvos os programas voltados para a agricultura familiar, setor responsável por colocar comida na mesa do brasileiro. Segundo o agrônomo Luciano Mansor de Mattos, pesquisador da Embrapa e autor de um estudo sobre as consequências da austeridade no campo, o enfraquecimento e a extinção dessas políticas levarão ao aumento da violência, à volta do êxodo rural, ao empobrecimento no meio rural, além de reduzirem a produção de alimentos, comprometendo a segurança alimentar e nutricional brasileira.

Xadrez dos limites aos abusos da Lava Jato

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

No dia 14 de novembro passado publicamos a verdadeira história da delação premiada de Glaucos Costamarques, a pessoa que, a pedido de José Bumlai, amigo de Lula, adquiriu o apartamento vizinho a Lula e o alugou ao ex-presidente.

Havia movimentação suspeita em sua conta. Os ideia-fixa da Lava Jato imediatamente formularam sua Teoria do Fato Único: só podia ser dinheiro do Lula para simular a compra do apartamento.

Descobriu-se que era movimentação do filho de Costamarques, diretor de relações institucionais da Camargo Correia - ou seja, o homem das propinas. Em vez de investigar o dinheiro do filho, para identificar autoridades subornadas, a Lava Jato preferiu chantagear Costamarques para que mudasse seu depoimento inicial - no qual garantia que havia comprado, de fato, o apartamento.

Um 'abacaxi' no STF chamado Gilmar Mendes

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

O Supremo Tribunal Federal (STF) deixa para trás um “abacaxi” ao sair de férias coletivas de 45 dias nesta quarta-feira 20. Chama-se Gilmar Mendes. O juiz de indisfarçáveis paixões tucanas e temeristas é detestado pela população. Coleciona brigas com colegas. É alvo de pedidos de impeachment - o último deles acaba de produzir um mandado de segurança no STF.

Além disso, vê sendo investigada a estatização de sua faculdade na sua Diamantino (MT), um negócio suspeito descrito por CartaCapital na reportagem “O juiz empresário”, em novembro de 2016.

Lula: hora exige mais que palavras de ordem

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Em janeiro passado, o ex-presidente Lula reclamou do excesso de palavras de ordem e da falta de reações concretas diante do avanço do golpe. “Nós ficamos gritando 'Fora Temer' e o Temer está lá dentro. Gritamos 'não vai ter golpe' e teve golpe. Estamos gritando contra as reformas e elas estão sendo aprovadas”. Logo depois dona Marisa Letícia morreu, ele fez o luto e pegou a estrada, colocando sua candidatura na rua. O programa do golpe fracassou em todas as frentes, inclusive no projeto de unificação de suas forças partidárias em torno de um candidato que daria prosseguimento à sua agenda de entreguismo e retrocessos. Lula consolidou-se na dianteira e o golpismo recrudesceu.

Mais um golpe contra os servidores públicos

Do site Vermelho:

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, definiu o governo de Michel Temer como “nefasto” para os trabalhadores do Brasil. De acordo com o dirigente, o veto integral de Temer ao Projeto de Lei 3831/2015, que trata da negociação coletiva do trabalhador do setor público, “veta integralmente um sonho vivido há 40 anos por milhões de trabalhadores”. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (18).

Moro, TRF4 e os salários muito acima do teto

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

O autor do levantamento que mostrou mês a mês os vencimentos do juiz Sergio Moro (sempre acima do teto constitucional) voltou a pesquisar no site do Tribunal Regional Federal da 4a. Região e constatou que os desembargadores que julgarão o recurso de Lula, bem como o presidente da corte, também recebem muito acima dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Fabiano Kenji Nohama, que é doutor em computação quântica e professor da Universidade Federal do Tocantins, pesquisou os contracheques dos desembargadores de janeiro de 2015 a agosto de 2017 - informações que, por força de lei, são públicas.

Folha e a propina 'sem dono' do tucanato

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O que todo mundo sabe há muito tempo virou manchete de hoje na Folha.

Dois cartéis, no Rodoanel, no Metrô e em avenidas e estradas de São Paulo dividiram contratos milionários nas obras públicas paulistas, conforme documentos entregues pela Odebrecht.

O esquema, de acordo com o material da empreiteira, operou de 2004 até 2015 em obras que custaram cerca de R$ 10 bilhões aos cofres públicos. Neste período, o Estado de São Paulo foi governado pelos tucanos Geraldo Alckmin (2004-06), José Serra (2007-2010) e Alberto Goldman (2010), além de Claudio Lembo, do PFL (2006).