segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Lula é vítima do "ativismo judicial"

Por Cristiane Sampaio, no jornal Brasil de Fato:

Um dos atores mais atentos às questões que circundam o ex-presidente Lula, o jurista Eugênio Aragão acompanha com indignação o "ativismo judicial" que considera ser um dos algozes do petista. Para ele, o contexto adverso faz do julgamento do próximo dia 24 apenas "uma pedra no caminho", e não o fim da jornada, utilizando como referência o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Integrante do Ministério Público Federal de 1987 a 2017 e ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, Aragão considera que a data será importante para marcar não só a defesa do ex-presidente, mas também da democracia e do futuro do país. O Brasil de Fato conversou com exclusividade com o ex-ministro. Confira a entrevista.


PT tem que fechar a CBF e a Globo

Bolsonaro e Huck são irmãos siameses

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Jair Bolsonaro e Luciano Huck têm muito mais semelhanças do que diferenças.

Semelhança #1: Os dois adotam o discurso da negação da política partidária, mas, na prática, sempre estiveram ligados à política tradicional.

Bolsonaro troca de partido como trocava de coturno quando era militar - um mau militar, nas palavras do general Ernesto Geisel.

O partido a que se filiou para disputar a presidência é o minúsculo PSL, uma agremiação que tem servido de língua de aluguel em diferentes pleitos Brasil afora.

O pós-jornalismo e a pós-justiça do TRF4

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

A estratégia de alguns jornalões, como a Folha, para posar de “imparciais”, é mais um dos casos a serem estudados com muita atenção pelas historiadoras do futuro.

Eles desenvolveram um talento muito especial para encobrir as verdadeiras questões.

Por exemplo, a Folha de hoje noticia que o julgamento de Lula no TRF4 furou a fila de várias outras ações do tribunal.

Desde que o julgamento foi marcado para o dia 24 de janeiro, lemos notícias semelhantes na grande imprensa. Afinal, tem alguns tipos de manipulação que são mais eficientes se você divulgar a notícia – e distorcê-la de outra forma.

PF mira nas fake-news; e o suborno da Globo?

Justiça suspende posse de Cristiane Brasil

Do site Vermelho:

O juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói (RJ) suspendeu nesta segunda-feira (8) a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) como ministra do Trabalho, em cerimônia que está marcada para esta terça-feira (9).

O magistrado concedeu a liminar em razão de uma ação popular movida após a divulgação das denúncias contra a futura ministra condenada a pagar R$ 60 mil em dívidas trabalhistas por ex-motoristas que não tiveram suas carteiras de trabalho assinadas.

Dias Grey quer Lula na cadeia

Por Tarso Genro, no site Sul-21:

Na época em que fui crítico literário do Correio do Povo, nas décadas de 60 e parte dos anos 70 – sob o manto protetor da amizade de P.F. Gastal – escrevi muito sobre a nova literatura latino-americana, que surgira com força lá pelos anos 30 e se projetara, majestosa – naquela época – através dos incontornáveis Gabriel Garcia Marques, Augusto Roa Bastos, José Maria Arguedas, Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes, Guilherme Cabrera Infante, Alejo Carpentier, Manoel Scorza e outros grandiosos, que agora a memória sufoca. A literatura e o direito sempre foram a minha fascinação. Sempre que posso busco unir estes dois “tormentos do espírito” com a dureza da vida real.

Finanças: os multimilionários e as vítimas

Por Roberto Sávio, no site Carta Maior:

Entre as muitas atividades do mui rentável negócio da Bloomberg existe o prático Bloomberg Billionaires Index , um índice de bilionários que acaba de publicar suas conclusões anuais. Só inclui as 500 pessoas mais ricas, anunciando orgulhosamente que estas aumentaram sua fortuna em 1 bilhão de dólares em somente um ano.

O aumento foi de 27%, chegando a um cômodo patrimônio de 5 trilhões de dólares. Para colocar isso em perspectiva, o orçamento dos Estados Unidos agora é de 3,7 trilhões. Obviamente, isso significou uma redução equivalente para o resto da população, que perdeu esses trilhões de dólares. O que não se sabe muito é qual o montante da circulação de dinheiro se mantém igual. Não se imprime dinheiro novo para satisfazer as necessidades dos 500 multimilionários mais ricos...

Huck segue o roteiro da traição de FHC

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Então, vamos achar que tudo é mera coincidência.

No primeiro dia do ano, “vaza” o encontro de Luciano Huck com Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, pedindo que seu nome não seja retirado das pesquisas eleitorais.

No dia seguinte, Fernando Henrique dá entrevista ao Estadão ensaiando a rasteira em Geraldo Alckmin: “se houver alguém com mais capacidade de juntar [o dito ‘centro” político], que prove essa capacidade e que tenha princípios próximos aos nossos, temos que apoiar essa pessoa.”

Retomada da economia virou meta impossível

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

Por não ser espontânea, a recessão ocorre no capitalismo por decisão planejada de política econômica dos governos. Após a grande depressão de 1929, por exemplo, a economia brasileira registrou entre 1933 e 1980, apenas dois anos (1940 e 1942) de decréscimo do Produto Interno Bruto (PIB), sem poder ser considerados recessivos.

Em resumo, o período de 48 anos (1932-1980) registrou trajetória econômica marcada por 46 anos (96% do período) de expansão do PIB e somente 2 anos (4%) de regressão. Assim, nota-se que a cada 23 anos de evolução positiva do PIB, havia, em média, um ano de queda no nível de atividade da economia brasileira.

TRF4 usa critério político contra Lula

Foto: Comunicação #ComLulaEmPoa
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta segunda feira afirma que o revisor do processo de Lula na 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região passou o caso do ex-presidente na frente de 7 casos também pertinentes à Lava Jato e que deveriam ter sido julgados antes.

Ao marcar a data do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o próximo dia 24, o TRF-4 deixou pendentes sete ações da Lava Jato cujos recursos chegaram à corte antes. Há, ainda, outras duas que subiram à segunda instância depois do caso contra o ex-presidente –inclusive a que envolve o ex-ministro Antônio Palocci– e aguardam decisão.

FHC apunhala Alckmin, o “unificador”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

No início de dezembro, quando o governador Geraldo Alckmin foi “eleito” presidente nacional do PSDB na “convulsão” da sigla em Brasília, a mídia venal soltou rojões. Os jornais obraram editoriais para afirmar que agora sim o tucanato marcharia “unido” rumo à disputa eleitoral de 2018. Bastaram alguns dias, porém, para mostrar que aquilo era pura encenação ou desejo fugaz. A entrevista concedida por FHC ao jornal Estadão na terça-feira passada (2) foi o suficiente para implodir a badalada “unidade”. O grão-tucano disse apenas o óbvio: o “picolé de chuchu” não empolga o eleitor e nem unifica o tal “centro” – o nome fictício da direita nativa. O reboliço foi tão grande no ninho que FHC até escreveu uma nota, “do exterior”, em apoio a Geraldo Alckmin. Ninguém acreditou!

Luciano Huck será o candidato da Globo?

Por Altamiro Borges

A famiglia Marinho, que elege e derruba presidentes no Brasil, parece que ainda não se decidiu sobre quem é o candidato ideal para disputar as eleições presidenciais deste ano. A exemplo do grão-tucano FHC, ela não bota muita fé em Geraldo Alckmin, o “picolé de chuchu” que não decola nas pesquisas. Em editorial no jornal O Globo, ela também já descartou o rentista Henrique Meirelles, alertando que a sua candidatura coloca em risco a contrarreforma da Previdência. Temendo a polarização entre Lula e Bolsonaro, o império global segue lançando balões de ensaio para ver qual vinga. Neste final de semana, no Domingão do Faustão, a famiglia Marinho voltou a aventar a hipótese de entrar no jogo sem intermediários. O serviçal Luciano Huck seria o candidato oficial da Globo.